review-jagged-alliance-3-xbox-series x-capa

Review Jagged Alliance 3 (Xbox Series X) – Os mercenários

Sejam muito bem-vindos a Jagged Alliance 3, um jogo de estratégia com combates por turnos que nos permite gerenciar um esquadrão de mercenários dispostos a tudo para cumprir as missões que lhes são designadas.

A trama desenrola-se após o sequestro do presidente de uma nação em guerra por um grupo paramilitar autodenominado Legião. Diante dessa crise, a família do presidente contrata a poderosa corporação Adonis para resolver o caso e restabelecer a ordem nesse país mergulhado no caos. E como parte dessa corporação, cabe a nós a responsabilidade de contratar e gerenciar combatentes dispostos a realizar qualquer tarefa, contanto que sejam devidamente recompensados pelos seus serviços.

Prepare-se para liderar uma equipe de elite, enfrentando desafios táticos, tomando decisões estratégicas e garantindo que cada membro do esquadrão esteja devidamente equipado e motivado. A aventura está prestes a começar, e o destino da nação está em suas mãos!

Desenvolvimento: Haemimont Games
Distribuição: THQ Nordic
Jogadores: 1 (local) e 1-2 (online)
Gênero: Estratégia
Classificação: 16 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 47 horas (campanha)/63 horas (100%)

O dinheiro manda

Contratando nossos mercenários.
Contratando nossos mercenários.

O dinheiro é quem dita as regras no mundo, e em Jagged Alliance 3, essa realidade não é diferente. Os melhores mercenários demandam compensações mais elevadas para serem contratados, e é necessário ter muito cuidado para evitar ficarmos sem recursos, pois isso resultaria na perda de acesso aos personagens mais competentes e habilidosos. No entanto, nosso capital não serve apenas para a contratação de combatentes, mas também para diversas outras atividades, como treinamento de milícias locais, exploração de novas áreas, cuidados médicos para os feridos e proporcionar momentos de lazer para nossos “heróis”.

Manter um equilíbrio financeiro é vital para o sucesso da missão, já que cada gasto afeta diretamente a eficiência e a prontidão da equipe. Esteja preparado para fazer escolhas difíceis, garantindo que, mesmo nas situações mais desafiadoras, os recursos estejam disponíveis para manter seu esquadrão pronto para enfrentar qualquer desafio.

Belos cenários e animações fluídas

Um pouco dos belos cenários de Jagged Alliance 3.
Um pouco dos belos cenários de Jagged Alliance 3.

Os desenvolvedores da Haemimont Games nos entregaram uma obra visualmente bela, apresentando uma ampla variedade de cenários que vão desde belas praias até áreas florestais e cidades devastadas pela guerra. E embora os gráficos não sejam um dos pontos mais importantes em jogos de estratégia, essa grande qualidade visual proporciona uma imersão ainda maior nos momentos de combate e exploração.

Além dos visuais encantadores, Jagged Alliance 3 também exibe animações de alta qualidade. Tudo é muito fluido, desde a movimentação dos personagens até as ações de ataque, como arremessar uma granada ou acertar um inimigo com um ataque corpo a corpo. Todos esses detalhes aparentam ter sido feitos com um cuidado muito grande por parte dos desenvolvedores.

Diferentes abordagens e estratégias

Um pouco do combate do jogo.
Um pouco do combate do jogo.

Jagged Alliance 3 nos permite utilizar diferentes abordagens para cumprir cada uma das missões que nos são dadas, e fica a nosso critério decidir como avançaremos pelo território inimigo. Deseja atacar as forças da Legião de forma direta, fazendo uso da boa e velha força bruta? Ou prefere separar seus mercenários e atacar de forma furtiva e individual, eliminando os inimigos um por um? Bem, cabe a você julgar qual é a melhor estratégia para lidar com cada situação.

Dificuldade e gerenciamento

Mais um pouco do combate do jogo.
Mais um pouco do combate do jogo.

A princípio, Jagged Alliance 3 pode ser um jogo pouco amigável devido a sua complexidade, com uma dificuldade consideravelmente alta, até mesmo nos níveis mais baixos. Qualquer decisão precipitada pode colocar tudo a perder. No entanto, após algumas horas de jogatina e um investimento considerável no nosso grupo, as coisas começam a ficar mais fáceis. Contudo, ainda não a ponto de podermos jogar de forma despreocupada.

Aqui, um gerenciamento cuidadoso e estratégico é a chave para o sucesso. Para isso, devemos aprender a movimentar nossos soldados pelos campos de batalha da melhor forma possível.

Será necessário pensar bastante, não apenas nos momentos de embate, mas também na hora de contratar nossos mercenários. Devemos optar por soldados mais baratos, porém menos habilidosos, ou por aqueles mais caros e consideravelmente mais habilidosos? Aqui, responderemos e pagaremos por cada uma das nossas escolhas ao longo da vasta campanha do jogo.

Conteúdo de qualidade

Jagged Alliance 3 entrega aos jogadores muito conteúdo de qualidade, sendo o suficiente para algumas dezenas de horas de jogatina. Com seus belos gráficos, boa jogabilidade e um ótimo humor que remete aos filmes de ação das décadas de oitenta e noventa, além de muitos combates épicos, ele consegue facilmente ser uma das melhores obras de estratégia de 2023. Então, caso você esteja à procura de um bom jogo estratégico que vá lhe render boas e longas jogatinas, essa, sem dúvida alguma, é uma das melhores opções disponíveis no momento.

Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores

Revisão: Júlio Pinheiro

Jagged Alliance 3

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Boa jogabilidade
  • Belos gráficos
  • Combates estratégicos
  • Mecânica de mercenários

Contras

  • Picos de dificuldade injusta