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Review INDUSTRIA (Xbox Series S) – Muito potencial em um produto mal acabado

Nora dormiu em seu sofá assistindo televisão à noite, até que recebeu uma ligação repentina de Walter. Este se desculpa por tudo que aconteceu e promete a nossa protagonista que vai consertar tudo o que fez de errado. Nora sai de casa e corre em direção ao laboratório onde trabalhavam e encontra um caos completo. O que será que ocorreu com os outros cientistas? Por qual motivo Walter estaria se desculpando? Vem conferir tudo isso e mais um pouco aqui comigo nessa review de INDUSTRIA, desenvolvido pela Bleakmill e publicado pela Headup.

Desenvolvimento: Bleakmill
Distribuição: Headup
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Tiro, Ação, Aventura
Classificação: 14 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, Xbox Series X/S, PS5
Duração: 3.5 horas (campanha)/4.5 horas (100%)

Um desafio nem tão desafiante assim

Nora segura uma SMG enquanto olha para um predio

Eu nunca fui lá muito bom em shooter em primeira pessoa, por não ter muita noção do espaço que meu personagem está ocupando eu acabo morrendo demais ou errando pulos em partes de plataforma de forma muito constante, o que me desanima bastante em continuar jogando. Porém, em INDUSTRIA, tudi parecer ter sido muito suavizado, e vou dar um exemplo simples aqui: mais para próximo do fim, aparecerá uma situação na qual você deve desativar dois mecanismos para seguir em frente. O caminho para eles não é tão claro, e não fui penalizado com a morte em nenhum momento que me pedi, como acontece em jogos como Doom ou Serious Sam quando vc erra um pulo, pois aqui o jogo simplesmente “bugava” por eu cair em um “buraco” e ter feito algo não previsto pelos desenvolvedores.

O combate com os inimigos é relativamente simples também. Apenas um tipo deles também faz uso de armas de fogo e, caso você seja habilidoso, é possível passar às vezes  fazendo uso apenas da de picareta, item que é adquirido logo no começo. Essa facilidade de derrotar os inimigos deve-se muito à inteligência artificial pouco competente que deixa de perseguir o jogador apenas por você entrar em uma porta, por exemplo. O que torna as batalhas complicadas são as constantes quedas de frame durante os confrontos, independente da quantidade de inimigos ou efeitos de explosão na tela, fazendo com que você precise antecipar certos movimentos do adversário.

Nora segura uma revólver enquanto olha para um predio

Os cenários são grandes para a pouca quantidade de itens com os quais você pode interagir no cenário, e talvez os desenvolvedores pudessem ter focado mais tempo em criar uma variedade maior de inimigos, que são menos de meia dúzia durante toda a campanha, do que aumentar os cenários em demasia. Também não existem chefes marcando o final das fases, mas apenas mais diálogos de Nora com outros personagens através dos quais mais fatos sobre a história são revelados. Para quem espera por puzzles desafiantes também podem tirar o cavalinho da chuva, pois são vistos apenas dois deles em todo o jogo.

Se tudo der errado, fique pelas conquistas

Nora enfrente um dos robôs enviados por ATLAS

Fica aqui a recomendação de INDUSTRIA aos completacionistas de plantão: o jogo apresenta um desafio bem baixo no que se refere a conseguir todas as conquistas/troféus. Algumas são relativamente chatas e envolvem coletáveis como “Forward planning” e a “Reviving the GDR”, que inclusive são interdependentes. E, calma, você não precisa rejogar tudo no Hard pare liberar a conquista/troféu do Hard Mode. Após terminar o jogo uma vez você deve clicar em continuar, mudar a dificuldade para Hard e selecionar o último cenário do jogo. Mamão com açúcar!

Um estúdio para se ficar de olho

Apesar dos problemas citados ao longo da review, a Bleakmill mostra muito potencial, visto que INDUSTRIA é o primeiro jogo do estúdio fundado em 2017. Segundo os próprios, eles se denominam como uma equipe focada em criar experiências narrativas, o que explica em partes o combate não tão empolgante do jogo e a carga considerável de conteúdo em texto, como documentos e anotações, disponível para o jogador ler e que complementam e muito a experiência.

O resultado final não é ruim em seu todo, pois o mundo do jogo pode até ser explorado em uma possível sequência, visto que seu final é muito em aberto em não conclui efetivamente a jornada de Nora. Isso deixa esperança para um possível INDUSTRIA 2 mais bem acabado e polido que o seu antecessor. 

INDUSTRIA

5

Nota final

5.0/10

Prós

  • Narrativa
  • Fácil desbloqueio de conquistas

Contras

  • Problemas de performance nos combates
  • Pouca variedade de inimigos
  • Cenários grandes sem função
  • Inteligência Artificial