Monster Energy Supercross 5

Review Monster Energy Supercross: The Official Videogame 5 (Xbox Series S) – Não muito amigável, mas cheio de conteúdo

Decidi experimentar o mais novo Monster Energy Supercross: The Official Videogame 5 como um novato total em toda essa cena de motocross, e estava procurando algo com uma jogabilidade mais focada em arcade. Bem, aqui vou compartilhar meus pensamentos sobre como o encontrei, e se eu estava enganado ou não por pensar nele como algo arcade.

Desenvolvimento: Milestone S.r.l.
Distribuição: Milestone S.r.l.
Jogadores: 1-2 (local) e 1-12 (online)
Gênero: Esporte, Corrida, Simulação
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PS4, PS5
Duração: Sem registros

Motocross para quem já conhece

Controles não tão amigáveis para novatos
Controles não tão amigáveis para novatos

O jogo de motocross da Monster tem tudo a ver com correr na lama com sua moto, como você provavelmente imaginaria. Cada pista é dividida por seções, cada uma das quais exigirá que você pilote sua bicicleta da melhor maneira possível para alcançar algumas pequenas conquistas ao longo da corrida. Quanto mais “limpo” você fizer até o final das sessões e quanto menos erros cometer, mais pontos ganha para compor sua pontuação total, subindo sua posição na tabela de classificação em tempo real. Depois de terminar uma pista, você obtém a moeda do jogo para comprar novos itens cosméticos para personalizar seu personagem e seu respectivo veículo.

Além do modo carreira, no qual você precisa passar por algumas corridas para terminá-lo, existe o modo de evento único. Aqui, você pode escolher entre uma quantidade generosa de pilotos famosos, além de visuais customizados e oficiais para sua moto e seu capacete – quais novos podem ser comprados no modo customização.

Escolhe entre pilotos famosos da vida real
Escolhe entre pilotos famosos da vida real

Quanto ao tipo de evento, há o One Shot, que oferece apenas o Main Event; o Semi-Pro permite que você jogue o Main Event depois de passar pelo Qualifying; e finalmente o The Real Thing levará a todos os oficiais, sendo eles Qualifying, Heat, Last Chance Qualifier e o Main Event. Além disso, também podemos configurar a duração da corrida (o que eu realmente gostei de saber), o tipo de evento (Padrão 250 oeste/leste ou Tríplice Coroa) e a dificuldade da IA.

Não é para todos, infelizmente

Quando correr sem quedas, ganhará mais pontos
Quando correr sem quedas, ganhará mais pontos

Infelizmente, verdade seja dita: este jogo não é para todos os tipos de jogadores. Aqueles que se consideram mais casuais terão alguns problemas para tentar dominar o esquema de controles. Supercross 5 não é o melhor jogo de motocross amigável para iniciantes do mundo, nem o mais fácil de jogar. Isso vale mesmo para quando personalizamos vários aspectos da jogabilidade para influenciar a jogabilidade a ir para um lado mais casual da coisa.

Os controles são razoavelmente sensíveis e seus erros não são perdoados, além de ser complicado pegar o jeito de manter o fator de equilíbrio através do analógico certo para ajustar a posição do corpo, etc. O bom é que existe uma opção para personalizar muita coisa em relação aos controles, então encontrei uma maneira de me inclinar para uma abordagem mais simples, embora não conseguisse decidir se isso era 100% adequado ao meu gosto.

Visão em primeira pessoa
Visão em primeira pessoa

Além de tudo isso, não há como diminuir a duração das corridas durante o Modo Carreira, o que pode desencorajar algumas pessoas. Incomodou-me no primeiro momento, pois estou acostumado a jogos que me permitem terminar uma corrida em menos de 4 minutos. Não posso deixar de pensar que deveria haver uma maneira de reduzir a duração de 8 minutos pela metade. Se isso não é o que você gosta, você provavelmente ficará entediado na segunda pista da carreira devido aos longos períodos de tempo.

Conteúdo extra e online

Seletor de eventos no Free Roaming
Seletor de eventos no Free Roaming

Você quer bancar o artista? Pois que assim seja! Você pode criar seu próprio capacete e adesivos personalizados, além de ser possível baixar os criados pela comunidade. Também podemos personalizar nossos pilotos, apesar de não termos muitas opções de escolha quando se trata de rosto, formato do corpo e coisas dessa natureza. Quer mais coisas personalizáveis? Há também a opção de editar pistas, criando a sua única, adicionando obstáculos e rampas por todo o lado.

Se quiser levar sua criatividade a um outro nível, há o concurso de editor de pistas, através do qual você pode enviar sua criação para participar e ganhar prêmios na vida real. As faixas criadas pela comunidade também podem ser baixadas, sem mencionar alguns filtros para ativar e escolher as mais bem avaliadas.

Modo foto com filtros diversos
Modo foto com filtros diversos

O multiplayer online também é existente, e você pode criar e participar de lobbies públicos ou privados com amigos e aleatórios. Sem conexão com a internet ou sem intenção de ser humilhado por pessoas no modo online? Portanto, experimente o recurso de tela dividida, assim como nos velhos tempos. Está com problemas para dominar os controles? Então entre na Futures Academy, que funciona como um tutorial para controles e acrobacias.

Finalmente, há o Free Roaming que permite explorar uma espécie de cenário aberto em frente a um belo lago e participar de eventos como Time Attack e Racing na respectiva área; além do modo Campeonato disponível no menu principal, separado entre Official e Custom. Cada modo lhe dará dinheiro e itens colecionáveis, para você usar na loja para comprar itens cosméticos e outras coisas ao longo do jogo. Além disso, há um monte de DLC para comprar, o que felizmente não afetará seu jogo se você decidir não fazê-lo.

Diversão semi-realista com toques arcade

Monster Energy Supercross 5 pode não ter as boas-vindas mais calorosas no universo dos jogos de motocross para os novatos, mas é muito divertido se você puder aguentar por quase 10 minutos no modo Carreira e manter seu equilíbrio para você não cair de sua moto. As coisas arcade não estão tão presentes aqui, mas podemos ter um gostinho disso entrando no modo Free Roaming, que oferece um cenário lindo no qual podemos explorar e iniciar eventos. Além de tudo isso, existe o modo Online, no qual você pode criar salas públicas e privadas, ou simplesmente entrar em uma já existente. Reiterando: apesar de não ser muito amigável, Monster Energy Supercross: The Official Videogame 5 oferece bastante para se fazer, além de uma ferramenta de construção de pistas que adiciona um fator replay infinito.

Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores

Monster Energy Supercross: The Official Videogame 5

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Diverte quando você pega o jeito
  • Multiplayer online e local de tela dividida
  • Construtor de pistas pra comunidade
  • Conteúdo personalizado

Contras

  • Me julgue, mas eu queria uma opção de não cair
  • Opções um pouco mais arcades não fariam mal
  • Corridas no Career mode muito longas
  • Trilha sonora não é grande coisa
  • Muitos DLC intimidam, mesmo que não obrigatórios