Pecaminosa: a Pixel Noir Game Capa

Review Pecaminosa: a Pixel Noir Game (PC) – A cidade do crime

A temática Noir é reconhecida por muitas características, mas as principais são um ambiente urbano opressor que corrompe os melhores homens, uma trama policial, um bom jazz e um protagonista anti-herói que salva, mas também mata. Como o próprio título já exprime, Pecaminosa: a Pixel Noir Game é um RPG policial que possui todas essas características, e muito mais.  

Desenvolvimento: Cereal Games

Distribuição: BadLand Publishing

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Ação, RPG

Classificação: 14 anos

Português: Não

Plataformas: PC

Duração: Sem registros

Tiro, investigação e pixels

Charlie e seus capangas

Pecaminosa é uma cidade dominada pelo crime e corrupção. Nesse limbo urbano, um ex-detetive chamado John Souza passa seus dias se embebedando até não aguentar mais. Numa noite qualquer, Charlie, um gângster morto por John, entra no apartamento do ex-detetive e informa que seu antigo parceiro da polícia está desaparecido. Em troca de informações, John deve fazer um simples favor a Charlie: matar os antigos companheiros do gângster para que ele tenha um lugar no céu. Dadas as circunstâncias, Souza sai pelas ruas de Pecaminosa para investigar – e matar. 

Os desenvolvedores não estavam de brincadeira ao colocarem o subtítulo do jogo de “a Pixel Noir Game”. O estilo artístico em pixels, mais a história e um jazz de fundo são ingredientes homogêneos que criam uma atmosfera digna de filme dos anos 40, época em que o estilo Noir foi consagrado. Andar pelas ruas de Pecaminosa com esses elementos exprime uma sensação única de melancolia, solitude e suspense.

John sozinho nas ruas de Pecaminosa.

Dando mais atenção à história, ela é dividida em três capítulos, mas que são bem rápidos de se completar, levando em torno de 4 horas para finalizar o jogo. No geral, o enredo é interessante pela sua combinação com a arte de Pecaminosa, e também pelas reviravoltas no decorrer do enredo. Em contrapartida, o game não conta com legendas em português, o que pode frustrar qualquer jogador, até mesmo os que entendem o idioma. Em todas as conversas possuem gírias específicas da época ambientada, que são difíceis de encontrar o significado na internet.

A vida de um ex-detetive

Pecaminosa: a Pixel Noir Game é um RPG bem simples, que não se arrisca muito. Descobrir novas partes da cidade, enfrentar inimigos ou interrogar suspeitos são as únicas formas de conseguir experiência para o personagem. Ao subir de nível, 2 pontos de habilidade são obtidos para gastar no sistema L.I.F.E. 

Esse modelo de aprimoramento é dividido em: Luck (sorte), Intelligence (inteligência), Force (força) e Endurance (resistência). O John sortudo desvia de balas e encontra dinheiro facilmente, o inteligente tem uma mira melhor e consegue fazer boas negociações, já o forte têm mais vida e causa mais dano, e o resistente é mais rápido. Utilizar um conjunto de roupas pode adicionar pontos extras, por exemplo, as roupas de policial dão 3 pontos de força. Dependendo do nível dos atributos, novos diálogos são liberados. 

A cidade que nunca dorme

Pecaminosa é dividida em 6 distritos. As ruas da infame cidade são liberadas para serem exploradas, tornando-se um mundo aberto bem pequeno. Porém, você não irá encontrar missões secundárias e nem muitos minigames, mas apenas o bom e velho Blackjack, ou melhor, 21. Lojas de bebidas também estão espalhadas vendendo remédios que aumentam a sorte, Whisky e balas para as armas.

Um ponto primordial da cidade são os adversários que John irá cruzar. Na maioria do tempo, capangas e cachorros são enfrentados, mas não oferecem nenhum perigo. Em capítulos específicos, zumbis e aranhas gigantes são os maiores vilões enfrentados. Porém, nenhum dos mencionados se comparou com os chefes: eles são muito maiores que John e podem matá-lo com apenas um ataque. Derrotá-los é um pequeno sufoco, mas, que no fim, acaba sendo bem divertido.

Muitos pecados para pouca bala

Pecaminosa: a Pixel Noir Game consegue expressar uma atmosfera charmosa que faz com que o jogador se sinta em um filme dos anos 40. A combinação esplêndida de história, visual e música são os grandes influenciadores dessa experiência, demonstrando a meticulosidade dos desenvolvedores. Contudo, aqueles sem muito conhecimento de inglês irão perder grande parte dessa experiência, visto que os diálogos possuem um peso no desenrolar da trama. No entanto, aqueles que querem algo curto e com uma ação moderada, estarão bem servidos quando andarem pelas ruas de Pecaminosa procurando por gangues e respostas.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Pecaminosa: a Pixel Noir Game

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Pixel art
  • Jazz de fundo
  • Narrativa
  • Sistema L.I.F.E
  • Experiência atmosférica

Contras

  • Sem legendas em português
  • Tempo de duração