Monster Energy Supercross The Official Videogame 6 (PS5) é o novo título da série de motocross. Mesmo sem grandes novidades em relação ao título anterior, essa nova versão se mostra competente ao oferecer uma jogabilidade precisa, desafiadora e divertida.
Desenvolvimento: Milestone
Distribuição: Milestone
Jogadores: 1-2 (local) e 1-12 (online)
Gênero: Corrida
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC
Duração: 6 horas (campanha)/14 horas (100%)
Tornando-se um campeão
O modo Campanha de MES 6 acompanha um protagonista criado pelo jogador em sua jornada e ascensão ao estrelato. O jogo possui três categorias de disputas: Iniciante, Amador e Profissional. Elas diferem no número de eventos em cada campeonato disponível, e a disputa é realizada pelo acúmulo de pontos corrida-a-corrida de acordo com a posição no pódio.
Realizar manobras nos saltos, aterrissar de forma limpa, completar voltas sem bater e terminar os eventos concede pontos de experiência que aumentam o nível de Prestígio do piloto. Subir esse nível permite usar pontos de habilidade para comprar melhorias de pilotagem que tornam o controle da moto mais eficiente nas diversas situações da pista.
Pilotar as motocas, controlar os saltos e aterrissagens e realizar manobras no ar são os desafios principais da jogabilidade, que são complementados com os diversos desafios impostos pelos traçados das pistas. Curvas acentuadas, elevações de diversos níveis e rampas íngremes exigem ao máximo do piloto que deseja ter os melhores tempos e as melhores colocações.
É possível selecionar até três níveis de dificuldade, que ajustam opções como nível de habilidade da inteligência artificial, controle manual do peso do piloto e frenagem frontal e traseira. São diversas opções que atendem a jogadores casuais e hardcore.
Além das competições de corrida, desafios de treino estão disponíveis, como corridas contra o tempo, passagem por obstáculos, exibição de manobras e coleta de itens especiais em pistas únicas.
Embora tenha uma variedade de atividades aparentemente ampla, o modo principal é relativamente raso. Por mais que as pistas sejam bem variadas em seus traçados e designs visuais, a disputa apenas por pontuação pode te cansar rápido, embora seja uma representação realista no que diz respeito ao esporte em que o jogo é baseado.
Para completar o pacote, Monster Energy Supercross 6 oferece um modo online variado que coloca o jogador contra outros 11 oponentes em disputas online, elevando o nível de desafio dos eventos que são escolhidos por votação entre as partidas.
A boa notícia para quem gosta de competir contra rivais globais é que o jogo conta com ambiente crossplay entre suas plataformas, em partidas que rodam lisas e com conexão estável. É um incentivo a mais para quem busca longevidade com o jogo.
Piloto fashionista
O piloto pode ser personalizado com um número alto de capacetes, óculos de proteção e botas de corrida. Há cores para todos os gostos, possibilitando a criação de conjuntos especiais de acordo com o gosto do jogador.
Os macacões e as motos, por outro lado, possuem cores associadas aos patrocinadores que o jogador escolhe durante o modo campanha. Cada patrocinador oferece objetivos extras que rendem dinheiro para a compra de novos equipamentos, bem como cores próprias para seus macacões e motos.
Visualmente, Monster Energy Supercross 6 é bem agradável, especialmente nos detalhes das pistas, pilotos e motos. A lama voando durante as curvas, grudando nos pneus e na lataria da moto, assim como o macacão do piloto mexendo durante os saltos mais altos são detalhes minúsculos, mas que enriquecem a experiência visual e provam o comprometimento e atenção dos desenvolvedores.
Feito para os fãs de motocross
Monster Energy Supercross The Official Videogame 6 é um jogo feito especialmente para fãs do esporte. O resultado é uma experiência bem produzida, com belos visuais e designs de pista variados e desafiadores, mas que conta com poucos modos de jogo para o jogador investir seu tempo.
Cópia de PS5 cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong