058210

Review Relicta (Xbox One) – Magnetismo em forma de puzzles

Relicta é um título de quebra-cabeças desenvolvido pela Mighty Polygon. Com foco em uma narrativa misteriosa e puzzles desenvolvidos com base no magnetismo e polaridade, o jogo entrega uma aventura satisfatória com quebra-cabeças criativos, embora menos charmosas do que outros games do gênero.

Desenvolvimento: Mighty Polygon SL
Distribuição: Ravenscourt
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Puzzle
Classificação indicativa: 14 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, Xbox One
Duração: 12 horas (campanha)

Um mistério como pano de fundo

Relicta coloca o jogador na pele de Angelica Patel, uma física responsável por estudar os diferentes ambientes das crateras lunares a fim de entender como civilizações anteriores chegaram ali. Além disso, é seu papel compreender o que é o Relicta, um objeto rochoso misterioso encontrado por ela e sua equipe na Lua.

A premissa da história é bem interessante, e ganha força ao abordar o Relicta de forma misteriosa. Os diálogos entre Patel e sua equipe sempre possuem algum tipo de conflito, especialmente pelos segredos guardados por eles acerca de suas descobertas na Lua. Intrigas e mistérios, entretanto, demoram um pouquinho para aparecer, mas mantém o interesse do jogador aceso e é o suficiente para deixá-lo entretido entre os quebra-cabeças.

Falta, no entanto, um charme maior para os personagens. Nenhum deles se destaca, tornando os diálogos menos interessantes do que poderiam ser.

Magnetismo aos cubos

A mecânica principal de Relicta consiste na resolução de puzzles com o auxílio de luvas magnéticas e cubos especiais. Essas luvas podem alterar a força da gravidade dos cubos, bem como suas polaridades e também de painéis especiais alocados nos cenários.

O objetivo de Patel dentro das pistas de quebra-cabeças é um: abrir o portão de energia amarelo e seguir para o próximo desafio. Para tal, basta colocar os cubos necessários nos interruptores do portão.

Cada prova consegue ser única à sua maneira. O jogador é cada vez mais exigido conforme avança na aventura, devendo pensar “fora da caixinha” constantemente para cumprir os testes.

Novas configurações de teste vão sendo apresentadas ao longo da aventura, como os portões de energia roxos, em que apenas o jogador pode atravessar, sem cubos, e os portões verdes, em que apenas cubos podem atravessar caso estejam ligados. A variedade de “regras”, ou obstáculos, é satisfatória e capaz de deixar a cabeça do jogador fervendo em diversos momentos, visto que algumas soluções não são tão óbvias e exigem a tentativa e erro. Desafiador e divertido, embora por vezes cansativo e frustrante.

Diversidade de biomas

Relicta conta com uma base lunar como HUB principal. A partir dela, o jogador pode usar trens chamados Maglevs para ir a outras estações e cumprir as pistas de testes nas crateras lunares.

A base lunar, em geral, é bem feita e evoca o tema de ficção científica proposto pelo jogo de maneira competente. Entretanto, a falta de personagens pelo cenário deixa tudo um tanto quanto sem vida. As crateras da Lua também, não possuem “vida” em geral, mas são bacana de visitar e explorar. São como biomas do planeta Terra, como geleiras, florestas, cavernas de gelo e cânions áridos.

Visualmente, Relicta é bem bonito. Os cenários são ricos em detalhes e bem compostos. A iluminação é o maior destaque, com raios de luz atravessando galhos de árvores e reflexos de luz e sombra na água e em objetos do cenário. São detalhes que ajudam na construção dos ambientes, enriquecendo-os e tornando a aventura visualmente agradável.

Colecionáveis em forma de PDAs e objetos diversos podem ser coletados na base lunar. São uma forma de dar um objetivo extra ao jogador e contar mais sobre a história de Relicta, seus personagens e suas relações.

Relicta é um título interessante e desafiador. Seus quebra-cabeças são inteligentes e compensam o fato de os personagens não terem o charme ideal, tanto em suas personalidades quanto durante os diálogos.

Esta review foi feita com uma cópia de Xbox One cedida pelos produtores.

Revisão: Jason Ming Hong

Relicta

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Clima de mistério e suspense da história
  • Uso criativo do magnetismo e gravidade
  • Ambientação de ficção científica competente
  • Visualmente belo

Contras

  • Personagens poderiam ter mais charme
  • Ausência de personagens nos cenários