Dungeon Drafters capa

Review Dungeon Drafters (Switch) – Uma mistura de tudo, e Roguelite

Embarcando em uma jornada de estratégia e sobrevivência, Dungeon Drafters é um título que mescla elementos de RPG tático, roguelite e construção de baralhos. Criado pela Manalith Studios e distribuído pela DANGEN Entertainment, o game se notabiliza por sua arte vibrante e mecânicas de combate criativas com sistemas de melhorias do seu personagem e montagem de baralhos.

Desenvolvimento: Manalith Studios
Distribuição: Zoo Corporation
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG, Estratégia, Tático, Puzzle
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, Switch, Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5
Duração: 22 horas (campanha)

Selecione seu herói

Batalhas são rápidas e simples de entender
Atividades secundárias são divertidas

O ponto de partida é a seleção de um herói dentre seis disponíveis, cada um com um conjunto inicial de cartas que reflete uma abordagem distinta. Após ser vítima de um desastre marítimo, o personagem principal se vê numa ilha misteriosa, onde vai explorar masmorras elementares em busca de cartas poderosas para deter uma ameaça ancestral que deseja conquistar o mundo.

A dinâmica de Dungeon Drafters permite você moldar seu estilo de jogabilidade, graças a um vasto arsenal de cartas que favorecem uma jogabilidade estratégica e pensada, com diversos efeitos nas partidas. A aventura se desenrola em masmorras desafiadoras, confrontos com chefes imponentes e a constante decisão entre arriscar por recompensas maiores ou preservar os recursos conquistados. A movimentação e gráficos nos lembram bastante Cadence of Hyrule, além de que o mapa parece um tabuleiro.

O combate com cartas em um confronto tático

Construção de decks me lembra Yu-Gi-Oh! de GBA
Construção de decks me lembra Yu-Gi-Oh! de GBA

Os duelos acontecem em arenas compactas, nas quais cada ação ou ataque consome pontos de ação limitados. É essencial utilizar suas cartas com inteligência para aproveitar ao máximo suas três ações por rodada. Pontos de ação podem até mesmo ser expandidos, contanto que você use a carta respectiva para tal efeito ocorrer.

Também é necessário equipar runas respectivas para poder adicionar cartas que exigem aquele elemento e a quantidade dele, sendo algo que limita você construir algo super poderoso logo no início. Portanto, a evolução precisa ser perseguida.

Hub tem vários locais para visitarmos
Hub tem vários locais para visitarmos

As áreas de alcance dos adversários são claramente indicadas, o que ajuda mais ainda na estratégia na hora de ficar longe de seus ataques. Isso adiciona uma camada extra de planejamento ao mesmo tempo que entrega um pouco do que o time inimigo vai fazer na próxima rodada.

Algumas salas também oferecem pequenos puzzles para serem resolvidos e baús a serem abertos, o que te dá a chance de encontrar coisas para recuperar sua barra de HP e continuar seguindo. Porém, se ela chegar à zero, você volta ao HUB do game e perde quase tudo.

Problemas menores

Atividades secundárias são divertidas
Atividades secundárias são divertidas

Embora o jogo ofereça uma ampla liberdade de personalização de personagens e baralhos, o ele inevitavelmente te conduz a uma estratégia predeterminada de sempre sair das dungeons para não perder o que coletou, já que a estrutura delas geradas proceduralmente suas chances de vitórias bastante aleatórias. Nesse sentido, prefiro algo mais linear, com fases predefinidas para que o jogo dure até mesmo menos tempo, mas que tenha uma experiência mais projetada por mãos humanas.

Fora isso, as mecânicas secundárias são meio que lotadas de informações e acabam sendo desinteressantes e nada intuitivas, já que exigem um pouco de leitura para compreendê-las. Isso torna algo menos bacana de se digerir. O HUB também, local onde você volta ao morrer, é muito grande, o que exige movimentação demais pra voltar à ação. Por fim, algumas atividades menores, como a pescaria, são até divertidas e aumentam o tempo de game consideravelmente enquanto te recompensa, mas isso é outra história.

Uma experiência de qualidade com informações demais

Em conclusão, Dungeon Drafters apresenta uma proposta convincente e inovadora de integração de gêneros com seu sistema de jogo adaptável e mecânicas de combate únicas e não-vistas por aí. Contudo, a quantidade de informação, quests e mecânicas secundárias para serem digeridas acabam não sendo tão interessantes e servem apenas para dar preguiça ao mais investido gamer.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Dungeon Drafters

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Combate competente e divertido
  • Montar seu baralho é bem fácil
  • Lutas com chefes são desafiadoras
  • Atividades secundárias são interessantes
  • O HUB evolui junto com seu progresso

Contras

  • Roguelite estraga um pouco a diversão
  • Mecânicas secundárias menos interessantes
  • Muita leitura pra entender certas coisas
  • HUB muito grande com muitos NPCs inúteis