review-sonic-team-racing-capa

Review Sonic Team Racing (Switch) – Batendo em algumas curvas

Sonic Team Racing é como se fosse um Sonic and Sega All Star Racing 2.0 com ressalvas.

Apesar de ser muito mais bonito que o primeiro jogo de corrida de Sonic e as estrelas da Sega, não existem fases dos maiores ícones da empresa que inspiraram o jogo de 2009. No lugar delas temos vários cenários que, apesar de lindíssimos, não remetem à nada de muito especial.

Isso é ruim? Depende. Se você é saudosista e gostava destes pontos no Sonic & Sega All Star Racing, vai se decepcionar bastante.

Desenvolvimento: Sega
Edição: Sega
Jogadores: 1-4 (local) e 1-12 (online)
Gênero: Corrida, Multiplayer
Classificação indicativa:
 Livre
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Switch
Duração: 10 horas (campanha) / 28 horas (100%)

Sempre tem uma fase do gelo

Um outro foco

Agora, se você quer apenas curtir um excelente jogo de corrida do Sonic, este cara é pra você. Pessoalmente não sou tão fã do segundo jogo denominado Transformed, já que lá você era obrigado a fazer uso de todos os formatos de veículos disponíveis e em todas as corridas.

Então era uma constante troca de jogabilidade através do karts terrestres, balsas e aviões. O jogo não se importava se você possuía alguma modalidade preferida e simplesmente lhe obrigava a jogar da forma que ele queria.

A equipe atrapalha um pouco

História em trio

Os tipos de jogo no modo história são focados na jogatina com a equipe. Quase todas as pistas exigem que você corra com seu personagem principal e a equipe correspondente, e no final de cada corrida as pontuações são somadas para mostrar o resultado final. Um pouco frustrante, pois você acaba ficando dependente de seus companheiros para obter uma colocação satisfatória.

Apesar disso, você pode usar os amigos a seu favor, já que é possível pedir e repassar itens para eles, e utilizá-los como um vácuo para aumentar sua velocidade (chamado aqui de estilingue), além de receber um rápido boost por isso.

Fora as corrida em trio, também temos a corrida com checkpoints e as de coletar anéis – ambas extremamente difíceis de se conseguir a melhor medalha -, as quais podem ser feitas sem a obrigação de correr com mais personagens, porém são modalidades sem adversário nenhum nas pistas.

Algo que preciso muito destacar é caso você deseje reiniciar uma pista: isso é feito em cerca de 2 segundos. Então é muito fácil tentar novamente caso você cometa um erro durante uma corrida.

Olha esse carango

Personalizações bem-vindas

Em Sonic Team Racing podemos personalizar nossos veículos de forma muito completa. Basta comprarmos itens aleatórios nas cápsulas disponíveis no menu do jogo para obtermos uma peça que aumenta performance ou partes cosméticas para embelezar seu carrinho.

Posso dizer que as mudanças aqui são feitas de forma bem bacana, algo que lembra – pode parecer exagero – jogos como Need For Speed Underground. Além destas mudanças permitidas no veículo, também é possível adicionar adesivos e trocar o tipo de pintura e a cor de seu carro.

Caso esteja dando falta de alguns personagens extras no jogo, é possível desbloquear equipes novas durante o modo história vencendo certos desafios. Portanto, Sonic Team Racing possui uma boa quantidade de desbloqueáveis.

Online top!

Online fenomenal

O modo online é bem divertido e facilmente encontramos jogadores travando batalhas através da internet. Porém o jogo não oferece uma forma de enviar convite para amigos entrarem em sua partida e nem mesmo compatibilidade com o chat de voz do app de smartphone.

A boa notícia é que, mesmo jogando com pessoas do outro lado do mundo, a corrida consegue se manter estável. Mesmo que a sincronização entre os jogadores seja nítida o tempo todo resultando nos veículos surgindo em posições fisicamente diferentes o tempo todo. Apesar de sucesso em 99% das partidas que joguei online, algumas poucas me mostraram um erro de conexão e me levaram de volta pro menu principal enquanto jogava – fora do multiplayer.

Drift perfeito

Beleza surpreendente

O jogo está completamente lindo! Jogando a versão de Switch é inacreditável que aquilo está rodando num console híbrido. Até mesmo no modo portátil, onde muitos jogos reduzem resolução, texturas e derivados para segurar a performance: Sonic Team Racing está maravilhoso de bonito – e não estou exagerando.

Talvez a diferença gritante entre o jogo pro console da Nintendo e seus concorrentes seja o framerate, já que aqui temos tudo travado em 30fps. Apesar disso, a sensação de velocidade predomina e não deixa a desejar. Porém, se planeja jogar em 4 pessoas no mesmo console, pode esquecer: os quadros por segundo são injogáveis – até hoje não foi corrigido.

As músicas estão maravilhosas, voltadas para uma pegada mais rock, um gênero recorrente nos jogos modernos do Sonic. Jogando no modo portátil usando fones de ouvido faz com que você perceba detalhes sonoros com capricho, como eco das vozes em certas fases de ambientes cavernosos.

Liberando geral

O melhor Sonic de corrida?

Sonic Team Racing provavelmente é o melhor jogo de corrida arcade do ouriço azul da Sega feito até hoje. Poucas coisas foram resultados de escolhas ruins, como obrigar o jogador a experienciar a maioria das fases em equipe no modo história.

Sinto também falta de powerups mais intuitivos como eram nos jogos anteriores, já que os que pegamos em Sonic Team Racing são bastante estranhos e nunca sei o que cada um significa exatamente. Por fim, onde estão as fases características das séries da Sega?

Este review foi feito com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Sonic Team Racing

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Fases aos montes
  • Personalizações de veículos
  • Desbloqueáveis
  • Jogabilidade excelente
  • Gráficos lindíssimos

Contras

  • Equipe obrigatória na história
  • Framerate no Switch
  • Tecnicamente impossível jogar em 4 (Switch)