Dia após dia somos bombardeados com notícias que escancaram a crise ambiental que vivemos em nosso planeta. Desmatamentos, deslizamentos de terra, enchentes e poluição são alguns dos problemas causados pela modificação do espaço natural e da excessiva exploração de recursos naturais. E é esta premissa que o estúdio espanhol Herobeat resolveu explorar em Endling: Extinction is Forever. Nos colocando na pele da última raposa viva, os desenvolvedores trazem uma mensagem de conscientização e buscam alertar sobre o quão nocivo o ser humano é para o meio ambiente.
Desenvolvimento: Herobeat Studios
Distribuição: HANDY GAMES GMBH
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura
Classificação indicativa: 10 Anos
Português: Legendas e Interface
Plataformas: PC, PS4, Switch, Xbox One
Duração: 3.5 horas (campanha)/4 horas (100%)
Sobreviva!
O enredo de Endling: Extinction is Forever é relativamente simples. Assumindo o papel de uma raposa, devemos sobreviver ao avanço humano ao mesmo tempo que cuidamos de nossos 4 filhotes. Mas não há nada ruim que não possa piorar, e em meio a um pequeno descuido da mamãe raposa, um caçador acaba levando um dos filhotes e é nosso dever, como mãe, trazê-lo de volta. O desenvolvimento da narrativa é feito por eventos pré-determinados espalhados pelo mapa.
No início temos à disposição apenas um pequeno trecho da floresta, e nosso objetivo, além de procurar pelo filhote sequestrado, é alimentar os restantes. Para isso, podemos caçar pequenos animais, roubar comida e vasculhar o lixo. Como controlamos uma raposa, nossas investidas serão feitas durante a noite e, ao nascer do sol, devemos voltar para a toca, evitando contato com seres humanos e predadores que podem pôr em risco a vida da família de raposas. O desenvolvimento da narrativa é feito por eventos pré-determinados espalhados pelo mapa. Ao completá-los, novos eventos surgirão, e trilhas que antes não podiam ser acessadas, se tornarão acessíveis.
Os desenvolvedores souberam dar peso a cada acontecimento que presenciamos em nossa jornada. Situações de perseguição se tornam desesperadoras, pois além de nos preocuparmos com a integridade da raposa, devemos também garantir que todos os filhotes retornem à toca sãos e salvos após o fim de cada noite. Os filhotes não sabem se defender, e em momentos de tensão tendem a ficar parados, se tornando alvos fáceis. Fique sempre alerta, ou a sobrevivência de sua futura geração estará em risco.
A interferência humana no meio ambiente
Um estudo realizado em 2019 revelou que a quantidade de mortes anuais atreladas à poluição é maior do que o número de vítimas fatais causadas pelo tabagismo. Os pesquisadores levaram em consideração dados de 2015, o último ano com números globais revelados. No ano em questão, a poluição causou 8,8 milhões de óbitos, enquanto isso, a Organização Mundial de Saúde estima que o cigarro mata cerca de 7 milhões de pessoas por ano. Você pode estar se perguntando do porquê eu trouxe esta informação. Bem, o que posso dizer é que a poluição tem um grande impacto em momentos chave do game.
Assim como comentei na introdução, o objetivo dos desenvolvedores era passar uma mensagem para todos que jogarem este título. Javier Ramello, cofundador da Herobeat Studios declarou:
“Estamos cientes de que muitos jogadores jogarão Endling apenas por diversão, e isso é absolutamente normal. No final do dia, é um produto de entretenimento. Eu me sentiria bem-sucedido se pelo menos alguns deles tivessem um momento de introspecção depois de terminar o jogo e pensassem ‘se há algo que podemos fazer para evitar que esse futuro distópico se torne real”.
Muito mais do que um produto de entretenimento
Fui um dos jogadores que inicialmente apenas buscava algo para distrair a mente durante minha jogatina. Mas fui pego de surpresa com os assuntos abordados pelo estúdio e a maneira que tudo se desenrolou ao longo da campanha. Antes mesmo de finalizar o game, eu já sentia uma enorme angústia ao presenciar as alterações que via na floresta, como diversas árvores derrubadas, rios poluídos e o lixo espalhado por todo canto, que me fizeram refletir sobre o rumo que nossa sociedade está tomando.
É nítido que as cenas presenciadas em Endling não se tratam apenas de ficção, e, em breve, mais um ecossistema será destruído pela ação humana. Na minha opinião, os desenvolvedores retrataram nosso passado, presente e futuro, que infelizmente não parece mutável.
Cópia de Xbox One cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong