Capa jogo John Wick

Review John Wick: Hex (Switch) – Nem tanta ação quanto o filme

John Wick: Hex é um jogo tático inspirado na aclamada série de filmes estrelada por Keanu Reeves. Ele foi lançado para PC e PS4 em outubro de 2019 e deu as caras no Xbox One e no Nintendo Switch em dezembro de 2020. O jogo contém uma temática incrível, especialmente se você já gosta dos filmes do Boogie Man, mas será que ele se sustenta só nisso?

Desenvolvimento: Bitshell Games
Distribuição: Gambitious
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Estratégia, Ação
Classificação: 18 anos
Português: Não
Plataforma: Switch, PC, iOS, Xbox One, PS4
Duração: 7 horas (campanha)

Aclamado filme de ação

Imagem de um personagem no jogo
Personagens do filme incluídos no jogo

John Wick é uma série de filmes de ação que, para fãs do gênero, é uma obra prima. A longa-metragem é repleta de ação, tiroteio, luta e cenas incrivelmente impactantes ao espectador. Já na versão para videogames não é bem assim. Por ser do gênero estratégico se parecendo muito com Mutant Year Zero, o jogo é um pouco mais “parado”, com elementos de stealth

Quando fui jogar, não procurei nada sobre, mas fiquei interessado logo de cara pela temática e por ser muito fã da série de filmes. Esperava algo parecido com Hotline Miami, algo com muito tiroteio frenético dentro de cenários inusitados como ruínas e baladas. Mas a ação é bem menor que Hotline Miami – e diferente. O jogador precisa controlar o número de balas, curativos e o tempo das ações.

Frio e Calculista

Imagem da gameplay
Possíveis ações de John Wick

Assim como no filme, é necessário ser extremamente frio e calculista com o personagem Baba Yaga. O mapa começa em um cenário e o jogador tem que chegar até uma porta que o levará até a outra sala e, consequentemente, para o próximo nível. Essas ações vão até de andar pelo cenário, ficar parado esperando o movimento do inimigo, recarregar a arma, se curar ou até mesmo neutralizar o inimigo na base do soco.

O mais interessante é que cada ação acontece simultaneamente entre John e o adversário. Ao mesmo tempo em que ele se movimenta, o inimigo também o faz. No jogo, é extremamente necessário – para a sua sobrevivência-  ser reativo, caso o inimigo te encontre antes e te atire o ponto de vida perdido pode ser crucial. Isso acontece porque todos os seus recursos não se regeneram automaticamente entre os níveis, ou seja, caso o jogador passe de nível com um ponto de vida, no próximo cenário ele começará com um ponto de vitalidade.

Se sustentando pela temática

Imagem da gameplay
Imagem da gameplay

Ao meu ver, a história não é cânone do filme, apesar de ter os mesmos personagens. Se você é fã do gênero de jogos de estratégia e da aclamada série de John Wick, esse jogo é pra você. Contudo se o jogador não gosta de algum desses gêneros, ele provavelmente vai se decepcionar. Uma coisa que incomoda bastante são as animações dos personagens, principalmente na hora de neutralizar o inimigo. Todas elas são bem repetitivas e na primeira gameplay já é possível visualizar todas elas. Além disso, a curva de aprendizado é mediana, caso você esteja acostumado com jogos de estratégia ou não domine muito o inglês, vai aprender somente na prática. Por fim, a estética geral é bonita, com cenários trabalhados e trilha sonora condizente com a do filme.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisado: Jason Ming Hong

John Wick: Hex

6

Nota final

6.0/10

Prós

  • Mecânicas interessantes
  • Temática divertida
  • Estética agradável

Contras

  • Sem opção de português
  • Falta ação
  • Animações repetitivas