John Wick: Hex é um jogo tático inspirado na aclamada série de filmes estrelada por Keanu Reeves. Ele foi lançado para PC e PS4 em outubro de 2019 e deu as caras no Xbox One e no Nintendo Switch em dezembro de 2020. O jogo contém uma temática incrível, especialmente se você já gosta dos filmes do Boogie Man, mas será que ele se sustenta só nisso?
Desenvolvimento: Bitshell Games
Distribuição: Gambitious
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Estratégia, Ação
Classificação: 18 anos
Português: Não
Plataforma: Switch, PC, iOS, Xbox One, PS4
Duração: 7 horas (campanha)
Aclamado filme de ação
John Wick é uma série de filmes de ação que, para fãs do gênero, é uma obra prima. A longa-metragem é repleta de ação, tiroteio, luta e cenas incrivelmente impactantes ao espectador. Já na versão para videogames não é bem assim. Por ser do gênero estratégico se parecendo muito com Mutant Year Zero, o jogo é um pouco mais “parado”, com elementos de stealth.
Quando fui jogar, não procurei nada sobre, mas fiquei interessado logo de cara pela temática e por ser muito fã da série de filmes. Esperava algo parecido com Hotline Miami, algo com muito tiroteio frenético dentro de cenários inusitados como ruínas e baladas. Mas a ação é bem menor que Hotline Miami – e diferente. O jogador precisa controlar o número de balas, curativos e o tempo das ações.
Frio e Calculista
Assim como no filme, é necessário ser extremamente frio e calculista com o personagem Baba Yaga. O mapa começa em um cenário e o jogador tem que chegar até uma porta que o levará até a outra sala e, consequentemente, para o próximo nível. Essas ações vão até de andar pelo cenário, ficar parado esperando o movimento do inimigo, recarregar a arma, se curar ou até mesmo neutralizar o inimigo na base do soco.
O mais interessante é que cada ação acontece simultaneamente entre John e o adversário. Ao mesmo tempo em que ele se movimenta, o inimigo também o faz. No jogo, é extremamente necessário – para a sua sobrevivência- ser reativo, caso o inimigo te encontre antes e te atire o ponto de vida perdido pode ser crucial. Isso acontece porque todos os seus recursos não se regeneram automaticamente entre os níveis, ou seja, caso o jogador passe de nível com um ponto de vida, no próximo cenário ele começará com um ponto de vitalidade.
Se sustentando pela temática
Ao meu ver, a história não é cânone do filme, apesar de ter os mesmos personagens. Se você é fã do gênero de jogos de estratégia e da aclamada série de John Wick, esse jogo é pra você. Contudo se o jogador não gosta de algum desses gêneros, ele provavelmente vai se decepcionar. Uma coisa que incomoda bastante são as animações dos personagens, principalmente na hora de neutralizar o inimigo. Todas elas são bem repetitivas e na primeira gameplay já é possível visualizar todas elas. Além disso, a curva de aprendizado é mediana, caso você esteja acostumado com jogos de estratégia ou não domine muito o inglês, vai aprender somente na prática. Por fim, a estética geral é bonita, com cenários trabalhados e trilha sonora condizente com a do filme.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisado: Jason Ming Hong