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Review Hyper Jam (Switch) – Que vença o melhor

Sempre fui muito fã de jogos voltados para um público mais casual, e muitos deles se enquadram no gênero arcade, que basicamente significando uma proposta com foco na jogabilidade e diversão. Hyper Jam consegue trazer essa magia da jogabilidade absurdamente boa e divertida, mesmo que com pouco conteúdo disponível.

Desenvolvimento: Bit Dragon
Edição: Bit Dragon
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Luta, Multiplayer, Party
Classificação indicativa:
 14 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Switch
Duração: Sem registros

O último de pé

Hyper Jam é um jogo de luta em arenas, de inspiração nítida nos anos 80, com músicas magníficas da época e visuais lotados de neon por todos os lados. Preciso ressaltar o quanto achei este jogo bonito e bem feito, não diria jamais que se trata de um jogo indie (não menosprezando os indies), mas sim que seu capricho é digno de títulos AAA – até melhor do que muitos. As fontes são bem trabalhadas, a interface, o HUD, os menus são lindíssimos, a forma de navegar por eles é igualmente bela, os efeitos visuais das armas são espetaculares, e tudo isso me deixou simplesmente de queixo caído.

Falando da jogabilidade, seu principal objetivo na arena é se manter vivo e ponto. É preciso tomar cuidado com os precipícios, trem e outras ameaças que acontecem no ambiente, até chegar ao último round da partida e receber a pontuação final para ter um vencedor definido. Hyper Jam também trata a morte de forma interessante, digna dos jogos Bomberman, onde você fica controlando um cursor para atingir o inimigo com um raio vindo do céu.

Enquanto você mantém seu foco em ser o sobrevivente da partida, várias armas vão aparecendo na arena para que os jogadores possam fazer uso uns contra os outros, tanto o dano de longo quanto de curto alcance. Fora isso, também surgem itens como primeiros socorros que curam seu personagem. Não é uma jogabilidade que exige exatamente uma estratégia, mas sim ação e reação o mais rápido possível.

Vantagens a cada round

O jogo oferece uma mecânica bastante interessante quando você perde um round: é possível escolher 1 perk (uma forma de vantagem) para iniciar equipado no próximo. Quem morrer primeiro tem a possibilidade de fazer essa escolha antes de todos, e quem morreu por segundo será o segundo a escolher, e por aí vai.

Existem 4 modos de jogo diferente ao todo, mas em geral todos usam as mecânicas centrais – com possibilidade de personalizar vários padrões. Apesar de girarem em torno da mesma coisa, existem variações interessantes entre eles:

Brawl – o modo padrão, o famoso free for all, onde todo mundo luta contra todo mundo.

Elimination – aqui podemos jogar em até 2×2, divididos em 2 times no máximo.

Loadout – escolha até um número específico de perks para iniciar e mande bala!

Takedown – o modo que mais me divertiu, onde você, caso morra, pode voltar após um tempo determinado caso seu parceiro se mantenha vivo. É preciso resistir ao máximo!

Jogando pela internet

Aqui vem a parte mais interessante: o online. Felizmente Hyper Jam tem uma conexão incrivelmente boa. Infelizmente não sei dizer exatamente se é peer to peer ou faz uso de algum servidor dedicado, mas fato é que não tive problema algum durante todas as partidas que joguei.

Notei que o ping (tempo de comunicação entre os jogadores) não estava exatamente baixo, mas por volta de 120ms, então o adversário tinha possibilidade de ser dos EUA ou algum país distante. Também joguei com um amigo do Brasil mesmo, o resultado foi exatamente igual e ele me disse que não houve problemas nenhum de lag ou input delay – eu era o hospedeiro.

O multiplayer online em si se comporta da mesma forma que o local, disponibilizando todos os modos para desfrutar com amigos através da internet. Aliás, existe uma promessa de crossplay no futuro, o que pode expandir muito mais a diversão por permitir jogar com pessoas de outras plataformas – pra esse tipo de recurso bato palma!

Divertidíssimo, mas podia ser mais

Hyper Jam é definitivamente divertido, mas poderia abandonar um pouco a proposta arcade. Não existe uma história, upgrades e nem mesmo um motivo pra revisitar o jogo tantas vezes. Considero que ele é um daqueles títulos para jogar com pessoas naquele momento mais tedioso da semana. É um jogo com bastante fator replay, claro, mas isso aliado à repetição.

Com certeza ele subiria em meu conceito se apresentasse um modo história, por mais superficial que fosse, onde pudéssemos abrir novos perks para usarmos nos modos padrão. Ou então quem sabe novos personagens e arenas desbloqueáveis, visto que por aqui temos apenas 4 personagens jogáveis e algumas poucas fases. Porém, se você gosta da proposta arcade e valoriza uma boa jogabilidade, pode confiar que Hyper Jam faz bonito – em todos os sentidos.

Este review foi feito com uma cópia para Switch cedida pelos produtores

Hyper Jam

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Lutas sólidas
  • Dificuldade balanceada
  • Modo online ótimo
  • Visuais espetaculares
  • Design geral acima da média

Contras

  • Sem modo história
  • Poucos personagens
  • Sem desbloqueáveis
  • Poucas fases