starwars

Review Star Wars Episode 1: Jedi Power Battles (Xbox Series X) – Um desperdício de tempo e nostalgia

Originalmente lançado em 2000, Star Wars Episode 1: Jedi Power Battles parece ter ficado no esquecimento. Um remaster veio e trouxe consigo pequenas diferenças visuais para reacender um pouco aquela chama da nostalgia. Mas, infelizmente, ganhamos um jogo bem datado para os tempos de hoje.

Desenvolvimento: Aspyr

Distribuição: Aspyr

Jogadores: 1-2 (local)

Gênero: Ação, Aventura

Classificação: 10 anos

Português: Não

Plataforma: Xbox One, Xbox Series X|S, PC, Switch, PS4, PS5

Duração: 4 horas (campanha)

Seja quem você quiser

Darth Maul e Qui-Gon Jinn lutando juntos
Darth Maul lutando ao seu lado?

Graficamente, Jedi Power Battles obteve uma grande melhoria nesta versão remasterizada. É nítido, as texturas são de qualidade muito superior, e há até reflexos em alguns lugares! Se tudo o que você procura é repetir o jogo, mas com a aparência de como você se lembra em suas memórias com cores opacas, então este jogo é para você.

Na verdade, essa nova versão vai além das melhorias gráficas, pois todos os personagens e níveis jogáveis estão desbloqueados desde o início. Você sempre quis ser inexplicavelmente Darth Maul lutando contra droides da Federação? Bem, você pode fazer isso bem no início, em vez de ter que primeiro completar o jogo como Qui Gon Jinn para desbloqueá-lo. E há a música de Star Wars ao fundo também, junto com alguns usos criativos de ruídos do Yoda ao pegar power-ups, que ainda me fazem rir. Este remaster é claramente projetado para trazer essa nostalgia, desde que você o jogue com isso em mente.

Jar Jar enfrentando vários inimigos
Cenários já conhecidos


E se você não tem essa nostalgia? Bem, o problema aqui é que este é um jogo do primeiro PlayStation. O combate é duro e não flui muito bem – perdi a conta do número de vezes que corri até um inimigo e pressionei o botão de ataque e acabou que meu personagem não atacou e o androide que eu estava atacando me deu um soco na cara. Como os movimentos não fluem muito bem, atacar parece apenas balançar um sabre de luz repetidamente com um breve atraso entre eles, o que permite que o inimigo que você está tentando matar seja atingido, porque os sabres de luz consomem apenas cerca de um quarto de sua saúde.

Defeitos remasterizados

Obi Wan passando por obstáculos perigosos
Algumas fases são um verdadeiro teste de paciência

Outro detalhe: você pode desviar um raio blaster de volta para um inimigo com um toque bem cronometrado do botão de bloqueio – facilmente o aspecto mais satisfatório da jogabilidade. Então, ao que parece, os blasters causam mais dano do que os sabres de luz.

As plataformas de rolagem lateral se saem um pouco melhor, pois você pode pelo menos calcular seus saltos com relativa facilidade. Mas haverá momentos em que você vai pensar que calculou certo o pulo mas vai errar mesmo assim. A visão de certas partes do cenário não fica muito clara.

Droids se enfrentando
Até os droids tem seu papel


O que poderia ter tornado toda essa rigidez irrelevante é a Força. Dá para se contentar com o combate duro caso você tenha grandes poderes da Força, pois eles são divertidos e fazem você se sentir poderoso. Cada personagem com o qual você pode jogar (excluindo aqueles sem sabres de luz, como a Rainha Amidala) tem três poderes de força. Um é de longo alcance, outro curto e outro é defensivo. Infelizmente, eles são bastante inconsistentes e imprecisos.

A Força não está com você

Darth Maul enfrentando um poderoso inimigo
Enfrente inimigos poderosos

Comecei com Darth Maul, porque acho ele incrível, e seu poder de longo alcance é, por algum motivo, disparar um laser de seus olhos. Mesmo assim, você terá sorte se ele realmente atingir um único disparo na multidão de inimigos à sua frente. Qui Gon Jinn tem um conjunto particular de habilidades que devem torná-lo um pesadelo para droides como esses, exceto que aqui suas habilidades defensivas e de longo alcance não parecem funcionar devidamente. Eles simplesmente não são acionados – eu recebo ataques de sabre de luz ou saltos e meu poder de força não cai.


O resultado final é simplesmente inconsistente, da mesma forma que muitas das remasterizações de Star Wars da Aspyr. Parece bom o suficiente para um jogo de PlayStation remasterizado, mas não consigo imaginar alguém querendo jogá-lo por mais de trinta minutos, a não ser na tentativa de recapturar a sensação que teve quando era mais jovem e jogou pela primeira vez.

Nem sempre a nostalgia será boa

O que Jedi Power Battles realmente precisava era de um remake, não de uma remasterização, para que a jogabilidade fosse adaptada a algo que valesse a pena jogar nesta década. Se você quer ser um Jedi hoje em dia, existem opções muito, mas muito melhores por aí.

Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores

Revisão: Júlio Pinheiro

Star Wars Episode 1: Jedi Power Battles

4

Nota Final

4.0/10

Prós

  • Personagens variados

Contras

  • Qualidade sonora
  • Combate
  • Bugs
  • Progressão do personagem