story-of-a-gladiator-capa

Review Story of a Gladiator – Simulador de “grinding”

Desenvolvido e publicado pela indie Brain Seal, Story of a Gladiator é um jogo inspirado nas batalhas em arenas que existiam na Roma antiga para divertir o povo, o famoso “pão e circo”. E isso é tudo que você precisa saber, acredite.

Ano: 2019
Jogadores: 1
Gênero: Ação, Arcade, Luta
Classificação indicativa:
14 anos
Português: Não
Plataformas: PC, macOS, Xbox One, PS4 e Switch
Duração: Sem registros

Lute, lute e lute até se cansar

Você está na pele de um gladiator sem nome, um homem comum com objetivo de chegar ao topo. No começo do jogo, todas as lojas e locais do centro de gerenciamento do seu personagem (cidade) estão bloqueadas. Você vai liberando pouco a pouco esses locais conforme vai subindo de nível e avançando na campanha. A história te disponibiliza 3 impérios para lutar contra: Greco, Africano e Romano – cada uma com características próprias da nação à qual pertence.

A premissa das batalhas são bem simples, praticamente um sistema de classificação onde sua performance concede de 1 até 3 estrelas, e recompensas de acordo com elas. O jogo é tão básico e repetitivo que parece ter sido “portado” diretamente do site Newgrounds onde eram (e ainda são) publicados centenas de milhares de jogos em Flash com jogabilidade limitada. O sistema de estrelas de acordo com sua performance não é algo ruim, muito pelo contrário. Hoje em dia é até comum seu uso em jogos como Overcooked e afins, porque isso traz um senso de dever cumprido que te faz querer jogar novamente até conseguir a pontuação máxima. E, claro, quanto mais estrelas, maior sua recompensa em dinheiro ou pontos e mais rapidamente você conquista novos itens e habilidades.

Repetição ao infinito

Bom, isso tudo seria bem bacana se fosse melhor explorado, mas em Story of a Gladiator a falta de diversão estendida e variação deixa evidente que não é. Todas as lutas seguem uma mesma estrutura, nas quais você recebe hordas e mais hordas de inimigos para enfrentar. Ao final de cada império, você enfrenta um chefão, como é esperado se você observar como funciona a seleção de fases.

Com a vitória e recompensa das batalhas, é possível você adquirir vantagens na cidade do jogo através de novas armas, equipamentos, consumíveis para uso na arena, habilidades novas, rezar para deuses, etc. Dentro da arena o ritmo é sempre o mesmo, desviar, defender, atacar, e tudo se repete. Existe uma mecânica onde você, ao manter uma quantidade de combos, consegue ajuda do público que lança projéteis nos inimigos para atordoá-los ou comida no chão da arena para recuperar sua vida, e esta função também habilita o uso dos bônus conseguidos através da oração aos deuses que escolher no templo da cidade. Acredito que o jogo poderia ter sido um beat ‘em up com história melhor do que é como um simulador de gladiador, consigo enxergar perfeitamente tudo em outro gênero diferente do que foi escolhido.

Você facilmente se verá preso em amontoados de inimigos que impedirão você de realizar qualquer ação sem perder a cabeça e acabar frustrado. Os equipamentos, bônus e habilidades conquistadas ao longo da campanha podem te ajudar durante as batalhas, mas não ao ponto de te salvar de tanta repetição.

Bom, eu realmente esperava mais, acredito que o mundo onde se o jogo é muito rico, mas o gênero escolhido definitivamente não foi a melhor opção para explorar. Se você estiver procurando algo bem arcade e sem compromisso para ser jogado, dê uma chance, mas se você é do tipo que valoriza uma boa história e exige mais da jogabilidade, procure algo diferente. Story of a Gladiator é relativamente caro nos consoles, beirando os R$ 45, já no PC é possível encontrá-lo por até metade do preço.

Atualização: Recentemente o jogo recebeu um pacote de atualizações que adiciona um modo torneio, mas que usa as mesmas estruturas do jogo base para adicionar uma “nova” forma de jogar.

Este review foi feito usando uma cópia para Switch cedida com carinho pela Brain Seal

Story of a Gladiator

3

Nota final

3.0/10

Prós

  • Batalha com mecânicas de beat 'em up
  • Temática bacana de gladiadores
  • Sistema de habilidades
  • Estrelas classificativas

Contras

  • Inteligência artificial
  • Batalhas repetitivas
  • Sem história
  • Pouquíssima variação