Um jogo com foco no multiplayer só é bom caso ele consiga prender os jogadores suficientemente antes que a sensação de repetição se torne uma constante. Helldivers 2 luta contra isso o tempo todo, e entrega uma nova visão para uma franquia que era considerada de nicho.
Desenvolvimento: Arrowhead Game Studios
Distribuição: PlayStation Studios
Jogadores: 1-4 (online)
Gênero: Ação, Tiro
Classificação: 18 anos
Português: Dublagem, interface e legendas
Plataforma: PS5, PC
Duração: 10 horas (campanha)
Sobreviva ao enxame
O que temos aqui é uma fiel representação do filme Tropa Estelares. Desde a introdução cinematográfica, até o treinamento básico que você recebe antes de ser enviado em cápsulas que são disparadas da nave até a ideia de lutar por um planeta melhor, no qual a liberdade está ameaçada pela existência de uma raça alienígena de insetos gigantes. O principal atrativo aqui é a diversão multiplayer caótica.
Helldivers 2 basicamente segue uma fórmula de tiro com extração na qual você é encarregado de completar um objetivo e, em seguida, afastar ondas de inimigos até que sua nave de resgate chegue. Mesmo com uma quantidade limitada de tarefas, como recuperar itens ou acabar com ninhos de insetos alienígenas, o jogo tem tantos momentos emergentes que é impossível determinar como sua missão se desenrolará.
Sua munição é muito limitada. Por isso, é importante manter algum controle de como a equipe está se saindo e ajudar uns aos outros com suprimentos quando necessário. Você pode chamar ataques aéreos de sua nave espacial e encontrar armas poderosas ao longo do caminho. Entre as missões, você desbloqueia novas armas e equipamentos para colocar em seu personagem, deixando muito espaço para experimentar composições com o resto da equipe.
A progressão é apresentada como um passe de batalha bastante típico. Você tem a opção de gastar dinheiro desbloqueando coisas se desejar, mas até onde eu notei, é possível fazer um bom progresso através da jogabilidade regular, sem precisar se preocupar em ter tudo desbloqueado.
Tragam a democracia
Um elemento legal da experiência de jogo é como as missões são enquadradas como parte de uma campanha militar geral para salvar a Super Terra. Você tem a sensação de que você e todos os outros Helldivers na galáxia estão trabalhando juntos para liberar o universo, planeta por planeta. De sua nave espacial, você pode ver em tempo real que outros jogadores estão chamando ataques aéreos e suprimentos, e no mapa da galáxia, é possível pode ver em termos percentuais quanto do planeta está “liberado” naquele momento.
Isso ajuda a vender a ilusão de que a guerra está acontecendo como uma coisa viva em segundo plano. Vamos ver como o conteúdo do jogo será disponibilizado na era pós-lançamento, porque este é um jogo que se adapta melhor aos modelos de serviços do que muitos outros jogos que tentaram coisas semelhantes. Em jogos como Back 4 Blood e Halo Infinite, os desenvolvedores usaram o mesmo tipo de estrutura para entregar mais conteúdos, mas em jogos que aparentemente não foram originalmente feitos para esse modelo.
Lute, morra, renasça e perca a conexão com os servidores
Inúmeros problemas no servidor estragaram parte da diversão. As partidas falhavam com frequência, e muitas vezes não consegui entrar em um jogo. Em um caso, terminei uma missão com um grupo de amigos e extraímos com sucesso do planeta, apenas para nosso jogo perder a conexão no exato momento que voltamos para a nave. Isso fez com que o servidor não reconhecesse nenhuma das medalhas conquistadas, tornando a missão anterior em uma completa perda de tempo.
Outra situação irritante foi ao jogar com um outro redator do site, no qual o mesmo estava na versão de PC do jogo e nada neste mundo deixava a gente jogar juntos, sendo que todos os convites enviados por mim e por ele não funcionavam. Tudo isso pra descobrirmos que havia um bug que afetava aqueles com nomes muito longos, impedindo o envio ou recebimento de convites. Mesmo assim, esses detalhes não tiraram o prazer do jogo a longo prazo.
As missões aleatórias que você vê ao cair nos planetas são todas variações sobre um tema, seja explodindo ninhos de insetos ou resgatando civis importantes. Você estará caindo em um mapa aberto em um ponto de sua escolha, atravessando o terreno enquanto explode áreas inimigas, fazendo alguns objetivos secundários e enfrentando hordas de inimigos em tempo real, além de completar os objetivos principais e atravessando o ponto de extração para aguentar até que um VTOL possa resgatá-lo. É um loop divertido, mas tem seus limites. Particularmente, eu comecei a enjoar dessa repetição com menos de 5 horas de jogo.
Conclusão
Até o momento, o maior defeito do jogo são os problemas com as buscas online para jogar coop, quedas do servidor e bugs de travamentos. A busca de partidas online atualmente falha com muita frequência. A menos que você possa conectar na partida de alguém em sua lista de amigos, tive que reiniciar o jogo várias vezes para fazer o cooperativo funcionar, e o jogo caiu em várias ocasiões, mesmo com as atualizações mais recentes. Os desenvolvedores terão muito trabalho para manter os jogadores online em seu jogo, além de corrigir inúmeros problemas presentes. Tem potencial, mas resta saber até quando ele irá se manter.
Cópia de PS5 cedida pelos produtores
Revisão: Júlio Pinheiro