2x1_NSwitchDS_ShieldmaidenRemixEdition_image1600w

Review Shieldmaiden Remix Edition (Switch) – Uma aventura 2D simples e divertida

Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Dumativa Game Studio, Shieldmaiden Remix Edition é uma aventura 2D que mais uma vez mostra o talento do time de desenvolvimento. Com uma premissa interessante, o game oferece uma jogabilidade simples e belos visuais 2D, além de uma narrativa que tem espaço de sobra para virar uma possível série no futuro.

Desenvolvimento: Dumativa Game Studio

Distribuição: Dumativa Game Studio

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Ação, Aventura

Classificação: Livre

Português: Legendas e interface

Plataformas: Switch, PC, Xbox One, Xbox Series X/S

Duração: 2 horas (campanha)/3.5 horas (100%)

Uma jornada pessoal e íntima em um mundo pós apocalíptico

Asta vai explorar as ruínas de sua antiga cidade em busca de sua irmã

Shieldmaiden Remix Edition possui como tema de narrativa a jornada da jovem Asta, que está em busca de sua irmã desaparecida. Após um misterioso evento conhecido como Cataclisma ter ocorrido, a heroína perde sua irmã e agora busca tentar encontrá-la nas ruínas do que um dia foi a sua cidade natal.

Contando com a ajuda da inteligência artificial, Romi, Asta explora locais que sua irmã costumava visitar em busca de pistas. Armada com um misterioso bracelete, que era o estudo de pesquisa de sua irmã, a jovem acaba se deparando com misteriosos seres que desejam o objeto, além de máquinas corrompidas pelo evento.

A narrativa de Shieldmaiden Remix Edition é simples e funciona para explicar a jogabilidade e os locais que são explorados pela protagonista. Seu final tem algumas surpresas interessantes, ao mesmo tempo que deixa espaço aberto para possíveis continuações.

Um escudo multi uso

Vários desafios aguardam a heroína

Sendo baseado em títulos de plataforma do passado, Shieldmaiden Remix Edition apresenta uma jogabilidade simples e de fácil domínio. Asta pode pular, usar um pequeno dash com um toque de botão e deslizar por paredes, bem similar aos games da série Mega Man X.

O que diferencia a heroína de outros do gênero é sua arma de escolha. O bracelete de Asta permite que a jovem utilize um escudo de energia para atacar oponentes. O objeto pode ser usado para ataques de curta distância, ou ser arremessado.

Sendo um escudo, também é possível utilizá-lo para defender Asta de certos ataques de inimigos. Esta função, contudo, é regulada por uma barra de energia que se esgota a cada ataque defendido, com o escudo desaparecendo por alguns segundos caso ela se esgote. Com isso, se torna preciso saber quando usar a mecânica para não ficar sem a arma.

Defender de ataques é uma parte importante da jogabilidade

Asta pode defender e arremessar o escudo em oito direções diferentes. Desafios mais avançados, como os chefes, vão requerer que o jogador preste bastante atenção na hora de utilizar tal mecânica, para poder se defender melhor ou atacar no momento certo.

Cada defesa também reúne energia em uma barra especial, que a protagonista pode utilizar para realizar um ataque especial que destrói todos os inimigos na tela. Tal mecânica é útil em certos momentos durante a aventura, mas sua função principal é durante os combates com os chefes.

Além de defender, também é possível arremessar seu escudo

O embate contra os principais inimigos da aventura possui pontos fortes e fracos. Os chefes fazem com que o jogador precise defender bem e utilizar as mecânicas do jogo a seu favor. Por outro lado, eles acabam por se tornar bastante repetitivos após os primeiros duelos, pois todos mantêm a mesma estratégia. Seu escudo não pode tocá-los, então é preciso juntar energia, realizar o ataque especial, para só assim ter uma pequena brecha para causar dano.

As mecânicas de utilização do escudo brilham em pequenos desafios durante os estágios. Asta precisa utilizar sua arma para superar alguns obstáculos, como lasers e buracos. Os desenvolvedores colocaram criativas soluções para tais problemas, com o item sendo usado como uma prancha para permitir que a protagonista rebata em objetos e superar os desafios.

Um charme bem retrô

O mundo pós-apocalíptico de Shieldmaiden Remix Edition possui um pouco de variedade

Shieldmaiden Remix Edition apresenta um trabalho pixel art 2D que, na minha opinião, tem seus altos e baixos. A sprite da personagem é bem desenhada, assim como do escudo e alguns chefes, porém, o resto do jogo deixa a desejar. A paleta de cores é bem limitada, com muitas poucas cores vivas e muitos tons escuros sendo utilizados.

A personagem tem charme e suas animações mostram isso, assim como alguns chefes. O problema é que os cenários realmente deixam a desejar, assim como os inimigos menores, que não possuem muita variedade ou visuais que se destacam. O último estágio do game, contudo, possui um belo design, mas só está disponível por alguns minutos.

Efeitos sonoros também são bons, com a música tendo uma pegada mais techno, o que combina bem com a premissa cyberpunk do mundo. Apesar de ter sido feito inspirado em jogos antigos, existe um pouco de dublagem em Shieldmaiden Remix Edition, com Asta e Romir dando risadas, que podem ser ouvidas em algumas das cenas do título.

Simplicidade possui seus problemas

Existe pouca variação na palheta de cores do jogo

Me diverti bastante com Shieldmaiden Remix Edition, porém, o game possui certos problemas que pude notar durante minha curta experiência com ele. A dificuldade é um deles, sendo extremamente fácil. Apenas os duelos finais me deram trabalho.

Apesar de rodar muito bem no modo portátil do Switch, um dos chefes finais de Shieldmaiden Remix Edition causa problemas de lag na plataforma. Um de seus ataques preenche a tela com projéteis e o jogo dá uma travada para tentar renderizar tudo de uma vez. Foi durante essa falha, e a parte que vem logo depois, que notei outro problema do jogo, que é um pequeno delay input na hora de escolher continuar a jornada, que pode resultar em certas mortes na parte final da aventura.

O último problema é que o game é muito curto e não oferece nenhum desafio extra após ser completado. O incentivo para revisitar os estágios é encontrar itens que a personagem possa colocar em sua base e lembrar de sua irmã, mas, é apenas isso. Não há um New Game +, habilidades para desbloquear ou dificuldades adicionais.

Curto e divertido

Shieldmaiden Remix Edition é um bom título que vai agradar os amantes de jogos de aventura 2D. Se inspirando em clássicos do gênero, o game é criativo e consegue divertir bastante, mesmo possuindo uma duração muito baixa. Existe uma boa base que pode ser melhorada em lançamentos futuros. É uma pena que a aventura é bem curta e sem muito incentivo para fazer outras jogatinas após a primeira ser finalizada.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Shieldmaiden Remix Edition

7

Nota Final

7.0/10

Prós

  • Belo trabalho de Sprite art 2D
  • Jogabilidade é divertida
  • Alguns desafios são bem criativos

Contras

  • Delay input em certos momentos
  • Chefe final causa lag com seus ataques
  • Curto e sem incentivo para repetir