PowerWash Simulator, o excêntrico jogo de faxina da Square Enix, está recebendo uma nova campanha adicional que leva o jogador para os estúdios da Universal Pictures. O motivo? Limpar os adereços e cenários utilizados na saga De Volta para o Futuro. Afinal, já faz um bom tempo que os filmes estrelados pelo lendário Michael J. Fox foram lançados, então é normal que tudo esteja um pouco sujo.
Desenvolvimento: FuturLab
Distribuição: Square Enix
Jogadores: 1 (local) e 1-6 (online)
Gênero: Simulação
Classificação: Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, PS4, PS5, Meta Quest
Duração: 12 horas (campanha)
Mais um crossover
Back to the Future Special Pack não é a primeira adição desse tipo feita pela FuturLab, a desenvolvedora do jogo. PowerWash Simulator lentamente se tornou uma maneira um tanto diferenciada de se realizar crossovers com grandes nomes do entretenimento mundial, como Final Fantasy VII e Bob Esponja. O objetivo é sempre o mesmo: limpar sujeira.
Nessa nova campanha adicional, o funcionário da PowerWash Services é enviado para os estúdios da Universal para limpar três adereços e dois sets que foram usados nos clássicos dos anos 80. É preciso lavar o icônico DeLorean, o carro transformado em máquina do tempo, a van utilizada pelo Dr. Brown e o trem do tempo da cena final do terceiro filme. Também é necessário limpar a torre do relógio, localizada na praça da cidade de Hill Valley e a fachada do Cinema Holomax, onde são projetados filmes holográficos na futurista 2015 que é apresentada pelo segundo filme da série.
Limpeza pesada
Não é fácil limpar, pois leva bastante tempo para atingir a porcentagem total de limpeza necessária para completar as tarefas e liberar o próximo objetivo da campanha. Esse DLC não é indicado para novatos no mundo da limpeza virtual por conta da complexidade da sujeira envolvida nos mapas, e o que chama atenção é o detalhismo e prestígio dos desenvolvedores ao criar e modelar as fases desse pacote. Existem vários produtos e ferramentas dentro do simulador, sendo preciso escolher a opção ideal para cada material que precisa ser limpo e a combinação de produtos correta para obter o resultado desejado o mais rapidamente possível.
Há uma ampla variedade de opções de peças, e com o dinheiro e experiência recompensados ao limpar os mapas, é possível adquirir equipamentos superiores. Quando menos se percebe, passaram-se horas limpando sujeira, porque PowerWash Simulator é um game relaxante. A jogabilidade é excelente, sendo um jogo em primeira pessoa que, além de apresentar o funcionamento esperado para o gênero, ainda possui uma opção na qual é permitido controlar a ferramenta independentemente do posicionamento da câmera, o que facilita a faxina nos lugares mais difíceis.
Trabalho descomplicado
O título está longe de ser algo frustrante. Ao apertar a tecla Tab, é possível verificar de forma interativa tudo que está sujo e destacar tudo que ainda não foi limpo. Trabalhar em equipe com até seis jogadores online também é uma possibilidade. No entanto, não há um sistema de matchmaking no jogo, o que é uma pena, uma vez que seria legal poder entrar em partidas de pessoas aleatórias com o intuito de ajudar na faxina alheia.
PowerWash Simulator está completamente traduzido em português. Isso é ótimo, dado que todos podem entender o que dito nas mensagens de chat, nas quais um assistente do estúdio vai informando diversas curiosidades e soltando piadinhas a respeito dos filmes da série De Volta para o Futuro, imprimindo um carinho notável ao game – que conta com vários easter eggs e itens interativos nos cenários. Porém, talvez ambientar essa expansão diretamente no universo da saga de Marty McFly resultaria em uma experiência mais imersiva. Mesmo assim, o jogo não deixa de ser uma experiência casual e convidativa a todos, já que é possível salvar o progresso a qualquer momento e não há uma dificuldade real na jogatina.
Legal e divertido
PowerWash Simulator é um título extremamente satisfatório e simples. O pacote de conteúdo da saga De Volta para o Futuro não é caro, custando cerca de R$ 25 na Steam. Apesar de possuir somente cinco fases diferentes, a campanha proporciona muitas horas de gameplay justamente pela complexidade dos mapas, sendo um complemento sensacional para os fãs do game e da franquia cinematográfica.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong