Little Nightmares Android capa

Review Little Nightmares (Android) – Um port assustadoramente competente para jogar na palma da mão

Little Nightmares chegou ao Android com uma responsabilidade enorme: manter intacta a atmosfera opressiva, a tensão constante e a jogabilidade envolvente que fizeram do jogo um clássico moderno nos consoles e PCs. Felizmente, o resultado é extremamente positivo. Publicado pela Playdigious — que já se consolidou como referência quando o assunto é adaptar jogos premium para dispositivos móveis — o port traz quase toda a magia (e os arrepios) da experiência original para smartphones e tablets com surpreendente eficiência.

Desenvolvimento: Playdigious
Distribuição: Playdigious
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Plataforma, Aventura, Terror
Classificação: 12 anos (Violência, Medo)
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, Android, iOS, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, Switch 2, PS4, PS5
Duração4 horas (campanha)

Controles touch que funcionam como se o jogo tivesse nascido no mobile

Cena de protagonista se pendurando na alavanca
Puzzles estão por toda parte

Grande parte do sucesso dessa adaptação vem do fato de que Little Nightmares utiliza uma jogabilidade simples e muito baseada em movimentação lateral, exploração e interação com cenários. No mobile, o analógico virtual permite movimentar Six em todas as direções com bastante fluidez — algo que se encaixa perfeitamente no gesto natural do polegar deslizando pela tela, como já fazemos em apps e redes sociais diariamente.

Interagir com objetos, puxar alavancas, arrastar caixas e escalar ambientes funciona bem por meio de toques simples e direcionais intuitivos. É uma daquelas raras situações em que o controle por toque parece natural em um jogo originalmente pensado para consoles.

Suporte a controles físicos aprimora ainda mais a experiência

Momento de pulo entre penhascos
Jogar no touch é desafiador, mas aqui temos suporte a controles físicos

Após algum tempo do lançamento, o port ganhou suporte a controles físicos como os de Xbox e Switch via Bluetooth. No geral, os botões estão bem mapeados e tornam a experiência ainda mais próxima das plataformas originais, especialmente para quem prefere maior precisão nos movimentos.

No entanto, houve alguns problemas pontuais com o controle do Switch. O maior ponto negativo aqui é que não há opção de remapeamento livre dos botões — algo que poderia ajudar a contornar essas inconsistências.

Atmosfera preservada com maestria — fones de ouvido são obrigatórios

cena de escuridão e luz
O jogo é imersivo até mesmo na tela do telefone

A estética grotesca, os cenários opressores, a iluminação dramática e os sons perturbadores continuam impecáveis no Android. A direção de arte continua sendo a alma da experiência, e a atmosfera bizarra e sufocante funciona incrivelmente bem em uma tela pequena — especialmente se você jogar com fones de ouvido, onde os sussurros, rangidos e passos ecoam diretamente no seu psicológico.

Embora o port seja excelente, nem tudo é perfeito. Alguns pulos podem ser um pouco imprecisos em momentos de maior pressão, e é comum ficar preso em partes do cenário enquanto corre, o que pode levar a mortes acidentais. Esses contratempos são irritantes, mas não constantes o suficiente para comprometer a experiência. No geral, a qualidade da adaptação compensa esses deslizes.

Um port que faz jus ao original

Little Nightmares no Android mostra como ports bem planejados podem funcionar surpreendentemente bem no mobile, especialmente quando a publisher entende o comportamento do público mobile — algo que a Playdigious domina. A portabilidade preserva o medo, a tensão e a genialidade visual da jornada de Six, entregando uma experiência envolvente, assustadora e incrivelmente imersiva no bolso.

Cópia de Android cedida pelos produtores

Little Nightmares

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Suporte a controles físicos
  • Roda muitíssimo bem

Contras

  • Sem os mesmos gráficos dos consoles
  • Bugs nos controles touch