review-hatsune-miku-logic-paint-s+-switch-1

Review Hatsune Miku Logic Paint S+ (Switch) – Multiplicando o conteúdo do jogo original

A Crypton Future Media lança uma nova versão do jogo de puzzles picross de Hatsune Miku em Hatsune Miku Logic Paint S+. Há tanto conteúdo novo, dentro e fora dos quebra-cabeças, que é praticamente um novo jogo.

Desenvolvimento: Komodo
Distribuição: Crypton Future Media
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Puzzle
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series S|X
Duração: 58.5 horas (100%)

Nonogramas coloridos

Mas fora isso e as roupas liberadas, os puzzles são iguais independente do personagem
Puzzles de cada personagem seguem esquema de cores próprio

Hatsune Miku Logic Paint S+ é uma nova versão de Hatsune Miku Logic Paint S, que pode ser resumida como um jogo de picross (nonogramas) da Hatsune Miku. Apesar de o quebra-cabeça ser popularmente conhecido por picross, como esse termo é uma marca registrada da Nintendo, apenas os games publicados por ela (normalmente desenvolvidos pela empresa Jupiter) podem ter esse nome no título. Assim, outros desenvolvedores precisam ser mais criativos para nomear os jogos.

Descrevendo novamente a definição para quem não conhece, os nonogramas são puzzles lógicos nos quais um quadro é dividido em uma determinada quantidade de quadrados (como 10×10 ou 15×20, por exemplo). Esses quadrados devem ser preenchidos ou deixados em branco de acordo com números apresentados nas bordas superior e esquerda da imagem. Ao preencher todos os quadros, normalmente um desenho em pixel art é revelado. Por exemplo, se uma linha ou coluna possui os números “5 3 4”, isso significa que devem ser marcados, em ordem, sequências de 5, 3 e 4 quadrados consecutivos pintados, espaçados por um ou mais quadrados em branco.

Vasto conteúdo

Ilustrações liberadas no modo mini picross ilustram sua casa

Talvez a principal novidade em S+ seja a enorme quantidade de novos puzzles: mais de 1000 novos puzzles foram adicionados, o que por si só já é muito mais do que a maioria dos jogos do gênero possui. É, de longe, o game com mais conteúdo que já vi. Os puzzles normais são divididos em 6 personagens, com o esquema de cores do jogo mudando de acordo com cada um deles. São 60 puzzles para cada um, já totalizando um valor generoso de 360.

Além disso, há os quebra-cabeças especiais, em que cada um dos 25 é parte de uma imagem maior, que forma uma arte grande ao final – ou seja, semelhante ao mini picross. Nessa categoria, temos mais 825 puzzles, finalizando o gigante conteúdo principal do game, que disponibiliza dezenas de horas de gameplay.

Personalize personagens e casa

É preciso concluir 60 puzzles para liberar todos os itens de personalização
Personalização da casa é uma das novidades dessa atualização

Enquanto o jogo anterior era um jogo de picross bastante comum, apenas com os puzzles e arte inspirada na franquia de origem, nessa versão S+ temos algumas novidades que podem ser divertidas. O menu principal do game é um quarto onde alguns dos personagens ficam passeando e é possível personalizar muitos itens da sala, como a decoração, móveis, etc. Além disso, cada um dos seis personagens também pode ser personalizado, alterando sua roupa e chapéu.

Os itens de personalização são conquistados ao concluir os puzzles, e também existem em quantidade enorme, na casa das centenas. Assim, também é divertido ficar brincando com essa personalização, ainda que não altere em nada a jogabilidade, exceto pelo seu personagem escolhido aparecer durante o jogo, comemorando as suas linhas concluídas.

Mesmo quebra-cabeça, design diferente

Apesar do tamanho, no geral eles são simples, com vários números grandes
Há muitos puzzles grandes no formato 20×20

Apesar da enorme quantidade, senti que, no geral, os puzzles são mais simples que os da série da Nintendo e outros títulos do gênero – não passei mais de 30 minutos em um único quebra-cabeça, como é comum nos da Jupiter. Além disso, o game possui uma funcionalidade muito conveniente de completar automaticamente as linhas que você preencheu com os quadrados. Também é sinalizado quando um número está concluído, mesmo que matematicamente não seja possível afirmar ainda.

Junto com a impossibilidade de errar (o game obrigatoriamente te corrige na hora), temos um jogo um pouco diferente do que estamos acostumados. Inicialmente, estranhei essas características, mas acabei aceitando que é apenas uma forma diferente de abordar o gênero, e acabei apreciando como um jeito novo de jogar, e curti igualmente. Basicamente é um picross mais dinâmico, e divertido também na sua forma.

Ideal para fãs do gênero

Hatsune Miku Logic Paint S+ é um dos melhores jogos do gênero picross, apresentando quebra-cabeças mais rápidos, com um visual bonito e colorido, uma enorme quantidade de puzzles e elementos de personalização divertidos. E, é claro, conta também com trilha sonora ideal para fãs da personagem.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Hatsune Miku Logic Paint S+

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Muito conteúdo, entre puzzles e personalização
  • Muitas novidades em relação à versão anterior

Contras

  • Há poucas opções para personalizar a gameplay