Double Dragon & Kunio-kun: Retro Brawler Bundle Capa

Review Double Dragon & Kunio-kun: Retro Brawler Bundle (Switch) – A história sendo feita

Recentemente a Arc System Works nos trouxe uma feliz coletânea, de nome Double Dragon & Kunio-kun: Retro Brawler Bundle, com nada menos do que 18 jogos ao todo, contendo clássicos bastante renomados do gênero briga de rua (conhecido na gringa como brawler ou beat ‘em up). Como o próprio nome já deixa claro, o catálogo contém vários games da série Double Dragon e Kunio-kun, além de muitos spin-offs da série Kunio-kun, que conhecemos nas Américas mais pelo nome de River City Ransom, e outros jogos que foram completamente transformados para se adequar à uma abordagem ocidental por questões culturais da época.

Desenvolvimento: Arc System Works
Distribuição: Arc System Works
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Ação, Esporte, Luta, Multiplayer
Classificação indicativa: 10 anos
Português: Não
Plataformas: Switch e PS4
Duração: Sem registros

Enorme quantidade de jogos disponíveis

Atualizando clássicos

A apresentação da coletânea é bem organizada, apresentando uma lista com todos os jogos disponíveis, várias formas de organização (ordem cronológica, alfabética, etc), além de um texto explicando cada um dos títulos e seu enredo, como também opções de versões transitando entre a original e aprimorada de cada – e suas melhorias técnicas. A maior mudança das versões clássicas para as corrigidas ficar por conta da correção de flickering – tela piscando por falta da baixa quantidade de memória dos consoles originais -, frame reate e bugs gerais.

Fora isso, também temos presente o recurso de save state, o que permite continuar de qualquer ponto registrado dentro de um jogo qualquer. Apesar do chamariz, não temos como mapear botões para realizar o salvamento e o carregamento de forma rápida, obrigando o jogador a acessar o menu toda vez para realizar a ação. A lista extensa da coletânea prestigia os seguintes jogos:

  • DOUBLE DRAGON
  • DOUBLE DRAGON Ⅱ
  • DOUBLE DRAGON Ⅲ
  • Renegade
  • Super Dodge Ball
  • River City Ransom
  • Crash’n the Boys Street Challenge

Jogos não lançados oficialmente nas Américas:

  • Nekketsu Renegade Kunio-kun
  • Nekketsu High School Dodgeball Club
  • Downtown Nekketsu Story
  • Nekketsu High School Dodgeball Club – Soccer Story
  • Downtown Nekketsu March Super-Awesome Field Day!
  • Downtown Special Kunio-kun’s Historical Period Drama!
  • Go-Go! Nekketsu Hockey Club Slip-and-Slide Madness
  • Surprise! Nekketsu New Records! The Distant Gold Medal
  • Nekketsu Fighting Legend
  • Kunio-kun’s Nekketsu Soccer League
  • Nekketsu! Street Basketball All-Out Dunk Heroes
Aquele que conhecemos como River City Ransom

Jogos que ainda dão um caldo

Quando falamos de Double Dragon e Kunio-kun, temos que lembrar que são títulos nascidos lá nos anos 80, com alguns poucos games vindo na década seguinte. Portanto, é necessário ter em mente que todas as obras contidas nesta coletânea são frutos da época, algumas resultando em experiências relativamente complicadas no dia de hoje. Um bom exemplo disso é o segundo jogo da família Double Dragon, onde o personagem possui dois botões de ação, chute e soco, mas que mudam de função conforme a direção em que o personagem se encontra. O primeiro Kunio-kun, denominado Nekketsu Renegade Kunio-kun, é outro excelente caso de um título que hoje em dia é considerado algo lento, com jogabilidade dura e controles complicados.

Ou podemos falar também de fórmulas punitivas inspiradas no formato arcade,  cuja derrota lhe traz uma tela de game over sem chance de continuar jogando novamente. É triste não existir uma forma de driblar decisões do gênero fazendo uso do menu interno da coletânea, onde poderia muito bem ter sido introduzido uma opção de vidas infinitas ou trapaças para ativar e desativar de forma fácil e clara.

É realmente uma fórmula ultrapassada e um estilo de jogo que agrada mais aos “velhos de guerra” amantes dos fliperamas que devoravam suas fichas, sendo algo bem menos convidativo se o jogador for um recém chegado.

Futebolzinho diferenciado

Mesmo assim, existem games curiosos que causam estranheza e ao mesmo tempo curiosidade nos dias de hoje, como o futebol. O jogador fica restrito ao controle de apenas um personagem durante a partida, entretanto é possível configurar ações dos companheiros de equipe de forma interessante, como torná-los mais agressivos para retirar a bola dos adversários, arriscar mais chutes a gol e buscar passar sempre a bola para você. É uma fórmula diferente, mas de uma forma curiosa no bom sentido.

Já em outros títulos como River City Ransom (a versão norte americana de Downtown Nekketsu Story), é incrível como os comandos respondem bem e as mecânicas funcionam de forma agradável ainda atualmente, sem ficar devendo muito para games recentes do gênero beat ‘em up no fator diversão.

O bundle diverte ao extremo, mesmo com vários jogos sendo apenas versões ocidentais das originais japonesas. São 3 jogos da série Double Dragon e 15 de Kunio-kun, entre eles o divertidíssimo Surprise! Nekketsu New Records! The Distant Gold Medal que traz um compilado de vários esportes numa abordagem bastante arcade e engraçada, como a natação onde é possível esmurrar o adversário e esgotar seu oxigênio. Ou a corrida com obstáculos, a qual exige atenção para abaixar em barras mais altas e pular nas mais baixas.

Não posso deixar de fora mais uma vez o dodgeball, que não fica devendo praticamente nada para jogos como Mario Sports Mix de Wii, me lembrando bastante de sua jogabilidade no quesito qualidade. É incrível como um título tão antigo do console NES é capaz de ter um nível de diversão tão contemporânea.

Você é uma pessoa que prefere jogos de luta? Ótimo! Kunio-kun também disponibiliza o spin-off Fighting Legends, onde o tema é uma espécie de luta livre nos cenários mais malucos que você possa imaginar. É realmente uma coleção de games completíssima para todos os gostos.

Multiplayer online

O desejado modo online

Felizmente a Arc System se preocupou em trazer um recurso não muito comum para o gênero, o suporte ao modo online. Como um extra, há a presença de conquistas internas, as quais liberam novos avatares para serem usados nos lobbies. Mesmo sendo um recurso bastante desejado nos dias de hoje dada a situação de pandemia em que estamos vivendo, nem tudo são flores e algumas decisões decepcionam.

Apesar da coletânea como um todo oferecer pesquisa de salas, matchmaking com pessoas ao redor do mundo e partidas privadas entre amigos, o pacote como um todo carece de pequenos ajustes para tornar a experiência algo mais fino e bem acabado.

Double Dragon travadão

Primeiramente o input delay é notável se comparado ao jogo offline. É provável que as partidas são hospedadas de forma direta (peer-to-peer), onde a comunicação se dá por meio do host e os clientes da sessão. Porém, como existe uma pesquisa de sala, há uma suspeita também dos recursos online serem dependentes de um servidor oficial, portanto não dá para ficar esperançoso em relação à longevidade da existência do suporte em alguns anos – se este for o caso.

Apesar de um pouco de atraso nas respostas dos comandos, a jogatina foi satisfatória como um todo nos jogos brawler, apresentando um desconforto maior apenas em games de esporte que exigem mais agilidade e precisão, como o dodgeball (conhecido por nós como queimado), futebol, basketball, hockey e triatlo. No começo tudo é engraçado por causa das trapalhadas em que os jogadores acabam se metendo, mas em poucos minutos a desistência bate à porta.

Queimada free for all

Já nos títulos de briga de rua, não senti irritação a ponto de jogar a toalha por não ter a necessidade de comandos tão rápidos e ágeis. O sistema de conexão entre os jogadores lembra bastante o praticado nos apps SNES e NES do Switch online, onde aparecem os avatares das pessoas conectadas enquanto apenas o host tem permissão de controle total de reset e outras funções administrativas.

Infelizmente não há save state ou opção de cheats e extras no modo online, por isso acabei me encontrando frustrado ao jogar títulos como Double Dragon que não te dão uma segunda chance, como citado anteriormente.

Nadando para a vitória

Mais uma vez, fiquei bem triste com a falta de opção do online com dois jogadores no mesmo console, obrigando todos no lobby a estarem sozinhos em seus respectivos Switch. Bom, ao menos o Joycon destacado na horizontal é um recurso compatível.

Vários títulos que arrancam um sorriso

O bundle de Double Dragon e Kunio-kun é completamente satisfatório por conta de várias pérolas contidas no pacote – especialmente os jogos Kunio-kun -, e vale um destaque por haver a opção de ordenação dos jogos de forma cronológica. A experiência acaba sendo algo próximo à uma visitação ao museu, onde é possível conhecer os títulos que foram lançados no decorrer dos anos. Como um recém chegado na franquia Double Dragon e principalmente na de Kunio-kun, e ter o conhecimento de ambas apenas através de vídeos e artigos, para mim foi basicamente ver a história sendo feita e ter a chance interagir com tudo isso. Infelizmente, o pacote fica devendo em recursos mais contemporâneos para tornar os jogos mais acessíveis.

Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Double Dragon & Kunio-kun: Retro Brawler Bundle

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Vasta coleção de jogos
  • Save state
  • Múltiplas versões
  • Multiplayer online
  • Títulos que funcionam bem ainda hoje

Contras

  • Online vazio
  • Multiplayer online input delay
  • Sem opção de cheats e recursos extras
  • Game design punitivo