Não é necessário que todos os jogos sejam compostos de uma narrativa muito elaborada; ou uma jogabilidade muito bem construída com várias opções ou combinações; ou que o game tenha um gr- inclusive não necessitamos de uma trilha sonora bastante trabalhada. Muitas vezes, o que é necessário para termos um bom jogo, é que este consiga chegar a várias pessoas, sabendo que cada ideia encontrará, normalmente, um público disposto a entregar-se.
Knight Squad 2 é um bom exemplo. A sua concepção simples tinha apenas a prioridade de uma gameplay divertida, sendo que isto foi bem trabalhado com a simples junção de elementos de Royal Rumble, em que temos vários jogadores em um mapa com uma visão 2D superior, no estilo de Bomberman, com a apresentação dessa ideia simples com vários modos de jogos – todos eles em multiplayer.
Desenvolvimento: Chainawesome Games
Distribuição: Chainawesome Games
Jogadores: 1-8 (online)
Gênero: Arcade, Multiplayer, Party
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, PC, Xbox One
Duração: Sem Registros
Não é apenas uma cópia barata de bomberman
À semelhança de outros jogos do mesmo género, Knight Squad 2 é um top-down arcade party game, onde o “caos” é a palavra de ordem. A simplicidade da sua jogabilidade tenta que em poucos segundos estejamos familiarizados com os comandos, e com as dinâmicas dos vários personagens e modos existentes.
E como se destaca um jogo desses no meio do seu género? Pela sua personalidade. Sim, Knight Squad 2 tem uma personalidade própria. Cada um dos cavaleiros tem uma ou duas frases de descrição, seja contando a sua história, passando alguma informação sobre o personagem, etc. Além de que, todas as animações do personagem que escolhemos o representam. Temos um exibido, um atrapalhado, e até um que usa um capacete diferente, que deixou vários companheiros numa batalha há vários anos e tenta viver com a culpa(coincidências são meras semelhanças).
Além dos personagens, cada cenário não deixa a desejar. Dentro dos diversos modos de jogo, temos vários cenários para cada um destes: piso simples, lamacento, gelo, com ou sem obstáculos, etc. E a forma como foi construído, ou seja, o level design, tudo demonstra ter sido muito bem pensado para se adequar ao objetivo. Então, acaba sendo sempre divertido ficar trocando entre eles. Além disso, o narrador da partida é muito divertido, e chega inclusive a ser cativante.
Pacote com tudo e um par de botas!
Existem vários games que tentam misturar muitas coisas e depois a intenção sai “furada”, mas no caso deste título isso não acontece. Aqui, se o jogador gosta de futebol, escorregar no gelo, lutas de espadas, tiro ao alvo, Capture a Bandeira, apostar em corridas, ele pode fazer tudo isso! Também existem vários modos que permitem várias modificações, seja em multiplayer ou single player.
Com tantas opções, não há como ninguém ficar aborrecido, apesar de que, em single player, em que você joga sempre contra bots, o jogo pode por vezes se tornar um maçante, mas em compensação existe uma excelente diversão e várias horas de entretenimento quando experienciado em multiplayer.
Falando do multiplayer, não podemos deixar de acrescentar que o mesmo funciona de uma maneira muito simples e até fácil de usar, sendo que você, como jogador, em qualquer plataforma pode pesquisar por salas criadas por outras pessoas na aba de busca. Podemos ainda convidar jogadores de qualquer plataforma utilizando um código da sala, além de ser possível criar uma partida privada protegida por senha. Independente da plataforma, não se nota qualquer tipo de lag durante a experiência do crossplay.
Não tem recompensas, não?
Existem recompensas sim, e todas são bastante adequadas para a proposta de Knight Squad 2 Além dos cenários que se vão sendo desbloqueados conforme vamos jogando os vários modos disponíveis, existem também várias recompensas que conseguimos quando completamos certos objetivos. No exemplo da imagem acima, temos uma espada bem bonita que é desbloqueada para este cavaleiro após conseguirmos 1000 mortes de adversários com este mesmo personagem. Pode demorar, mas é plenamente possível!
Mas as recompensas não ficam por aqui, sendo que é também possível conseguir outros cavaleiros. São 15 no total, cada qual com seu estilo, cor e espada, e para conseguirmos eles será necessário completar missões específicas. Por exemplo, uma delas é não morrer por mais de 1 minuto, outra é segurar a metralhadora por bastante tempo, etc. Parece fácil, mas não é bem assim.
Falemos neste também um pouco da inteligência artificial. Neste sentido não existe muito a ser dito, mas temos de falar que, para um produto arcade no estilo Bomberman, a IA de Knight Squad 2 é sim bastante satisfatória. Em todos os modos do single player, bots se comportam de modo bastante inteligente e impressionante.
AI em jogo de Arcade não é tudo!
Mas como esse jogo não é apenas feito de IA, personagens e recompensas, precisamos também de falar em aspectos como, por exemplo, os gráficos e a trilha sonora.
Como fã de arcades, posso dizer que no aspecto visual, tudo está muito bem construído e concebido. Apesar de simples a escolha de cores e ambientes para cada um dos mapas, as escolhas da direção de arte foram de muito bom gosto, e todos os elementos se encaixam perfeitamente, o que apresenta para o jogador uma experiência bem agradável durante a gameplay.
Por último, mas não menos importante, falamos da parte sonora do jogo que, apesar de não ser nada além de sons de ambiente e os sons das armas – ou ações que os jogadores realizam durante o nível -, todos os efeitos sonoros estão completamente alinhados à música e os sons ambientes.
Em conclusão
Knight Squad 2 é simples e bem construído, o que o torna ideal para ser jogado com um grupo grande de amigos. As discussões amigáveis serão inevitáveis, assim como as gargalhadas e horas de diversão. Sem dúvida, este é um daqueles jogos que gostamos de ter na nossa biblioteca para ocasiões especiais.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong