A remasterização de Quake II é um convite para revisitar ou até mesmo conhecer pela primeira vez um dos maiores clássicos da história dos jogos de tiro. A nova roupagem do shooter da id Software está disponível para todos os principais consoles, além da Epic Games Store, Steam e GOG – que receberam o remaster por meio de uma atualização gratuita no lançamento original do game.
Desenvolvimento: id Software, Nightdive Studios
Distribuição: Bethesda Softworks
Jogadores: 1-8 (local) e 1-16 (online)
Gênero: Tiro
Classificação: 18 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Switch
Duração: 8 horas (campanha)/9 horas (100%)
Coletânea com conteúdo inédito
Produzida pela excelente Nightdive Studios, a remasterização é um pacote completo que reúne todo o conteúdo lançado para o jogo ao longo dos anos. São eles:
- Quake II
- Quake II 64
- The Reckoning
- Ground Zero
- Call of the Machine
O pessoal da Machine Games entrou na celebração, entregando uma campanha inédita que traz novos desafios e mapas para Quake II. Além dos jogos em si, os responsáveis resgataram builds antigas, materiais e artigos usados durante o desenvolvimento do jogo original para criar a id Vault. O recurso é um museu virtual repleto de imagens raras, além de ótimas explicações que contextualizam o significado por trás delas. No entanto, a Bethesda não preparou uma localização em português para os games, sendo necessário ter o domínio de algum dos seis idiomas disponíveis para entender os textos.
Um clássico modernizado
Essa é a segunda remasterização de Quake II, já que em 2019 o título recebeu uma revitalização desenvolvida pela Nvidia com suporte a ray tracing. A produção da Nightdive toma um rumo diferente, optando por manter uma fidelidade maior em relação à versão do jogo lançada para os computadores no fim dos anos 90. Os gráficos foram modernizados, com melhorias na iluminação, nas texturas e nos modelos de armas e personagens. A qualidade da imagem é surpreendentemente nítida, e a alta taxa de frames na qual o jogo pode ser executado combinada com os efeitos de motion blur e filtros que emulam as antigas TVs de tubo, fazendo com que a experiência seja visualmente deslumbrante.
Porém, faltaram aprimoramentos na versão de Nintendo 64 de Quake II, visto que as texturas e cenas estão em uma resolução extremamente baixa, possivelmente devido às limitações dos cartuchos utilizados pela plataforma. As fontes dos textos não são tão consistentes, dado que o jogo exibe diversos caracteres que não combinam com a direção de arte da obra original. A remasterização perdeu a chance de unificar as fases das missões em um único nível, pois existem telas de carregamento que interrompem a adrenalina, ainda que por poucos segundos.
Jogabilidade ainda é o fino
Mesmo com algumas mecânicas que não são tão intuitivas, é impressionante o quão bem a jogabilidade envelheceu. A ação continua sendo altamente frenética e divertida, graças às mecânicas de tiro responsivas que oferecem uma diversidade de armas, além da movimentação livremente alucinante do personagem controlável. A Nightdive foi além e implementou várias funções de acessibilidade, e uma delas é o compasso. Ele indica para onde o jogador deve ir, evitando prejudicar o ritmo do jogo, já que alguns objetivos são um tanto quanto crípticos.
Além de um modo de tela dividida local, Quake II ganhou um modo online completo, com suporte para a jogatina entre plataformas diferentes. Só que as partidas em rede não funcionam bem no Brasil, pois não existem salas com uma latência baixa. É preciso se conectar a partidas com, no mínimo, 200 milissegundos de ping, resultando sempre em um tiroteio injogável e comprometido por lag.
Muito legal
A Bethesda, id e Nightdive honraram e respeitaram o legado de um dos maiores clássicos dos shooters por meio dessa incrível compilação, e a Machine Games veio com a cereja do bolo com sua empolgante campanha adicional. Custando apenas 30 reais, essa complicação é simplesmente espetacular, e já me faz querer ver o terceiro título da saga recebendo um tratamento semelhante ao ótimo trabalho feito aqui.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno