review-knights-and-bikes-ps4

Review Knights and Bikes (PS4) – Quando a imaginação não tem limites

Ambientado numa ilha britânica, Knights and Bikes, nos coloca na pele de Nessa e Demelza, duas garotinhas corajosas que partem em busca de um tesouro lendário, enquanto tentam sobreviver em um mundo comandado por adultos problemáticos. Colorido e divertido, o jogo vem como uma válvula de escape da vida cotidiana, ao mesmo tempo que nos convida a recordar os tempos de ouro da infância. Trazendo uma boa dose de nostalgia dos antigos filmes de aventura protagonizados por crianças dos anos 80, como “Os Goonies”, Knights and Bikes mostra como tudo parece ser mais fácil quando damos asas pra nossa imaginação.

Desenvolvimento: Foam Sword

Distribuição: Double Fine

Jogadores: 1-2 (local e online)

Gênero: Aventura

Classificação indicativa: 10 Anos

Português: Não

Plataformas: PS4, PC e Switch

Duração: 7.5 horas (campanha)/ 9 horas (100%)

Aventura combina com confusão

Há muito tempo atrás, um misterioso tesouro amaldiçoado foi escondido na Ilha Penfurzy. Procurando pelo tesouro perdido, uma jovem sem lar chamada Nessa chega escondida na ilha e, rapidamente, se torna a melhor amiga de Demelza, filha do dono do campo de golfe onde o tesouro supostamente estaria enterrado.

Demelza inicialmente não acredita na história da colega a respeito do tesouro amaldiçoado, mas seu espírito aventureiro e entusiasmo rapidamente a fazem mudar de ideia. Partindo em sua jornada, as duas garotas acidentalmente acabam liberando a terrível maldição do tesouro por toda a ilha.

Só o poder da amizade poderá acabar com a maldição

Durante toda a história das duas amigas, a narrativa é desenvolvida pelo ponto de vista delas. Esse universo infantil, muitas vezes levam ao aparecimento de muitos elementos mágicos, e nunca fica exatamente claro se tudo está realmente se desenrolando como parecem ou se as crianças estão simplesmente perdidas em suas próprias fantasias. 

À medida que o jogador avança, controlando as duas meninas ao mesmo tempo sozinho – ou com ajuda de um segundo jogador localmente, ou online – as coisas só ficam mais malucas. Em posses de suas bicicletas, Demelza e Nessa pedalam rumo ao perigo combatendo os inimigos utilizando frisbees, balões d’água, desentupidores de vasos sanitários e contam até com ajuda do ganso de estimação de Demelza, chamado Honkers.

Desbloqueie novos poderes para usar contra os inimigos

Voltando a ser criança

O visual cartunesco do game não é à toa. Knights and Bikes é uma ótima opção para quem está tendo o primeiro contato com jogos cooperativos e de exploração. Para os jogadores mais velhos, o game irá parecer demasiadamente simples e até cansativo em alguns momentos. No entanto, possui uma pegada ideal para os pequeninos. Com um desenrolar mais lento e com poucos desafios, experimente jogar com seus filhos, irmãos mais novos ou primos. Infelizmente, o jogo não está em português. O que poderá afastar um pouco os jogadores mirins.

Ao mesmo tempo que é alegre e chamativo, Knights and Bikes não deixa de lado assuntos mais delicados. O game trata de forma melancólica como as atitudes dos adultos afetam a vida das crianças e como a tristeza e a dor são encarados por elas. Numa das primeiras missões do jogo, Demelza conta para Nessa que perdeu a mãe em um acidente. 

De uma forma muito comovente, ela mostra à amiga um santuário que ela mesma construiu, onde ela visita de tempos em tempos para conversar com sua mãe.Momentos como esses ajudam a injetar na narrativa alguma seriedade muito necessária, ao mesmo tempo que risadas e brincadeiras entre as duas não nos deixam esquecer que estamos jogando um título para crianças.

Realidade de fantasia se juntam nessa trama alucinante

Lento até demais

O estilo de combate do jogo, pode ser comparado a um hack and slash simplificado. É possível atacar e se esquivar com facilidade. Mas não espere por muitos momentos assim. As áreas do game são vastas, porém vazias, sem muitos inimigos ou tema musical de fundo. O foco maior é no desenvolvimento de quebra-cabeças e na exploração. Você irá encontrar diversas parafernálias escondidas pelo mapa, que poderão ser trocadas por itens de personalização das bicicletas das garotinhas.

Já contras os chefes, a história é outra. Os combates são frenéticos e criativos, com belas trilhas sonoras. Mas, mesmo jogando com um amigo ou com a ajuda da inteligência artificial do computador, dificilmente esses combates te levarão a um game over. Com foco na cooperação, as garotas poderão curar uma à outra, fazendo um aperto de mão, hi-five!

O modo online é bem fluido e é possível chamar um amigo que possua o jogo para te acompanhar a qualquer momento. Só é recomendado utilizar algum sistema de party on-line para comunicação, uma vez que o jogo não possui apontadores ou gestos, o que pode dificultar o trabalho em equipe.

Compre itens e deixa sua bicicleta do seu jeito

E fique de olho na sua coleção! Caso algum item fique para trás, poderá não ser mais possível retornar para aquel lugar. Mas não se preocupe, embora Knights and Bikes siga de forma linear, ainda é possível recarregar algum capítulo anterior que, no jogo, equivale a um dia na vida das meninas. 

Um convite ao passado

Parecendo mais uma obra maluca vinda do universo de Tim Burton, Knights and Bikes agrada pelo seu visual colorido e pela trama melancólica. Embora a trilha sonora seja tão inexistente quanto a quantidade de inimigos nos gigantescos mapas, ainda assim, o jogo é um belo convite às memórias da infância e aos pequenos jogadores que estão entrando no universo mágico dos games.

Esta review foi feita com uma cópia de PS4 cedida pelos produtores.

Revisão: Jason Ming

Knights and Bikes

7

Nota Final

7.0/10

Prós

  • Visual colorido e chamativo
  • Cooperação e amizade
  • Curva de aprendizado muito coerente

Contras

  • Desenvolvimento muito lento
  • Sem tradução para o Português
  • Trilha sonora praticamente inexistente