review-super-soccer-blast-switch-capa

Review Super Soccer Blast (Switch) – Uma divertida proposta arcade

Confesso que não sou a pessoa com maior apreço a jogos de futebol no mundo, mas simpatizo com a proposta uma vez que não exige meu esforço físico – o sedentário falando. O maior motivo é que jamais fui torcedor de algum time, no máximo assisto a Copa do Mundo e pronto. Mas será que existe espaço neste universo para outros jogos do gênero além de FIFA e Pro Evolution Soccer?

Desenvolvimento: Unfinished Pixel
Distribuição: Unfinished Pixel
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Esporte, Arcade, Multiplayer
Classificação indicativa: Livre
Português: Não
Plataformas: PS4, Switch, Xbox One, PC
Duração: Sem registro

Tudo o que eu preciso

Sim, tudo aquilo do qual faço uso num jogo de futebol está aqui. Como dei a entender cima, nunca fui um grande “manjador” do esporte, por isso meu conhecimento sobre o gênero se resume às regras básicas dentro do campo.

Por conta disso, não faço a mínima ideia de como funcionam classificações em copas e afins. Série A, B, C e o alfabeto todo nunca fizeram parte do meu dicionário cultural. Meu estilo de experienciar jogos deste esporte sempre se resumiu em partidas amistosas.

Felizmente Super Soccer Blast oferece o necessário para mim de maneira divertida, permitindo uma navegação entre menus de fácil acesso e bem intuitiva. A física dos jogadores e da bola também não desapontam, tornando o trabalho de controlar um personagem em algo gostoso de se fazer.

Existe também um medidor de força no chute, o que ajuda e muito a saber o quão forte a bola será lançada para um outro parceiro ou em direção ao gol. Em relação aos controles, dois mapeamentos diferentes estão disponíveis, basicamente alternando o chute ao gol entre o Y e o A (Switch).

Como um extra, está presente a personalização de times, criação de um novo e até mesmo avatares personalizados que podem ser usado numa equipe própria ou existente.

Mesmo assim, é bem estranho existir um Squad editor e não ter como personalizar nada em termos de atributos, ficando limitado à troca das posições dos jogadores, substituições por personagens criados e mudança de seus números na camisa.

Para amantes do recurso, Super Soccer Blast também oferece um sistema de conquistas internas, o que aumenta o fator replay para caçadores de feitos para seu registro.

Algo incomum mas bastante bem-vindo, o jogo oferece jogadoras femininas, trazendo mais variedade ao mesmo tempo que representa as pessoas do sexo feminino no esporte.

Porém é estranho não poder escolher um time feminino já pronto, portanto é necessário criar manualmente as personagens do sexo feminino para poder jogar com um time de apenas mulheres (também podemos misturar ambos o sexos no mesmo time).

Para mais casuais

Depois de citar vários pontos positivos para mim, acredito que para pessoas mais familiarizadas com o esporte e com o jogo do mesmo, acabarão levemente decepcionadas por alguns pontos. O primeiro deles é a inexistência da substituição dentro de campo e a falta de um medidor de fôlego para os jogadores.

O segundo ponto, que para mim não chega a ser um grande problema, é que não podemos gerenciar a formação dos times antes ou durante a partida. Como nunca fui habituado à esta função, não senti falta, já que minha intenção é sentar e jogar, mas entendo que faz diferença.

O mais crítico talvez seja o fato de que é um pouco estranho todos os times passarem a sensação de não terem diferenças entre si, já que não há uma forma de visualizar ou modificar atributos de nenhum jogador.

Além do modo amistoso, existe também o World Tour onde são disponibilizados diferentes campeonatos ao redor do mundo. É possível “pausar” qualquer progresso que o jogador estiver adquirindo durante este modo para continuar posteriormente.

Falhas

Como já tive experiência com FIFA e PES, possuo uma base para falar sobre mecânicas que fazem falta até mesmo num jogo com proposta mais arcade.

Nos comandos de defesa, senti bastante falta de chamar outro jogador para se juntar à perseguição ao adversário com a bola. O botão B faz um trabalho competente no quesito ir automaticamente atrás da bola, mas com certeza um segundo jogador do seu time auxiliando na disputa seria bem útil.

Fazer gol também parece ser uma tarefa que oferece poucas possibilidade, já que normalmente é mais fácil fazê-lo com um chute direto sem grandes esforços ou preocupação em fazer um cruzamento, calcular a melhor distância e afins.

De forma inexplicável, Super Soccer Blast não permite com que você volte ao menu principal em alguns momentos. Caso coloque para sair de uma partida, o jogador é levado ao resumo do jogo com a opção de voltar para a tela inicial, mas se depara com uma tela vazia – bizarro.

O replay de gols também não está disponível, portanto nada de salvar aqueles momentos bonitos e registrar o golaço. Por fim, faltou um modo online, já que tal recurso seria uma grande disruptura para jogos independentes deste esporte.

Pega e joga

Super Soccer Blast comete algumas falhas e talvez afaste jogadores com um olhar mais crítico – ou fãs de jogos realistas -, mas o necessário para se divertir está ali. Como nunca fui um profundo fã do esporte, para mim o jogo é um excelente futebol de proposta arcade que foca na diversão. Portanto, tenha em mente que você não vai encontrar nada nem próximo de FIFA por aqui.

Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Super Soccer Blast

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Fácil de jogar
  • Personalização
  • Conquistas
  • Campeonatos
  • Performance lisa

Contras

  • Sem desbloqueáveis
  • Sem comandos de chamar ajuda
  • Alguns bugs
  • Personalização limitada