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Review Sonic Mania (Switch) – Vida longa ao 2D

Sonic Mania é simplesmente tudo aquilo que dizem: uma grande homenagem ao clássico dos anos 90. Você, que tem saudades e sente falta dos jogos dos cartuchos clássicos do ouriço da Sega e não aguenta mais os últimos lançamentos que fizeram mal uso do antigo mascote da empresa: Sonic Mania é pra você.

Desenvolvimento: Christian Whitehead
Edição: Sega
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Aventura, Plataforma
Classificação:
Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, Xbox One, PS4 e Switch
Duração: 5 horas (campanha)/30 horas (100%)

Uma aula de como fazer Sonic

Mania é o Sonic clássico, só que com o melhor da franquia em um único jogo: Sonic, Tails, Knucles e alguns conteúdos extras. O estilo da época de ouro se mantém, já recursos novos como salvar entre uma fase e outra (ufa), widescreen que faz toda a diferença e opção de filtros visuais preservam o jogo com o charme do Sonic de Mega Drive, enquanto colocam uma pegada extremamente século 21 fazendo uso de várias mecânicas bacanas ao longo das fases.

Uma adição muito bem vinda é a opção de habilitar um drop dash enquanto você está caindo depois de pular, e acredite: faz diferença e traz bastante agilidade na jogabilidade. Também existe opção de ativar a habilidade do jogo Sonic CD, onde você segura pra cima + comando de pulo pra dar uma investida com o personagem. Como um detalhe foram também criados novos quadros de animações nos personagens, então não existe mais um simples espelhamento no sprite quando ele muda de direção, e esses carinhos são mais notados ainda em locais onde o protagonista simula um 3D rotacionando.

Apesar de Sonic ser um personagem famoso por sua velocidade absurda, seus jogos curiosamente sempre tiveram a necessidade de pisar no freio em vez de sair correndo como um maluco. O level design das fases aqui reafirma isso por conta da quantidade de vezes que você precisará desacelerar ao passar em certos lugares para não levar dano e perder suas argolas – algo frustrante demais. Sonic é um jogo de paciência, e o desenvolvedor de Sonic Mania – Chris Whitehead – demonstra entender isso muito bem. Sabe por que os jogos 3D da franquia nunca funcionaram tão bem? Um de seus maiores problemas foi sempre insistirem em colocar aquele Sonic adolescente com seu poder de boost aéreo que incentiva você a passar as fases igual a um apressado, e o maior defeito é justamente os designers destes jogos tridimensionais não entenderem que Sonic na verdade tem uma essência mais cadenciada. Irônico, não?

Cenários conhecidos e inspirados

Neste jogo a maioria das fases possuem momentos de progressão vertical, o que não é problema por conta da beleza de todos os cenários. Mas confesso que em algumas fases eu já não aguentava a duração e fiquei um pouco frustrado. Em Sonic Mania todos os cenários são divididos em 2 etapas, então, ao finalizar a primeira parte, a plaquinha de “parabéns, você passou” aparece, e em seguida inicia a parte 2. Isso é bom e ruim, pois as fases que você não gostar infelizmente vão te obrigar a aguentar o sofrimento – e realmente tem uma lá no aviãozinho do Tails que é complicada de aguentar. Também é ruim porque caso você morra no chefão de algum cenário e acabe levando um game over, vai ser lançado de volta na primeira etapa de novo.

Mas se tratando das fases em si, temos cenários já familiares como a própria Green Hill Zone, agora dividida também em 2 etapas, Chemical Plant Zone e uma outra com nome Studiopolis que claramente é inspirada em Casino Night Zone de Sonic 2. Como dei a entender acima, a maioria das fases são maravilhosamente boladas e feitas com bastante planejamento. Muitas vezes você obviamente vai perceber movimentos bastante “scriptados” para que você apenas viage pelo cenário e veja a beleza de cada um deles, mas posso garantir que a sucessão das fases depende única e exclusivamente de sua habilidade de controlar o personagem.

Também existem mecânicas diversas que tornam o jogo bastante variado e divertido, como uma esfera de gravidade que te suga para o meio dela e exige que você faça o controle para qual direção será arremessado, ou uma geleia verde que serve como um pula-pula para alcançar locais mais altos.

Temos ainda a presença de desafios de plataforma extremamente tensos embaixo d’água que deixam qualquer um desesperado, as fases bônus que fazem uso de sua agilidade e precisão nos controles, dispositivos que sopram Sonic para o alto para que você caia no lugar certo, entre várias outras coisas que nunca deixam “a peteca cair” e mantém você ligado no jogo.

Um “plus a mais”

Fora o jogo base, existe o DLC lançado posteriormente entitulado “Sonic Mania Plus”, que realmente prolonga a jogatina de uma forma bem gostosa. Mighty the Armadillo e Ray the Flying Squirrel são dois personagens extras que vem para complementar a equipe no modo Encore, que está disponível desde o ínicio do jogo, mas que aconselho a ser jogado depois de terminar a história principal. A ajuda da dupla é bastante interessante pelo fato de cada um ter uma habilidade completamente diferente dos personagens principais.

Ambos tem “poderes” únicos, como Ray que, por ser um esquilo voador, tem a capacidade de planar depois de subir alguns centímetros no alto, e acredite, isso ajuda um bocado e fica nítido caso você tenha jogado primeiro a história principal. Já Mighty The Armadillo tem o comando de pular e causar um impacto no chão quebrando objetos e eliminando inimigos, fora que também passa por espinhos sem morrer por causa de sua carcaça dura – mesmo que em seguida ele fique vulnerável.

Por fim, basicamente não existem vidas neste modo, a contagem delas é feita de uma forma diferente através dos próprios personagens. Vou explicar: no modo Encore podemos pegar aqueles “blocos” que contém itens, e alguns destes blocos possuem a imagem do rosto de cada personagem do jogo. Você pode manter até dois personagens principais e ir alternando entre eles como bem entender enquanto estoca os restantes como uma espécie de vida. Caso você perca todos os personagens secundários e principais adquiridos, aí sim recebe um game over na tela. Ao todo é possível conseguir 5 personagens, contando com Sonic, Tails, Knucles, Mighty e Ray.

Sinciceramente, isso tornou Sonic mania bem mais divertido pra mim do que o próprio jogo base, já que pude jogar com todos a qualquer momento, ao contrário do modo história principal onde só é possível jogar com Sonic enquanto Tails te acompanha por meio da inteligência artificial – ou então por um segundo jogador no controle 2 -, apesar de ser possível habilitar Knuckles de uma forma secreta.

Além do modo Encore, também existe o Competition para correr até o fim das fases em até 4 jogadores locais (que tem uma forma de dividir a tela bem ruim), cada um usando seu personagem preferido, o que gera um fator replay bem valioso caso você não tenha enjoado das fases e queira competir com amigos em uma disputa de habilidade. Infelizmente não há como jogar online, algo que foi incluído nos jogos do Sonic mobile, através do Sega Forever.

Não é algo extremamente necessário de existir, mas confesso que seria um diferencial bem grande pra mim, por isso caso você tenha um desejo de jogar online este modo, pode fazer isso apenas com a versão de Steam usando o Remote Play Together. Como complementar, também podemos jogar o Time Attack para concorrer à uma posição nas pontuações dos leaderboard online.

Músicas ma-ra-vi-lho-sas

Cada trilha sonora tem particularidades que lhe prendem pela nostalgia e, ao mesmo tempo, remetem à modernidade por causa de batidas novas durante as músicas. As primeiras fases são presenteadas praticamente uma versão modificada das trilhas que já conhecemos, já nos outros cenários são de fato músicas criadas do zero e, mesmo assim, bastante inspiradas na vibe Sonic que esbanjam qualidade.

É uma trilha que, pra mim, se encaixa perfeitamente no estilo da franquia. Posso dizer que basicamente são coletâneas sonoras que eu ouviria tranquilamente fora do jogo nos fones de ouvido. Meu único nitpicking (arrumando pêlo em ovo) se tratando de efeitos seria a não-possibilidade de desabilitar os barulhos de pulo dos personagens, o que me deu uma certa irritada em algumas fases que exigiram muitoooos pulos seguidos meus e de Tails.

Por favor, jogue Sonic Mania

Este jogo é feito para os fãs, para curiosos e para pessoas que nunca tiveram contato com a franquia em toda sua vida. É basicamente o jogo definitivo de Sonic, e não há nada que me convença do contrário. Quase tudo nele é feito com maestria, mesmo que talvez sua jogabilidade não seja algo que agrade gregos e troianos.

Em suma, jogue Sonic Mania de uma vez por todas, é a celebração do ouriço azul da Sega que sempre pedimos!

Este review foi feito usando uma cópia para Switch cedida pelos produtores

Sonic Mania

9.5

Nota final

9.5/10

Prós

  • Ele é lindo
  • É maravilhoso
  • É o melhor Sonic de todos
  • Essa música!
  • As fases são fenomenais (exceto algumas)

Contras

  • Podia ter um online
  • Morreu no chefe, volta pra 1ª etapa
  • DLC não adiciona tanto assim