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Review Sonic Origins (Switch) – Uma iniciação divertida e cara

Diferente da maioria da galera que vai analisar Sonic Origins, meu primeiro contato com ouriço azul não foi nos jogos originais, mas sim no polêmico Sonic Unleashed. Além disso, essa foi minha primeira vez jogando os clássicos que moldaram uma geração de fãs. Sendo assim, é óbvio que os jogos são bons, mas será que as alterações feitas valem o seu dinheiro? E os que não são fãs, podem se arriscar? Vamos ver!

Desenvolvimento: SEGA

Distribuição: SEGA

Jogadores: 1-2 (local)

Gênero: Ação, Aventura, Plataforma

Classificação: Livre

Português: Legendas e interface

Plataformas: PC, Switch, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S

Duração: 15.5 horas (campanha)

Dando um trato nas velharias

Cada jogo possui uma ilha própria.

Sonic Origins é a remasterização dos títulos que deram origem ao sucesso do ouriço azul, sendo eles: Sonic the Hedgehog, Sonic CD, Sonic the Hedgehog 2 and Sonic 3 and Knuckles. Após a recepção calorosa de Sonic Mania, que trouxe ares nostálgicos para os fãs, a SEGA decidiu implementar as novidades principais que fizeram dele um triunfo nos clássicos: widescreen e Drop Dash.

Para diferenciar a experiência original da remasterizada, existem os modos clássico e aniversário. Não é necessário explicar o primeiro, pois nele existe tudo que os jogos foram antes de Sonic Origins. Já o modo aniversário traz uma tela em 16:9, o que faz um tremenda diferença, principalmente quando jogado no portátil. Por Sonic ser rápido, cada pedaço adicional de tela ajuda a lidar com futuros obstáculos.

Melhor fase do melhor Sonic em widescreen.

Além do widescreen, o Drop Dash foi outro adicional que permite a realização de um avanço rápido ao pular e tocar o chão. Enquanto no ar, é possível segurar o botão de pulo e, ao chegar na superfície, Sonic vira uma bola de boliche peluda e dá strike em tudo pela frente. Essa novidade fez uma enorme diferença quando fui para o modo Clássico e me surpreendeu como algo tão simples pode ser tão inovador.

Minha percepção de não fã

Um divertido mingame de Sonic 2.

Sou um novato e o que vinha em mente sobre Sonic era que o bicho era o Flash, só que azul. Porém, essa visão morreu e me frustrou ao experimentar Sonic The Hedgehog. Velocidade e Sonic são antônimos neste título, pois é mais necessário calcular cada pulo perfeitamente do que correr. Se não fosse pelo modo Aniversario com vida infinita, eu definitivamente passaria longe do game, sendo o título que menos gostei.

Sonic CD manteve um pouco dessa impressão. Apesar de gostar do minigame e da possibilidade de viajar no tempo, Sonic não me parecia tão rápido e as fases não estimulavam tanto essa corrida. No entanto, os chefes foram os mais desafiadores para mim, em comparação com os outros títulos.

Sonic the Hedgehog 2, em contrapartida, é a obra prima definitiva para mim. O mini game de pegar as Esmeraldas do Caos é muito divertido e desafiador. As fases tem partes de extrema velocidade, ainda que existam umas armadilhas que impedem isso, é muito legal sair correndo de um lado para o outro. Até a fase de água, que sempre são chatas, é divertida aqui. O único problema foi o Tails que se perdia e ficava preso pulando em algum canto, o que fazia um barulho contínuo e irritante.

Cada jogo tem uma animação inicial e final.

Sonic 3 and Knuckles é quase tão bom quanto o título anterior. Ainda que seja mais fluído do que todos os outros, senti que a equipe botou o pé no freio em comparação com o segundo. Além disso, o mini game chamado Esferas Azuis é difícil, mas bem chato e pulei todas as vezes.

Cada game detém uma animação inicial e final que, por sinal, são muito iradas. Mas, por que tudo isso é importante? Porque Sonic Origins é vendido como a versão definitiva para experienciar os clássicos, logo, tudo isso será contabilizado na análise. Aliás, reforçando essa ideia, a SEGA removeu até os títulos originais das lojas, portanto, se quiser jogar algum deles agora, é necessário comprar essa versão. 

Novidades e venda

O modo missão e suas dificuldades.

A maior novidade de Sonic Origins é o modo missão, no qual há uma série de desafios com ranques. Tal modo dá ao jogador moedas especiais que podem ser gastas para tentar novamente uma fase bônus ou no Museum. Aproveitando o gancho sobre este último e já que falei só sobre novidades até agora, gostaria de falar daquilo que não é grande novo para ninguém: a venda de Sonic Origins.

No meu ponto de vista, Sonic Origins foi uma versão definitiva pensada para os novatos e veteranos, contudo, a SEGA quis brincar com a nostalgia dos fãs. A começar pelo preço, que se aproxima de um game recém lançado, quando, na realidade, são remasterizações e adições que poderiam ser facilmente uma atualização. Outro ponto é cobrarem valores adicionais para poderem comprar músicas remasterizadas, artes e missões difíceis para o modo missão, quando já deveriam estar no jogo base.

O que mais me frustrou, e talvez seja culpa minha, é que no trailer estava explícito que teriam novos personagens jogáveis. Como um bom fã de um jogo de tiro do Shadow, imaginei que ele estaria aqui. Infelizmente, os únicos personagens são os conhecidos dos clássicos: Sonic, Tails e Knuckles. Nem mesmo a Amy, que aparece em Sonic CD, é jogável ou, ao menos, desbloqueável. Ademais, Knuckles pode ser selecionado no primeiro título, mas não no CD, o que é muito estranho.

Virei fã sofredor

Sonic Origins aparenta ser uma bela jogada de marketing após o sucesso do filme nos cinemas e a chegada de Sonic Frontiers. Sinceramente, pelo preço bem salgado e sem novidades enormes para os títulos, é aconselhável esperar uma promoção. Porém, sei que pelas modificações feitas, muitos fãs estão ansiosos para reviver os anos de ouro do ouriço azul de forma nostálgica, principalmente por conta do widescreen. 

Segundo Wendel Barbosa (autor aqui do site), no texto Nostalgia e videogame, essa é uma estratégia comercial das grandes empresas para que essa galera da velha guarda seja atiçada a sentir o sentimento de nostalgia. Não é à toa que já existiram muitas coletâneas de Sonic anteriormente, e não duvido que não acabará por aqui. Mesmo com tudo isso, gostei de quase todos os jogos, e agora vou sofrer por não ter outros tão bom quanto eles.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Sonic Origins

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Widescreen faz uma grande diferença
  • Jogos continuam sendo bem divertidos
  • Drop Dash é uma ótima novidade
  • Sonic 2 é maravilhoso
  • Novos desafios no modo missão.

Contras

  • Sonic the Hedgehog é triste
  • Adições importantes estão apenas na edição completa
  • Preço salgado demais
  • Sem novos personagens jogáveis