Apesar de tantas críticas em seu lançamento, o último lançado de Bomberman é um excelente jogo e faz jus ao nome da franquia que ele representa. O maior Battle Royale de todos os tempos continua reinando firme e forte. Sabe por quê? Confira os motivos disso!
Desenvolvimento: Konami
Edição: Konami
Jogadores: 1-4 (local) e 1-8 (online)
Gênero: Ação, Multiplayer, Party, Puzzle
Classificação indicativa: 10 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Switch
Duração: 4 horas (campanha)/ 13 horas (100%)
Supá Bombáaaaman
Se você não pegou a referência deste subtítulo, provavelmente jogou Bomberman na versão americana a vida toda. Super Bomberman R foi um retorno da série que ocorreu originalmente em 2017 no Switch, que foi posteriormente portada para Xbox One, PS4 e PC.
O jogo oferece a dublagem em japonês para os amantes das vozes caricatas como eu. Mas, infelizmente é necessário colocar o jogo todo neste idioma para ter acesso à elas, uma vez que ele vincula o áudio com o idioma geral.
O jogo foi lançado com vários problemas de jogabilidade, inteligência artificial e servidores com lag. Tempos depois foram feitos correções e atualizações para melhorar os detalhes gerais.
Apesar disso, dependendo da plataforma na qual você estiver jogando, é razoavelmente complicado ainda hoje encontrar salas aleatórias com ping baixo ou ter uma boa performance sem input delay.
Porém, existe uma forte comunidade ainda hoje no Brasil que participa de jogatinas diárias, então seus problemas com lag e afins acabaram. Além disso, tem também os campeonatos que rolam sempre nos canais do servidor brasileiro de Discord. Caso você tenha interesse, entre no servidor clicando aqui.
Modo história
Apesar de nunca ter tido um grande apelo nesta área, Super Bomberman R possui um modo história cooperativo. Claramente é possível jogar sozinho também, mas é muito mais divertido estar lado-a-lado com alguém nesta modalidade.
Infelizmente o limite é para até 2 jogadores, e também não é possível jogar com alguém através da internet. Bom, é uma ótima ideia mesmo assim, apesar das limitações.
O enredo de Super Bomberman R é bastante simples e diria que até bobo demais. São apenas um grupo de amigos, a trupe principal de bombers coloridos do jogo, que estão se aventurando em diferentes lugares. No meio desta brincadeira eles encontram vários chefes para enfrentar ao final de cada fase no planeta correspondente.
A luta contra os chefes são realmente a parte mais legal do modo história, e todos eles tem sua própria regra para ser derrotado. Portanto, em cada batalha final você precisará fazer uma nova estratégia e ficar atento aos ataques do inimigo.
O que realmente importa
Apesar do enredo superficial – e muitas vezes bobinho -, temos aqui o que realmente importa: o battle royale. Bom, o nome não é exatamente esse, mas claramente é o que muitos jogos fazem hoje em dia quando colocam vários jogadores num mesmo local e que vença aquele aquele.
Super Bomberman R possui duas formas de jogo, o padrão e o Grand Prix. Em qualquer um deles você recebe pontos depois das partidas para que possa gastar em compra de novas fases, itens cosméticos e personagens únicos.
O primeiro modo é o bom e velho modo batalha que já conhecemos, onde todos travam batalhas até o último ficar de pé, e isso pode ser feito cada um por si ou em equipes.
Já o segundo é o verdadeiro chamariz do jogo, apresentando 4 variações para desfrutar com amigos ou treinar com bots. São esses:
- Cristal: capture e mantenha o número máximo de cristais consigo e com seu time. A pontuação final será calculada e a vitória é de quem arrecadou mais.
- Checkpoint: ocupe certos pontos de controle do cenário para ter sua dominação, aguardando a barra ser preenchida com o tempo posicionado naquele local.
- Basic Bomber: destrua o número máximo de adversários neste modo. Cada jogador tem um número limitado de vidas para tentar novamente.
- Civilians: pegue os balões dos adversários e traga para sua base, mas cuidado para também não ter os seus roubados.
Quem conhece outras franquias da Konami também vai ter um grande sorriso no rosto. Bomberman R tem vários crossovers com outros jogos e traz personagens icônicos como um membro da família Belmont, Drácula Vlad Tepes, Goemon, Pyramid Head, entre outros.
Todos estes personagens são considerados “especiais”, e cada um deles é dotado de uma habilidade que pode ser usada durante as batalhas. Mas não se preocupe, é importante dizer que elas também podem ser desabilitadas nas regras do jogo para que ninguém fique em desvantagem.
Quase perfeito
Super Bomberman R é disparadamente um dos melhores jogos disponíveis da franquia nesta atualidade. Infelizmente foram deixados para trás alguns elementos bem bacanas na série, como as montarias – aposto que você já esperava eu falar sobre isso.
Apesar disso, o modo história é bem divertido, principalmente se jogado em dupla. E a quantidade de desbloqueáveis, e modo disponíveis, trazem uma diversão bastante satisfatória. Recomendadíssimo para fãs de Bomberman!
Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores