Star Wars: Battlefront Classic Collection é um retorno ao passado, ou pelo menos é o que pretendiam para nos reconquistar com este produto imperfeito que leva o nome de uma franquia tão amada. Anunciada em um Nintendo Direct há algum tempo, finalmente colocamos as mãos na versão final desta coletânea tão esperada – que definitivamente não deve ser tratada como um remaster, e sim como um port.
Desenvolvimento: Aspyr Media
Distribuição: Aspyr Media
Jogadores: 1-2 (local) e 1-64 (online)
Gênero: Tiro, Ação, Multiplayer
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: PC, Switch, Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5
Duração: 8.5 horas (campanha)
É guerra e bagunça, mas é bom
Para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de experimentar esta joia da era do primeiro Xbox e PS2, os dois jogos Battlefront são ambientados em diversos campos de batalha da franquia Star Wars, onde você pode escolher sua infantaria, definir a classe com suas respectivas armas e equipamentos, e combater a equipe adversária até esgotar todas as suas possibilidades de respawn. Uma vez que a barra de tropas deles chegar a zero, a vitória é sua.
Além da infantaria terrestre, você também pode usar veículos para se mover mais rápido ou voar e combater no ar, utilizando naves espaciais icônicas da série de filmes ou certas motos flutuantes que permitem ir do ponto A ao B num piscar de olhos.
Fora isso, você pode conquistar os pontos de interesse do inimigo para vencer a rodada de outra maneira, além de eliminar suas tropas. Em outros tipos de missões, aquelas felizmente “puláveis” nas quais você precisa controlar uma nave espacial no espaço sideral e invadir outras naves para sabotá-las, você deve invadir o território e a nave inimiga e arriscar sua vida para destruir o ambiente ao redor, protegendo sua base.
No geral, todas as rodadas são uma bagunça completa, na qual seu objetivo é bastante simples e claro. Jogar sozinho melhora os gráficos e exibe sombras, melhores efeitos visuais e afins, enquanto o modo coop de tela dividida reduz a fidelidade gráfica, removendo efeitos visuais para que o Switch consiga rodar o jogo. Ele remove até a arma em primeira pessoa, o que é triste.
Controles precários
Em termos de jogabilidade e controles, a portabilidade é decepcionante. A versão para Switch não oferece controles giroscópicos, que facilitariam muito a mira – e olha que isso é quase um padrão em jogos de Switch. O primeiro título é insanamente difícil de dominar os controles de mira devido à falta de suavidade ou capacidades de configuração.
Já a sequência direta, Battlefront 2, é um produto muito melhor porque possui uma suavidade nativamente falando, além de que permite correr com os personagens. A Aspyr deveria ter igualado os dois jogos para terem a mesma sensação, pelo menos, o que mostra o descaso deles com estas obras-primas do passado. Digo isso ao menos na mira.
O modo Conquista Galáctica é mais um extra no conjunto, permitindo que você jogue batalhas terrestres e espaciais em um tipo de jogo de tabuleiro. Aqui, você pode selecionar o próximo local para mover sua nave espacial, comprar bônus para usar nas batalhas e ter encontros com a nave inimiga para lutar nas batalhas espaciais.
E o suporte a partidas online funciona bem, graças aos servidores dedicados que a Aspyr media criou no lançamento do jogo. Porém, saiba que estes podem ser derrubados a qualquer momento, dependendo da decisão da empresa. Finalmente, o tamanho dos dois games no Switch assusta, resultando em mais de 30GB de arquivos. Me pergunto como foi a otimização de arquivos feitos na hora do port. Sem falar que não se pode baixar nenhum dos dois separadamente para economizar espaço, e para selecionar um ou o outro game é necessário encerrar o software e reiniciar para trocar de Battlefront.
Apenas para quem sentia falta destes jogos
Vamos ser honestos: esses dois jogos são relíquias e destinam-se apenas àqueles que sentiam falta de jogá-los, devido à falta de suporte online nos títulos originais. Iniciei a versão original do Xbox algumas semanas atrás e só então percebi que esses jogos não podem mais ser jogados online porque os servidores foram desativados. O mesmo pode acontecer a qualquer momento com a Coleção Clássica, portanto, esteja ciente. Especialmente porque a portabilidade é tão mal feita, o que leva ao efeito “as pessoas não gostam do nosso produto”, mas apenas porque a empresa foi preguiçosa demais para criar algo de qualidade. No final, os dois jogos são basicamente os mesmos que os originais, com algumas alterações menores aqui e ali – visualmente falando – que definitivamente não justificam o preço.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Star Wars: Battlefront Classic Collection
Prós
- Modo tela dividida divertido
- As batalhas são divertidamente bagunçadas
- Gráficos melhores do que o original
- Dois jogos
Contras
- Notavelmente preguiçoso
- Controles horrendos no primeiro jogo
- Falta de suporte a sensor de movimento
- Sem opção de encurtar batalhas no modo história
- Tamanho gigantesco com mais de 30GB pros dois jogos