Já quero começar este texto dizendo que sim, Golazo é o melhor jogo de futebol arcade que joguei em toda a vida. É um título redondinho, que tira de letra em sua proposta e esbanja personalidade. Estou exagerando? Quem sabe. Sou um fã de clássicos como International Superstar Soccer, por mais que eu não seja tão fã do esporte em si. Vem comigo ler sobre essa maravilha e marcar um Golazo!
Desenvolvimento: Purple Tree
Distribuição: Klabater
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Arcade, Esporte, Multiplayer
Classificação indicativa: Livre
Português: Legendas e Interface
Plataformas: Switch, PS4, Xbox One e PC
Duração: Sem registros
Bola na rede pra fazer o gol
Golazo é um jogo arcade de futebol, para até 4 pessoas, com uma pegada vintage e desenvolvido pela Purple Tree games, uma empresa Argentina com sede no Canadá. Sua proposta é simples: suprir a necessidade das pessoas que estão cansadas dos mesmos jogos no cenário futebolístico virtual. Num mundo onde PES e Fifa reinam aparentemente sem fim, precisamos recorrer aos jogos indies ou menores caso queiramos experimentar algo fora da caixa. Golazo é bagunça, mas uma bagunça divertida! Não existem apitos chatos, jogadores cansados e faltas parando o jogo, o campo é uma completa arena de batalha por gols acima de tudo.
Antes de começar uma partida, é possível escolher os times e formas básicas de formação dos jogadores em campo, sem aquele monte de complexidades contidas que fazem você ficar vendo seu colega gerenciar por vários minutos o time antes da jogatina. Golazo é um jogo descompromissado com a realidade, permitindo até mesmo powerups que alteram a jogabilidade sem tornar as coisas desonestas, mas apenas divertidas. Fazer um gol também não é uma tarefa complicada, sendo muito tranquila a missão de dominar a bola e levá-la até a grande área para descer o sarrafo.
Há vários incentivos além do amistoso para gerar aquele fator replay gostoso que a galera gosta de ter quando paga relativamente alto num título. Temos por aqui campeonatos conhecidos, como a copa do mundo, e até um menu de personalização dos jogadores onde é possível mudar acessórios, comprar novos uniformes e bolas de diferentes visuais usando o dinheiro adquirido nos jogos.
A dor e a delícia
Normalmente, jogos de futebol possuem uma boa trilha sonora, ainda mais de músicas licenciadas, mas as canções ficam sempre restritas ao menu principal e você é obrigado a ouvir aquele som da torcida durante as partidas. Em Golazo não, existem músicas de fundo durante todo o jogo, o que torna as coisas bem mais interessantes e emocionantes como se você estivesse assistindo a um episódio de Super Campeões – ou Captain Tsubasa, para alguns.
Como um extra, além dos visuais divertidos, bem feitos e dos técnicos desenhados à mão pelos artistas do jogo, Golazo permite adicionar filtros visuais que fazem com que você realmente acredite que está vendo um VHS das antigas. Felizmente isso não atrapalha em nada no jogo, ao contrário de muitos filtros que vi por aí em outros jogos que estão ali só como um complemento, mas que quando aplicados só atrapalham a visão do jogador.
Infelizmente, Golazo não está livre de falhas, e deixa de ser impecável por conta de erros bobos. Para começo de conversa, não existe um radar durante as partidas. Ou seja, é praticamente impossível saber onde os jogadores do seu time estão posicionados no lado do campo adversário, limitando bastante a estratégia e obrigando o jogador a tocar a bola para o mais próximo no seu campo de visão. O feedback visual faz muita falta nesses casos, já que você não tem noção de onde é o lugar mais apropriado para fazer o toque ou fazer um cruzamento. Também não há opções de câmera, ficando restrito à apenas uma distância sem uma forma de mexer na visualização.
Mas o pior erro talvez seja a ausência de um comando para ir atrás da bola, já que passei reto nela por diversas vezes por ter que fazer isso manualmente. Normalmente os jogos de futebol usam o mesmo comando de toque da bola para correr em direção à ela quando estamos na defensiva, coisa que Golazo curiosamente não parece ter se atentado.
Falta pouco, garanto
Golazo é um futebol arcade incrível! Uma dose perfeita de jogabilidade que foge do padrão para aqueles que estão cansados da fórmula padrão de FIFA e PES – eu. O jogo consegue mandar muito bem em vários aspectos, principalmente no estímulo de fazer o jogador repetir a experiência várias vezes seguidas. Por fim, o multiplayer local (de sofá) é algo que vale a pena ser destacado por oferecer até 4 pessoas no mesmo console. Entretanto, fica o sentimento de que um modo online faria com que Golazo se destacasse mais ainda no cenário de esporte arcade, só que ele acabou perdendo a chance. O jogo ainda se encontra na versão 1.0.0, portanto tenho a esperança de que novidades possam vir por aí.
Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Samuel Leão