Capa de Snowrunner

Review SnowRunner (PC) – Encarando a neve e a lama

Produzido pela Saber Interactive, SnowRunner é um ótimo simulador de direção, situado em um enormes regiões sandboxes repletas de obstáculos, onde entramos no banco de motorista de caminhões e outros veículos off-road para realizar contratos, tarefas e entregas, além de explorar áreas e encontrar carros pelo mundo afora.

A terceira entrada da série Spintires conta com um grande arsenal de veículos licenciados de importantes fabricantes, gráficos ultra detalhados e excelente atenção aos detalhes sonoros, além de uma impressionante e realista mecânica de interação entre veículos e terrenos.

Desenvolvimento: Saber Interactive

Distribuição: Focus Entertainment

Jogadores: 1-4 (online)

Gênero: Simulação

Classificação: Livre

Português: Interface

Plataformas: Switch, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

Duração: 93 horas (campanha)/181 horas (100%)

Engatando a marcha

Dirigindo em SnowRunner

SnowRunner possui dois modos diferentes de dificuldade, que, apesar de similares, oferecem níveis de desafios distintos. No modo difícil, é necessário ter dinheiro o suficiente para arcar com tudo que é oferecido sem custos na dificuldade normal, na qual o motorista só precisa se preocupar em dirigir e em não acabar com o combustível. Os objetivos são sempre os mesmos: é necessário ir para o local remetente, coletar a carga e entregar tudo no destinatário. É preciso sempre dirigir bem e evitar danos no carro, que podem e vão prejudicar a direção.

O título dá toda liberdade possível para o motorista decidir como cada entrega deve ser realizada. O planejamento de rota sempre fica por conta própria, então é importante ter muito conhecimento de todos os mapas para evitar problemas indesejados durante os objetivos. É possível personalizar todos os veículos pela garagem, com opções para alterar o lado técnico, para obter uma performance melhor; e o lado estético, para ter um carro com um estilo visual único. Novas peças são sempre desbloqueadas através da exploração e de subida de níveis. O simulador ainda possui um modo foto espetacular, repleto de opções que permitem que os pilotos se transformem em verdadeiros fotógrafos virtuais.

Modo foto de SnowRunner

E ninguém está sozinho no mundo de SnowRunner – o jogo da Saber Interactive tem suporte ao modo cooperativo online, no qual até quatro pilotos podem realizar contratos e tarefas juntos. É possível encontrar uma sessão ou abrir uma nova para chamar jogadores de outras plataformas, já que o título conta com suporte ao crossplay entre PlayStation e PC.

Suporte da desenvolvedora e da comunidade

Menu de mods de SnowRunner

SnowRunner já tem um bom tempo de mercado – o jogo foi lançado originalmente em 2020. Porém, a desenvolvedora ainda suporta seu produto, com a adição de novos conteúdos pagos e gratuitos através de temporadas. Na sétima temporada, a Saber Interactive passará a oferecer suporte completo ao crossplay, possibilitando a jogatina entre todas as plataformas de PC e console, além de versões nativas para a nova geração de videogames. O jogo também conta com um suporte nativo, apesar de simples, para mods, com a ajuda de mentes criativas da comunidade para a adição gratuita de novos carros e mapas.

Carga pesada

Dirigindo em SnowRunner

Por design, SnowRunner tende a cativar jogadores que estão sempre em busca de um desafio maior do que o oferecido por outros títulos de seu gênero. Portanto, algumas decisões que foram tomadas unicamente em nome da dificuldade podem acabar se transformando em frustração para quem tem interesse em uma experiência casual. A liberdade dada para escolher rotas é um exemplo, já que SnowRunner não mostra o melhor caminho para o objetivo de forma automática, ou sequer destaca as estradas no mapa.

A falta de um mini mapa fixado na tela durante a jogatina, regra em muitos jogos semelhantes, é decepcionante e faz que muito tempo seja perdido, já que é sempre obrigatório abrir o mapa para se situar no mundo. A impressionante interação entre o veículo e terreno poderia ser mais leniente e customizável, já que é muito comum ficar com o carro atolado em qualquer estrada do simulador.

O jogador pode optar entre a perspectiva em primeira pessoa, ou a tradicional câmera em terceira pessoa, sob o carro – que não funciona muito bem. É comum ver a câmera tendo pequenos problemas com certos elementos dos belos mapas de SnowRunner. O sistema de iluminação dinâmica, que funciona de acordo com a hora do dia, é excelente e proporciona ótimos efeitos visuais, mas a visibilidade de todos elementos visuais é absurdamente baixa durante as noites.

Atolando na lama e na neve

Embora seja pouco amigável para quem está em busca de uma experiência mais casual e tranquila, SnowRunner é um ótimo jogo e, apesar de sofrer alguns problemas pontuais, é um título relativamente bem polido. O simulador pode se transformar em uma experiência muito frustrante e chata em uma velocidade impressionante caso o carro fique atolado, mas, ao dirigir certinho, ele é uma garantia de momentos agradáveis e até relaxantes.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

SnowRunner

8

Nota Final

8.0/10

Prós

  • Bons gráficos
  • Variedade de veículos
  • Suporte nativo para mods

Contras

  • Falta de mini mapa
  • Problemas na câmera