Embarcando em uma jornada de estratégia e sobrevivência, Dungeon Drafters é um título que mescla elementos de RPG tático, roguelite e construção de baralhos. Criado pela Manalith Studios e distribuído pela DANGEN Entertainment, o game se notabiliza por sua arte vibrante e mecânicas de combate criativas com sistemas de melhorias do seu personagem e montagem de baralhos.
Selecione seu herói
O ponto de partida é a seleção de um herói dentre seis disponíveis, cada um com um conjunto inicial de cartas que reflete uma abordagem distinta. Após ser vítima de um desastre marítimo, o personagem principal se vê numa ilha misteriosa, onde vai explorar masmorras elementares em busca de cartas poderosas para deter uma ameaça ancestral que deseja conquistar o mundo.
A dinâmica de Dungeon Drafters permite você moldar seu estilo de jogabilidade, graças a um vasto arsenal de cartas que favorecem uma jogabilidade estratégica e pensada, com diversos efeitos nas partidas. A aventura se desenrola em masmorras desafiadoras, confrontos com chefes imponentes e a constante decisão entre arriscar por recompensas maiores ou preservar os recursos conquistados. A movimentação e gráficos nos lembram bastante Cadence of Hyrule, além de que o mapa parece um tabuleiro.
O combate com cartas em um confronto tático
Os duelos acontecem em arenas compactas, nas quais cada ação ou ataque consome pontos de ação limitados. É essencial utilizar suas cartas com inteligência para aproveitar ao máximo suas três ações por rodada. Pontos de ação podem até mesmo ser expandidos, contanto que você use a carta respectiva para tal efeito ocorrer.
Também é necessário equipar runas respectivas para poder adicionar cartas que exigem aquele elemento e a quantidade dele, sendo algo que limita você construir algo super poderoso logo no início. Portanto, a evolução precisa ser perseguida.
As áreas de alcance dos adversários são claramente indicadas, o que ajuda mais ainda na estratégia na hora de ficar longe de seus ataques. Isso adiciona uma camada extra de planejamento ao mesmo tempo que entrega um pouco do que o time inimigo vai fazer na próxima rodada.
Algumas salas também oferecem pequenos puzzles para serem resolvidos e baús a serem abertos, o que te dá a chance de encontrar coisas para recuperar sua barra de HP e continuar seguindo. Porém, se ela chegar à zero, você volta ao HUB do game e perde quase tudo.
Problemas menores
Embora o jogo ofereça uma ampla liberdade de personalização de personagens e baralhos, o ele inevitavelmente te conduz a uma estratégia predeterminada de sempre sair das dungeons para não perder o que coletou, já que a estrutura delas geradas proceduralmente suas chances de vitórias bastante aleatórias. Nesse sentido, prefiro algo mais linear, com fases predefinidas para que o jogo dure até mesmo menos tempo, mas que tenha uma experiência mais projetada por mãos humanas.
Fora isso, as mecânicas secundárias são meio que lotadas de informações e acabam sendo desinteressantes e nada intuitivas, já que exigem um pouco de leitura para compreendê-las. Isso torna algo menos bacana de se digerir. O HUB também, local onde você volta ao morrer, é muito grande, o que exige movimentação demais pra voltar à ação. Por fim, algumas atividades menores, como a pescaria, são até divertidas e aumentam o tempo de game consideravelmente enquanto te recompensa, mas isso é outra história.
Uma experiência de qualidade com informações demais
Em conclusão, Dungeon Drafters apresenta uma proposta convincente e inovadora de integração de gêneros com seu sistema de jogo adaptável e mecânicas de combate únicas e não-vistas por aí. Contudo, a quantidade de informação, quests e mecânicas secundárias para serem digeridas acabam não sendo tão interessantes e servem apenas para dar preguiça ao mais investido gamer.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Dungeon Drafters
Prós
- Combate competente e divertido
- Montar seu baralho é bem fácil
- Lutas com chefes são desafiadoras
- Atividades secundárias são interessantes
- O HUB evolui junto com seu progresso
Contras
- Roguelite estraga um pouco a diversão
- Mecânicas secundárias menos interessantes
- Muita leitura pra entender certas coisas
- HUB muito grande com muitos NPCs inúteis