review-marvel-cosmic-invasion-pc-1

Review Marvel Cosmic Invasion (PC) – Distribuindo socos com heróis como nos velhos tempos

Seguindo uma tradição que produziu ótimos jogos nos anos 90, mas que infelizmente foi abandonada ao longo do tempo, Marvel Cosmic Invasion é um novo beat ’em up com heróis da editora, trazendo uma jogabilidade bastante divertida, um elenco grande e ótima pixel art.

Desenvolvimento: Tribute Games
Distribuição: Dotemu
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Ação
Classificação: Livre (linguagem imprópria, violência fantasiosa)
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Switch 2, Xbox Series S|X
Duração: 3.5 horas (campanha)/20 horas (100%)

Evite a destruição do universo

Raio Beta Bill é um dos personagens pouco conhecidos que temos no jogo
Fases são simples e diretas, com alguns elementos únicos em algumas

O enredo de Cosmic Invasion é simples: consiste em um plano do vilão Aniquilador para conquistar o universo. Os heróis passam por vários cenários tradicionais das franquias da editora para derrotar vilões e evitar o grande plano do Aniquilador. Há algumas cenas no início e no fim de fases, e diálogos rápidos aqui e ali, mas nada muito elaborado.

Não acho que isso seja um problema para um jogo desse gênero, em que a jogabilidade é o foco. De qualquer forma, todos os personagens são dublados e há pequenas interações específicas entre eles, além de referências ao universo ao longo das fases. Assim, percebemos que, ainda que a apresentação seja minimalista, houve bastante esmero e cuidado dos desenvolvedores com o material-fonte.

O game é um beat ’em up tradicional como nos anos 90, sem grandes pretensões, mas muito bem feito. Há algumas diferenças no modo campanha e também o modo arcade. Você escolhe dois personagens e pode alternar livremente entre eles ao longo das fases — a menos que um deles morra. Quando os dois morrem, é game over e você deve reiniciar o estágio. Já o modo arcade se assemelha mais aos jogos antigos, onde você passa pelas fases, mas sem subir de nível, sem liberar personagens e com um determinado número de continues, além de não poder salvar. Também é possível usar alguns modificadores para facilitar ou dificultar o jogo.

Elenco grande e diversificado

Da mesma forma, os cenários acontecem em diversos lugares das franquias
Há inimigos de diversos mundos da Marvel, como os sentinelas dos X-Men

A jogabilidade é relativamente simples, com um botão de ataque, de pulo, de golpe específico e de golpe especial. Há um botão de defesa, no qual alguns personagens se esquivam e outros bloqueiam. E há o botão de interação, onde você pode trocar de personagem ou chamar temporariamente seu companheiro para ajudar no seu combo. Ao apertar o botão de pulo duas vezes, os personagens que voam permanecem no ar, o que é útil para enfrentar monstros aéreos.

O elenco de 15 personagens é bastante generoso para um beat ’em up. Começamos com 11 lutadores disponíveis, e outros 4 serão liberados ao longo da campanha. Temos desde personagens básicos esperados em qualquer jogo atual do universo Marvel, como Homem-Aranha, Capitão América e Homem de Ferro, até heróis menos tradicionais, como Mulher-Hulk, Nova e Phyla-Vell. Dado o gigantesco elenco de heróis da editora, nenhum jogo terá êxito em agradar a todos os jogadores, mas aprecio a decisão dos desenvolvedores de incluir personagens não tão conhecidos em meio aos mais tradicionais.

Particularmente, achei que o jogo encontrou um equilíbrio ótimo entre variedade e profundidade. Como a jogabilidade é relativamente simples, é fácil pegar um novo personagem e sair distribuindo socos, ao mesmo tempo em que cada herói possui diferentes tipos de ataques e atributos, além de esquivar ou bloquear, fazendo com que você acabe encontrando seus preferidos para seu estilo de jogo.

Simples, mas com variedade

Todos os diálogos também são dublados, incluindo vozes ao longo das fases
Pequenas cenas estáticas entre as fases dão o andamento à narrativa

Seria muito difícil desenvolver um jogo com 15 personagens complexos e diferentes — certamente teríamos um elenco menor. Além disso, seria mais complicado aprender a jogar com qualquer um, o que desestimula experimentar todo o elenco. Assim, achei que Cosmic Invasion fez um ótimo trabalho ao criar personagens relativamente simples, mas com bastante personalidade e habilidades específicas, estimulando o uso de todos eles. E, claro, o fato de usarmos dois personagens por vez também é bastante legal, o que deixa o jogo mais dinâmico.

Os personagens também ganham experiência ao final das fases e sobem de nível, aumentando sua força, vida e uma habilidade passiva. Assim, ainda que o game não tenha vidas no modo campanha (ao morrer, acabou), você vai ficar mais forte para a próxima tentativa, além de poder experimentar com outros personagens, já que achei que alguns chefes podem apresentar uma dificuldade muito diferente dependendo de quem você estiver controlando. 

Pixel art de primeira

Ou você pode tentar com os mesmos personagens, uma vez que ao morrer você ganha experiência e pode ficar mais forte
Alguns chefes podem dar dor de cabeça, incentivando a tentar com outros personagens

Visualmente, o game é excelente, com uma pixel art incrível e bem animada. Além dos modos campanha e arcade, temos uma galeria com fichas dos personagens e músicas. Como no clássico X-Men de arcade, o multiplayer é para até 4 jogadores ao mesmo tempo, local ou online. Ou seja, podemos ter até 8 personagens simultâneos na tela, criando um caos lindo de se ver. O online funciona bem e é possível jogar tanto com amigos ou em salas abertas criadas por outros jogadores.

Espero que venha mais por aí

Marvel Cosmic Invasion é um deleite para os fãs de beat ’em up, especialmente para quem cresceu com títulos como esses na era de ouro do gênero. Ainda que não vá além do esperado no estilo, é um jogo muito bem feito e divertido, que certamente agradará a quem gosta de sair pelas ruas dando porrada, seja em Nova York ou em Asgard.

Cópia de PC fornecida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Marvel Cosmic Invasion

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Elenco grande e variado
  • Ótimos gráficos em pixel art
  • Crossplay entre todas as plataformas

Contras

  • Pouco conteúdo além da campanha principal
  • Fases são simples