Em 1986, um meteoro atingiu a terra e, com ele, vieram alienígenas que destruíram nosso planeta. Um grupo de resistência luta para sobreviver e salvar o que resta dele. Essa é a premissa básica de From Space, jogo lançado pela Triangle Studios, uma pequena produtora que traz ideias divertidas, em uma embalagem simples.
Desenvolvimento: Triangle Studios
Distribuição: Curve Games
Jogadores: 1-4 (online)
Gênero: Ação
Classificação: 12 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: Switch, PC
Duração: 10,5 horas (100%)
Level design muito bem escolhido
No game, podemos escolher quais personagens iremos jogar, como se fossem avatares. Porém, eles estão divididos por habilidades como defesa, ataque e suporte, sendo personagens nos quais você pode mudar a qualquer momento do jogo. A gameplay usa uma câmera aérea e nosso personagem tem uma movimentação livre para todos as direções. O estilo gráfico adotado é um 3D cartunesco, com uma escolha de cores de encher os olhos de qualquer um.
É bastante divertido atirar nos alienígenas rosas que aparecem aos montes, mas você precisa ser estrategista para lidar com eles. Uns são derrotados facilmente, mas outros pulam rápido em você, sendo mais resistentes e fatais. Sempre será necessário utilizar uma arma mais potente para não acabar morrendo com apenas dois ataques – sem contar os chefes, que vão desafiar sua agilidade.
Do espaço
A princípio, o game acerta em muitas coisas. Ele se preocupa em explicar como funciona toda a jogabilidade e, pensando nisso, a gameplay começa dentro de uma base militar na qual você tem que passar por um breve treinamento para aprender a atirar e mirar, jogar granadas, dar golpes com uma faca e montar arame farpado. E quando você sai desse treinamento, vai diretamente para o combate contra os aliens.
Quando o jogo começa pra valer, pegar o jeito de usar os analógicos de forma mais precisa pode demorar, devido o lado esquerdo fazer você se movimentar no cenário e o direito controlar a direção da sua arma. Estamos acostumados a jogar games de tiro assim, mas a perspectiva da câmera muda bastante essa dinâmica. Uma hora você pode estar afiado em atirar em monstros, mas em outra pode se atrapalhar e desperdiçar munição tentando acertar esses seres.
Sozinho ou acompanhado
Existem algumas missões secundárias em From Space nas quais você pode ajudar pessoas, além de seguir onde o mapa sinaliza para progredir na gameplay, algo que anula a possibilidade de não saber para onde ir. Entretanto, não pense que tudo é extremamente linear se seguir a história principal, já que é preciso buscar cartões ou chaves em um lugar para abrir portas e portões em outra ponta do mapa. Isso torna necessário retornar em muitos lugares, tal qual acontece bastante nos games de survivor horror.
From Space também não te limita a jogar sozinho, pois algum amigo seu pode entrar online a qualquer momento para te ajudar. E isso pode ser feito apenas dando um telefonema em orelhões espalhados pelo cenário. No total, a jogatina pode ser curtida com até 4 amigos em simultâneo, o que ajuda a experiência, uma vez que sozinho você pode sentir uma fadiga em determinado ponto da campanha.
Há coisas que precisam ser melhor pensadas para quem joga em um portátil, já que esta análise foi feita através do Switch Lite. Uma delas é o tamanho das letras, que são pequenas, dificultando a vida de quem tem apenas a opção portátil para jogar. From Space também conta com um mapeamento de controles nada fáceis de serem alterados caso você queira mudar algo na jogabilidade. Seria muito mais assertivo ter outras configurações pré-estabelecidas de comandos do que alterar um botão por vez.
Um ótimo jogo, mas que parece faltar algo
From Space é uma experiência interessante para quem quer uma gameplay frenética, mas o título peca por ser um jogo que de fato não tem um ponto alto em toda sua jornada, mesmo que no decorrer apareça variações diferentes dos alienígenas. Fases mais diferentes melhorariam a experiência, já que tudo soa mais do mesmo depois de algumas horas de jogo.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro