review-fall-guys-ps4-capa

Review Fall Guys (PS4) – Inclusão, Simplicidade e Diversão

Jogos independentes costumam passar despercebidos por causa dos excessos de lançamentos, mas alguns conseguem ir do anonimato ao sucesso. Recentemente um título conseguiu 1,5 milhões de jogadores simultâneos no dia do seu lançamento e na primeira semana teve mais de 2 milhões de cópias vendidas só na Steam. Estou falando de Fall Guys, o jogo mais divertido do ano. 

Desenvolvimento: Mediatonic
Distribuição: Devolver Digital
Jogadores: 2-60 (online)
Gênero: Ação, Casual
Classificação Indicativa: Livre
Português: Interface e Legendas
Plataformas: PS4 e PC
Duração: Sem registros

A parte mais complicada do nível Hit Parade

Um novo ânimo nos multiplayers

Sempre gostei de jogar online e me divertir com amigos. Jogava bastante COD, Battlefield ou qualquer FPS, mas isso foi mudando com o passar dos anos porque percebi que o ambiente online costuma ser recheado de xingamentos, ameaças ou qualquer forma de toxicidade – principalmente na parte competitiva. 

Fui notando que as formas de interações com a maioria dos jogos é quase sempre a mesma: matar, atirar, dominar, isso foi me desanimando, pois mostrava uma falta de criatividade da indústria. Mas Fall Guys conseguiu trazer um novo ânimo e ser totalmente diferente por causa de suas inspirações de programas de TV como Takeshi’s Castle ou Olimpíadas do Faustão.

Programas estes onde eram realizados diversas provas que buscavam o melhor do participante, mas nunca muito difícil, pois o principal intuito deles era a diversão – e conseguiam ser divertidos. Parecia mais uma grande gincana e Fall Guys buscou trazer isso para os jogos online, ao mesmo tempo que adiciona um gênero muito popular recentemente, o Battle Royale. 

O caminho dessa fase é sempre aleatório

Simplicidade e Inclusão

Battle Royale ainda é sobre ter somente 1 vencedor entre os vários participantes, e esta é a essência desde o livro de Koushun Takami com o mesmo título. Mas Fall Guys consegue ser um jogo muito divertido, simples, inclusivo e não se assemelhar aos outros jogos do gênero. Talvez esse seja um dos principais motivos de seu sucesso, mas vou explicar como funciona para que você entenda o meu ponto.

A partida é dividida em várias fases e cada uma tem um objetivo específico, sendo classificadas como: Sobrevivência, Corrida, Time (essas eu geralmente não gosto) e Finais. A jogabilidade é muito simples, você tem 4 comandos: pular, agarrar, mergulhar e andar. No começo da partida temos no máximo 60 participantes e, ao passar das provas, jogadores vão sendo eliminados. Normalmente passamos por 4 a 6 fases para sair um campeão. 

Ganhar é sempre bom né?

Essa simplicidade na movimentação consegue trazer muita gente que nunca teria interesse em videogames para Fall Guys. É só fazer a comparação com a média de 14 botões que outros jogos necessitam para ver como não são acessíveis. É comum esquecer a dificuldade de jogar usando um controle quando já se está no meio há bastante tempo, e por isso esses títulos mais simples são importantes para a inclusão de novas pessoas.

O gênero, que antes era primariamente sobre atirar, matar e muito complexo de se dominar, hoje existe em um jogo que pode muito bem ser classificado como Plataforma ou Party Game, mas também é verdadeiramente um Battle Royale. 

Uma das piores fases, mas ainda sim é muito divertido

Diversão como objetivo

Fazia tempo que não me divertia com videogames como nessas últimas 2 semanas depois do lançamento de Fall Guys. Ele consegue trazer a diversão desde os trailers e ao assistir pessoas jogando, mas sozinho ou com amigos tem sido uma excelente experiência. Esse é objetivo do jogo, trazer a sensação de brincadeira para uma competição, e isso o torna muito mais leve.

Mesmo quando perco não fico me sentindo mal, o que é raro pra jogos, pois esse clima de descontração tira uma obrigatoriedade de vencer e deixa claro o propósito de Fall Guys como entretenimento. Mas é claro que vencer é sempre bom, ainda mais em uma fase mais complicada como Passo em Falso.

Passo em Falso é a fase mais complicada e uma das melhores

As minhas fases favoritas são da categoria Sobrevivência e Finais, pois só dependem basicamente de mim e de não ter alguém vestido de pombo pra atrapalhar – é sério, sempre terá alguém de pombo atrapalhando você. Tem algumas fases de Times que são muito boas, como a Futebol Atrapalhado, que é muito emocionante e é melhor que FIFA e PES junto.

Mas não são todas as fases de times que conseguem ser boas, porque as chances do seu time estar mal balanceado é sempre grande, principalmente no lançamento onde quase ninguém sabia como jogar – hoje isso está muito melhor. Ou o caso de o Time Amarelo sempre vencer, exceto quando você está nele – é óbvio.

Mas brincadeiras à parte, existe um nível que no PS4 é bem mais complicado de jogar, o jogo da cauda. Seja nas fases em grupo ou sozinho, esta é uma fase que precisa ser melhorada, assim como outros problemas técnicos que atrapalham o jogo. 

Erros frequentes no Playstation 4

Problemas Técnicos

O maior problema de Fall Guys é a instabilidade no servidor e é algo que todo jogo online pode sofrer, ainda mais os independentes. É compreensível que os desenvolvedores não esperassem todo esse sucesso e tenham que melhorar os servidores, mas há um tipo de prova que sofre mais dessa instabilidade, e são os níveis que precisam da cauda como condição de vitória.

Nessas provas você precisa ter uma cauda e permanecer com ela até acabar o tempo, e pra pegar é necessário chegar perto da pessoa e apertar o R2, mas tem muito lag e você a perde a quase 1 metro de distância. Não tem como culpar minha conexão ou wifi, tenho uma boa internet e sempre jogo conectado no cabo – e é perto do modem – o problema são os servidores.

Na primeira semana esta fase estava injogável, mas agora já está bem melhor e perder nela não parece tão “roubado”. Ainda existe muita instabilidade nos servidores e eles caem com alguma frequência, mas com o passar dos dias tudo tem melhorado, pois pode ser desanimador estar jogando bem e ser desconectado por falha na infraestrutura.

Eu quase sempre sou esse pombo nas fases da gangorra

Uma agradável e divertida surpresa 

Fall Guys é um jogo extremamente divertido, inclusivo e consegue fugir da norma da indústria por não ser um jogo violento. É uma ideia que parece óbvia para nós brasileiros, pois esses estilos de provas passavam direto nas Olimpíadas do Faustão, mas que só foi executada agora e felizmente deu excelentes resultados para a Devolver e os próprios desenvolvedores.

Acredito que eles estão trabalhando para corrigir os problemas e adicionar novas fases. Podem até acabar lançando para o Xbox One e Switch por causa do sucesso, mas vamos aguardar. Até o momento este é o melhor título multiplayer do ano – e o mais divertido.

Esta review foi feita com uma cópia de PS4 adquirida pelo autor
Revisão: Jason Ming Hong

Fall Guys

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Níveis variados
  • Muito Divertido
  • Facilidade de inclusão de novos jogadores
  • Customização dos Personagens

Contras

  • Alguns problemas com os servidores
  • Pombos
  • Time amarelo