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Review Gears 5 (Xbox One) – Em busca de respostas

Gears 5 é um TPS (jogo de tiro em terceira pessoa) desenvolvido pela The Coalition e publicado pela Xbox Game Studios Gears 5 é uma sequência direta de seu antecessor, mas com uma grande mudança, J.D. Fenix não é mais o protagonista e sim sua amiga Kait Diaz.

Essa mudança de personagens é algo novo na franquia e que pegou os fãs de surpresa, pois todos esperavam a continuação desse novo arco com o filho do grande protagonista da trilogia original e a cara principal de Gears of War, Marcus Fenix. Essa mudança também aconteceu para que história deixe de ser mais sobre o mundo em si para algo mais íntimo e pessoal, já que Kait parte em busca de respostas para o mistério de sua família em vez do tradicional sistema de missões para salvar a humanidade.

Desenvolvimento: The Coalition
Distribuição: Xbox Games Studios
Jogadores: 1-3 (local) e 1-5 (online)
Gênero: Ação e Aventura
Classificação indicativa: 18 anos
Portugês: Dublagem, legendas e interface
Plataforma: Xbox One e PC
Duração: 11 horas (campanha)/ 18 horas (100%)

A nova geração continua firme e forte 

Kait não parece muito feliz...

O game faz parte do novo arco da história que se passa 25 anos após o fim de GoW 3, com a guerra contra o Locust finalizada a humanidade pensou que passava por um momento de paz até que uma nova ameaça surge, o Swarm.

A mudança não foi somente na protagonista, o quinto título numerado da franquia é também o que mais traz novidades tanto em narrativa quanto em gameplay. O esquadrão dessa vez não é uma formação fixa e em cada ato temos certas variações que ajudam a narrativa a se desenrolar e dar mais profundidade as interações entre eles. Falando em atos, dessa vez são 4, e entre eles 2 são em mapas semi mundo aberto e 2 lineares.  

Campanha, Surfando no gelo e areia

Explorando novos mares... de areia

Nesses atos em que exploramos mapas mais abertos utilizamos o Skiff, um veículo somente de transporte e não de combate, para locomoção. Fácil de manusear podemos até estocar duas armas nele dando um pouco mais de estratégia nos encontros. Encontros esses que agora seguem duas características, entre os tradicionais em que progredimos na história de forma mais linear e os opcionais em que encontramos objetivos na ordem que quisermos ao explorar e, assim, podendo liberar novos upgrades para o nosso robozinho aliado, Jack.

Jack agora tem um papel fundamental nas novidades de gameplay em Gears 5, além de continuar sendo o melhor abridor de portas agora ele também ajuda no combate tendo habilidades ativadas desde escudos em frente ao jogador ou até mesmo nos deixando invisíveis. Todas essas melhorias, em seu último nível, podem ser desbloqueadas por completar missões opcionais encontradas no mapa – incentivando assim a exploração. Até mesmo podendo ser um personagem jogável tanto na campanha quanto em alguns modos de multiplayer.

Zap!

Mas nem todas as novidades de gameplay o deixam mais dinâmico. Por mais que o mundo aberto dê uma quebrada no ritmo de ação desenfreada para podermos apenas admirar e explorar o ambiente, ele também passa a sensação de estar mais vazio do que deveria, nenhum evento ou atividade acontece durante a locomoção somente nas áreas determinadas. Por ser uma novidade na franquia é satisfatório, mas não deixa de pensarmos nas possibilidades não aproveitadas com esses grandes mapas e só podemos esperar que sejam melhor aproveitados em um novo título.

Além dos movimentos já apresentados em GoW 4, temos a finalização por trás dos inimigos, possibilitando passar despercebido em alguns momentos e planejar melhor seu ataque. Mas esse recurso de stealth é bem simples e deixa a impressão de que foi pensado para ser utilizado demais em certas partes da história, não atrapalha, mas só deixa evidente que poderia ser mais refinado.

Outra novidade é que na maioria dos encontros quem decide quando a batalha começa é o jogador, diferente dos outros em que, por exemplo, um buraco de emergência aparecia e o combate começava assim dando mais liberdade para o jogador criar estratégias para lidar com os inimigos.

Operação 4 disponivel!

Esses em que estão bem feitos, tanto em diversidade quanto em inteligência. Eles flanqueiam (Buscam cercar e atacar o jogador pelos lados ou por trás) de forma convincente e cumprem seus papéis de classes de formas diferentes e satisfatória. Gears 5 não é um jogo fácil, mas é justo em sua dificuldade.  

Já em seus modos multiplayer, Gears 5 vem com seus modos tradicionais de pvp e pve (jogador versus jogador e jogador versus ambiente respectivamente) além de uma novidade, os modos de arena pvp estão tão bons quanto seu antecessor não trazendo muitas novidades. Seu modo Horda nunca esteve tão divertido, e apresenta 50 ondas de inimigos que testam o trabalho de equipe e as habilidades dos jogadores. A grande novidade é seu novo modo, o Escape, em que 3 jogadores tentam fugir de um ninho Swarm após ativar uma bomba venenosa, apesar de ser uma novidade bem-vinda, esse novo modo não é de nenhuma maneira revolucionário.

A saga de Kait está apenas começando

Gears 5 é sem dúvida um dos melhores títulos da Microsoft nessa geração, e um dos mais bonitos tanto em gráficos, direção artística com seus ambientes maravilhosos e detalhados quanto em seus personagens e suas belíssimas expressões faciais que ajudam bastante o desenrolar dessa nova trama mais intimista. O melhor de tudo é que, por ser um título Xbox Game Studios, ele se encontra no catálogo de Gamepass e não sairá de lá. 

Esta review foi feita com uma cópia de Xbox One adquirida pelo autor

Revisão: Jason Ming

Gears 5

9.5

Nota final

9.5/10

Prós

  • Jogabilidade mais refinada
  • Gráficos maravilhoso
  • Mundo semiaberto
  • Multiplayer robusto
  • Personagens bem trabalhados

Contras

  • Mapas não muito aproveitados