Monster Jam Steel Titans 2

Review Monster Jam Steel Titans 2 (Xbox One) – Continuação não solicitada

Não faz muito tempo que joguei e analisei o primeiro título dessa série de apenas dois games, que possuem Monster Trucks como protagonistas. Muito de repente, a sequência foi anunciada no início deste ano para todos os consoles da geração passada, trazendo a novidade do modo online para até 6 pessoas. Porém, ainda tenho um forte sentimento de que é uma daquelas continuações que ninguém pediu, visto que a recepção do antecessor não foi lá essas coisas. Alguém está realmente lendo/escutando o feedback das pessoas que jogaram?

Desenvolvimento: Rainbow Studios
Distribuição: THQ Nordic
Jogadores: 1-2 (local) e 1-6 (online
Gênero: Simulação, Corrida
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, Xbox One, PS4 e Switch
Duração: Sem registros

Controles e física difíceis de lidar

Controles difíceis
Controles difíceis

Monster Jam Steel Titans 2 é bastante daquilo que já se viu no anterior: controle carros gigantes com rodas enormes e então tente dar o seu melhor para, ao menos, manter esses veículos “em pé”. Diria que esse é o maior desafio do jogo como um todo, visto que ele parece tentar se aproximar do realismo de uma forma absurda, tanto que chega até mesmo a estragar a experiência por causa dessa loucura desnecessária. 

Sejamos honestos: trata-se de um videogame. Por qual motivo eu gostaria de ter todo o trabalho que demandaria controlar um monstro desses? Não é à toa que esses veículos são chamados de Monster Truck, pois o tamanho já passa uma noção do quão difícil será não perder a cabeça com essas bestas motorizadas.

Fúria em 4 rodas descontroladas

Felizmente, os controles não são de todo mal, e estou procurando ser bondoso. Apesar de, por padrão, sermos obrigados a controlar as rodas dianteiras e traseiras de maneira individual, é possível optar por virar todas ao mesmo tempo, trazendo uma abordagem mais “facilitada”. Mesmo assim, desde o jogo anterior, não capotar seu Monster Truck a cada 10 segundos é uma tarefa complicada.

A física de Monster Jam Steel Titans 2 continua nada misericordiosa. Quando o veículo vai ao ar, parece impossível mantê-lo na direção desejada, então facilmente você “beija a lona”, mas não com suas rodas como deveria ser. Nesses momentos, é mais fácil segurar o B para restaurar a posição do veículo, porque girar em torno do seu próprio eixo utilizando duas rodas nem sempre é possível.

Explore, escolha seu modo e mergulhe na repetição

Corridas em circuito

Em termos de variedade, Monster Jam Steel Titans 2 é até bem diversificado. Além das 5 regiões disponíveis com escopo de mundo aberto – sendo 4 delas desbloqueáveis -, existem alguns modos disponíveis para jogar e divertir como corridas com pontos de controle e linha de chegada; manobras que exigem ficar parado em duas rodas; arenas com manobras feitas livremente sem restrições; corridas de ponta-a-ponta; batalhas 1×1 e mais.

Fora isso, é possível jogar online alguns modos, seja em partidas privadas ou públicas. Alguns deles são completamente confusos e não mostram sequer quantas rodadas são necessárias para vencer. Modos como Freestyle precisam ser jogados em um “melhor de três” para definir o campeão, mas em nenhum momento isso é falado e, para piorar, a animação de introdução surge exatamente da mesma forma em todas as rodadas como se tudo tivesse sido reiniciado/apresentado problemas. A conexão entre os jogadores também é instável, houveram travamentos na tela de loading que exigiram fechar e abrir o game.

Já as modalidades de corrida em circuitos funcionam bem. Porém, o maior problema é aquele que já falei: os controles e a física. Felizmente temos o nitro para dar uma amenizada nas coisas, mas um impulso repentino não é o bastante para trazer satisfação suficiente ao jogar Monster Jam Steel Titans 2. Engraçado também é o fato de seu Monster Truck colidir em um chalé de madeira e sofrer um impacto como se estivesse batendo contra um prédio de 10 andares, sem destruição nenhuma da construção – apenas de objetos menores.

Por aqui, existem alguns veículos desbloqueáveis (38, no total) sem personalização, e campeonatos a serem liberados em diferentes regiões. Porém, o jogo carece de feedback em qualquer lugar na interface para permitir que o jogador se localize e saiba em qual momento da carreira se encontra. Não existe um sinalizador claro de evolução, a não ser que você volte ao menu do mundo aberto e tente identificar.

Para qual geração isso foi feito?

Manobra na rampa!

Além disso tudo, Monster Jam Steel Titans 2 também sofre com problemas de otimização. Loadings demorados, texturas carregando na sua frente, objetos brotando ao seu redor e sombras se formando são alguns dos problemas visuais enfrentados aqui. Além do mais, os gráficos também não são nada primorosos ou sequer bem trabalhados. Basta cair com um Monster Truck na água e você vai perceber que… nada acontece! Nem mesmo um simples “splash”, com gotículas voando para todo lado.

Modelos de pilotos e pilotas também parecem ter sido reaproveitados do jogo anterior, e eu não duvidaria nada que os próprios veículos também tenham sido trazidos da mesma forma. Até mesmo na comemoração isso é notado, sendo basicamente a mesma existente em Monster Jam Steel Titans de anos atrás. Em segundo plano, mas não menos importante, a plateia é composta por personagens completamente duplicados e com baixa qualidade gráfica. A única coisa que possivelmente salva na questão visual são os efeitos de luz, quando os cenários adquirem um aspecto mais escuro ou noturno. As músicas são aceitáveis, mas nada marcantes ou responsáveis pela emoção causada no jogo – se é que existe alguma.

A realidade é chata, e controlar um Monster Truck também

Não consigo dizer outra coisa exceto isso: Monster Jam Steel Titans 2 é chato. Ele tenta se aproximar bastante da realidade de uma forma desnecessária, e talvez tenha sido melhor ter optado por um estilo mais arcade de corrida. Conduzir os monstrengos é uma tarefa nada satisfatória e o mesmo vale para o pobre senso de evolução existente no modo carreira. Este é um daqueles jogos para experimentar e dar risada por alguns minutos com amigos em uma lista de eventos diversos, até chegar ao ponto de que todos estarão com seus Monster Trucks capotados no chão de terra tentando lutar para ficar novamente em pé – e passando raiva.

Cópia de Xbox One cedida pelos produtores

Revisão: Kiefer Kawakami

Monster Jam Steel Titans 2

3

Nota final

3.0/10

Prós

  • Cenários noturnos
  • Efeitos de luz e sombra
  • Corridas em circuito são competentes

Contras

  • Controles péssimos
  • Repetitivo
  • Feedback visual terrível
  • Online instável