RaccooVenture-Banner

Review Raccoo Venture (Xbox Series S) – Nostalgia das aventuras em plataformas 3D

Para encerrar 2023 com chave de ouro para o cenário nacional de jogos, tivemos o lançamento de Racco Venture, um jogo de plataforma 3D inspirado em clássicos do gênero, como Super Mario 64 e Banjo-Kazooie desenvolvido por apenas um desenvolvedor chamado  Diego Ras e lançado pela QUByte Interactive.

Desenvolvimento: Diego Ras
Distribuição: QUByte Interactive
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: Livre
Português: Interface e legendas
Plataforma: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: 6 horas (campanha)

Uma aventura bem construída

Mapas coloridos e com vários puzzles escondidos

No jogo, assumimos o controle do protagonista guaxinim e temos como objetivo resgatar relíquias que foram roubadas pela gangue dos Tatus Tatuados. Os gráficos de Raccoo Venture são lindos, os cenários bem detalhados e com bastante interações – e quando digo bastante, é bastante mesmo, pois existem diversos itens escondidos em cada fase que estimulam o jogador a sempre explorar cada cantinho do mapa em busca de encontrar passagens secretas, interações e, claro, ter suas recompensas achando as moedas do jogo ou as peças necessárias para progredir entre os mundos.

O combate é simples. Podemos pular e arremessar objetos específicos nos inimigos, e o pulo seguido do impulso para cairmos é o movimento que mais utilizamos durante nossas aventuras. Arremessar os objetos que causam dano ajuda muito em várias batalhas, principalmente quando enfrentamos inimigos que não conseguimos derrotar apenas com o impacto da queda depois do pulo. As lutas contra chefes são super divertidas, com cada confronto tendo sua originalidade e um estilo único para derrubar o boss. 

Chefes com mecânicas únicas

As moedas que coletamos durante as aventuras nos mapas tem três propósitos: o primeiro é ajudar a comprar novas vestimentas para o personagem; o segundo é para utilizarmos no minigame de aposta que está presente na maioria das fases, já que existe um personagem chamado Astuto Penacio (que lembra bastante o Zeca Urubu do desenho Pica-Pau).

Quando falamos com ele, podemos utilizar das nossas moedas para apostar em uma ordem correta em que as três peças de xadrez estarão. Para cada peça acertada, ganhamos uma quantidade de dinheiro, e quanto mais peças acertarmos, mais dinheiro ganhamos. O terceiro propósito serve para utilizar no sistema de vida. Quando nossa barra de saúde está esgotada, perdemos 50 moedinhas, então é sempre bom ter moedinhas sobrando.

Combate do jogo

Alguns pontos que não me agradaram muito foi a questão da movimentação em certos momentos. A fluidez dos pulos, existentes momentos em que você precisa realizar pulos entre duas plataformas, às vezes parecia que era impreciso, como se a precisão do salto atrapalhasse um pouco para acertarmos a movimentação. Nesses casos, acabamos ficando frustrados, principalmente quando perdemos uma vida por conta disso.

Um sucessor espiritual dos jogos de plataforma 3D

Raccoo Venture trouxe para um jogo atual toda a nostalgia que os antigos jogos de plataformas 3D possuem, ao mesmo tempo que apresenta uma identidade única com uma abordagem criativa e envolvente. Apesar de pequenos desafios na precisão da movimentação, o jogo não apenas cumpre a promessa de resgatar a essência dos clássicos, mas também deixa uma marca no cenário atual de jogos de plataforma 3D.

Cópia de Xbox Series S cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Raccoo Venture

8.5

NOTA FINAL

8.5/10

Prós

  • Lutas contra chefes divertidas
  • Quebra cabeças desafiadores
  • Equilíbrio entre elementos nostálgicos e mecânicas atuais

Contras

  • Imprecisão dos pulos
  • Movimentação um pouco travada