Star Renegades

Review Star Renegades (PC) – Um ótimo e desafiante RPG tático sci-fi

Recentemente, tenho me aventurado bastante em RPGs de turno como Fire Emblem: Three Houses e Pokémon Sword. Assim, Star Renegades chamou bastante minha atenção quando vi que se tratava de um RPG Rogue-lite de estratégia feito por um time indie. E já devo dizer de cara que é uma ótima experiência, mas que exige um pouco de paciência.

Desenvolvimento: Massive Damage, Inc.
Distribuição: Raw Fury
Jogadores: 1
Gênero: RPG, Tático
Classificação Indicativa: 10 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4 e Xbox One
Duração: 8 horas (campanha)

Renegades acampando antes da batalha.

Quem são os Renegades?

Star Renegades se passa num futuro e local distantes em que um enorme exército alienígena, chamado de Imperium, têm destruído e tomado planetas por inúmeras dimensões. A resistência humana então decide formar os Renegades, um grupo de especialistas de combate, podendo variar de mercenários, veteranos de guerra e robôs guerrilheiros, com o objetivo de expulsar as forças do Imperium.

Os primeiros momentos do jogo são extremamente dramáticos e intensos, puxando toda a atenção para os personagens principais e a sua narrativa. O problema é que só em alguns momentos que esse foco total a história é notado ao decorrer de Star Renegades, fazendo com que sua campanha acabe se tornando um pouco rasa. Felizmente, os personagens e a jogabilidade do game conseguem manter todo o seu foco.

Uma cena da luta.

Entendendo a estratégia

Star Renegades é um RPG de turno, o que significa que você e o inimigo terão momentos para selecionar suas ações. O diferencial aqui é como esses momentos são posicionados, e a barra de eventos do jogo (mostrada no topo da imagem acima) explica isso. Funciona assim: ao iniciar a batalha, os inimigos já selecionam o que vão fazer e a barra de eventos mostra quando isso vai acontecer. Na sua vez, cada ação de um personagem terá uma posição diferente na barra de eventos, em que um ataque leve será o primeiro e um ataque mais forte será um dos últimos. E, além disso, se sua ação ocorrer antes do inimigo, você pode fazer com que ele não faça nada durante esse round e o jogue para o próximo,  causando um “Break” nele.

É aqui que o quebra-cabeça de Star Renegades se torna intrigante e desafiador. O objetivo sempre será de derrotar os inimigos, mas a maneira de fazer isso são várias. Pode apostar num dano maior, correndo o risco de perder vida mas gastando menos tempo, ou jogar mais seguro com ataques leves para impedir os inimigos de agirem e acabar gastando mais tempo. Cada Renegade possui um papel a cumprir, desde curandeiros até snipers, e gerenciar o que cada um fará em combate é a chave para vencer.

Exploração do mapa.

Apresentação

A arte de Star Renegades, como a maioria dos indies que seguem o estilo pixel art, é visualmente impressionante. O trabalho de arte do jogo, usando fortemente cores como roxo, rosa e azul, consegue estabelecer muito bem uma atmosfera sci-fi em seus cenários.

A trilha sonora, repleta de synthwave, também é outro elemento importante nessa aventura futurista, mas que peca pela falta e repetição. São trilhas realmente boas que conseguem causar a sensação de mistério ao andar pelo mapa e realçar a tensão de lutar contra um chefão, mas que acabam causando um pouco de irritação pela falta de variedade.

Rota da história.

Paciência é uma virtude

Muitos jogos que se mostram como desafiadores tendem a exigir do jogador, após um game over, o reconhecimento e o aprendizado de seu erro. Em Star Renegades, eles lidam com isso de uma maneira criativa mas pouco frustrante em que, quando todo o seu esquadrão morre, você é mandado para uma outra dimensão para recomeçar tudo. Não existem checkpoints aqui.

Ao ser “reiniciado” (o que provavelmente vai acontecer algumas vezes por conta de alguns chefões extremamente difíceis), Star Renegades permite que você possa escolher 3 Renegades para recomeçar, fazer alguns upgrades e partir para a batalha de novo. É um jogo que realmente exige que você avalie bastante cada fator antes e durante a luta.

Obs.: a Raw Fury nos informou que em breve o jogo receberá a tradução para PTBR.

Meu esquadrão no final do jogo.

Renegados da Galáxia

Star Renegades é um jogo que conseguiu me prender bastante com seus personagens carismáticos e suas batalhas calculistas. É uma experiência extremamente divertida e recompensadora. Bom demais ver jogos indies como esse se mostrando cada vez mais únicos e interessantes.

Esta review foi feita com uma de PC cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming

Star Renegades

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Combate divertido
  • Estratégia é recompensada
  • Belos visuais
  • Personagens carismáticos
  • Boa trilha sonora

Contras

  • Trilha sonora repetida
  • História rasa
  • Pouco frustrante