review-little-kitty-big-city-switch-1

Review Little Kitty, Big City (Switch) – Desbravando a cidade em quatro patas

Como seria viver como um gato passeando por uma amigável cidade e fazendo amigos? É o que vemos em Little Kitty, Big City, um simulador de vida felina que te coloca para espalhar o caos pelo mundo e ajudar outros animais.

Desenvolvimento: Double Dagger Studio
Distribuição: Double Dagger Studio
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Simulação
Classificação: Livre
Português: Sim (legendas e interface)
Plataforma: PC, Switch, Xbox One, Xbox Series S|X
Duração: 2 horas (campanha)/5 horas (100%)

Dando uma voltinha antes de voltar pra casa

Alguns humanos também te fazem carinho
Pessoas andam pela rua e você pode se esfregar nas pernas delas ou derrubá-las

A premissa do jogo é bastante simples. Você é um simpático gatinho preto que mora em um andar alto de um prédio e, durante uma soneca na janela, acaba escorregando e cai lá embaixo. Sua missão é, portanto, apenas voltar ao seu apartamento para continuar sua soneca, e, para isso, conta com a ajuda de um amigo corvo. Você pode fazer outros amigos animais pela cidade nesse caminho até voltar ao seu lar.

A “grande cidade” do título do jogo é um pouco exagerada – digamos que temos aqui apenas algumas quadras que você pode explorar. E explorar é a palavra de destaque, pois é o foco do jogo. Pouco após assumir o controle do gato, você recebe uma missão do corvo e após completá-la, fica livre para explorar o ambiente, podendo descobrir tudo o que a cidade tem a oferecer ou focar em voltar logo à sua casa.

Um gato fazendo coisas de gato

Também é possível comprar chapéus na loja do corvo
Você encontra vários chapéus pela cidade para personalizar o felino

O jogo é uma aventura relativamente simples, com o gato podendo correr, agachar, pular, miar, escalar, dar tapinhas e fazer algumas poses, como espreguiçar – em resumo, bastante parecido com o que os felinos da vida real fazem. Com essas ações ao seu dispor, você pode explorar o mundo e realizar missões, fazer amigos para ajudá-los, atrapalhar humanos e espalhar o caos.

O mundo aberto é bastante denso e divertido. Há vários diálogos com os animais que você encontra pelo caminho, cada um com sua personalidade e que te fazem os mais diversos pedidos. Além dessas missões, você também pode completar conquistas realizando várias atividades, como destruir vasos, chutar bolas no gol, derrubar pessoas ou receber carinho delas, entregar ossos para cachorros, entre várias outras. A exploração quase sempre é recompensadora, encontrando itens de missões, de conquistas, ou tiricuticos (a moeda do jogo) e chapéus para decorar o bichano.

Nem tudo é divertido

Você pode viajar rapidamente pelos bueiros controlados pela guaxinim
Mapa ajuda pouco a se localizar pela cidade

Mas, infelizmente, a premissa é melhor do que a implementação. Apesar do contexto divertido e das ótimas ideias, a gameplay de Little Kitty, Big City deixa a desejar em alguns momentos. Os controles não são muito responsivos e frequentemente você se encontrará com o gato não indo para onde você quer. Algumas coisas, como carregar bolas até algum lugar, podem ser bastante frustrantes. Fazer algumas missões pode ser um pouco chato porque é fácil ficar meio perdido no mundo, pois o mapa pouco ajuda. Enfim, a exploração, que é o destaque do jogo, nem sempre é prazerosa, o que certamente é grave num jogo onde desbravar o mundo é o seu principal ponto.

Infelizmente, problemas atrapalham a aventura

Porém, subir em beiradas como essa pode ser frustrante e cair é fácil
Você pode escalar prédios e carregar coisas pela boca

Além disso, bugs são muito comuns no jogo, incluindo alguns que te deixam trancado e obrigam a sair e reiniciar o jogo. Para exemplificar, nas poucas horas de duração do game tive um bug em que um item desapareceu, tornando impossível completar aquela missão em específico. Também aconteceu outro que fez com que, por algum motivo, um diálogo passado fosse apresentado na tela sempre que eu carregava meu save.

Visualmente, o jogo é bastante agradável. Ainda que os gráficos sejam relativamente simples, a direção de arte é bonita e o mundo é bastante colorido, mas é uma pena que, ao menos no Switch, a resolução seja relativamente baixa e o jogo sofra alguns problemas de desempenho.

Não é ruim, mas tinha muito mais potencial

Little Kitty, Big City é um jogo com uma ótima premissa, um mundo divertido e bem desenvolvido, mas a gameplay pode deixar um pouco a desejar. Não chega a ser ruim e vale experimentar a curta aventura, mas fica a sensação de que poderia ser muito melhor aproveitado.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Little Kitty, Big City

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Mundo colorido e divertido
  • Ótimos personagens
  • Várias tarefas e conquistas para completar

Contras

  • Controlar o gato não é sempre agradável
  • Bugs diversos
  • Falta polimento no geral