Review-TaitoMilestones-1

Review Taito Milestones (Switch) – Preservação histórica

Taito Milestones é uma coletânea de dez jogos originalmente lançados nos arcades na década de oitenta. Com clássicos indiscutíveis na seleção, o pacote cumpre seu dever de preservação histórica dos jogos, mas não se move para educar e apresentar seus títulos e a história por trás deles para quem está com o controle na mão.

Desenvolvimento: TAITO Corporation/Hamster Corporation
Distribuição: ININ Games
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Arcade
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: Switch
Duração: Sem registros

Os “convocados” para a seleção da Taito

Destruindo cometas em Halley's Commet

Como introdução, vamos conhecer brevemente os jogos de Taito Milestones:

Alpine Ski (1981): adrenalina a todo vapor enquanto desce montanhas geladas, desviando de obstáculos e coletando pontos para maximizar ainda mais a pontuação final e entrar para a história.

Wild Western (1982): no papel de um xerife montado em seu cavalo, use sua arma e defenda um trem em movimento de caubóis fora da lei enquanto desvia de obstáculos perigosos no velho oeste.

Front Line (1982): como um soldado, atire em soldados inimigos e avance em seu território, desviando de balas e minas explosivas enquanto busca a pontuação mais alta. 

Qix (1981): um jogo de quebra-cabeça cuja mecânica consiste em criar linhas entre dois pontos para preencher em cores os espaços da tela. Tudo isso enquanto desvia do Qix, uma entidade que percorre a área e pode matar em um toque.

Space Seeker (1981): em um planetinha remoto, use naves espaciais em fases side scrolling e em primeira pessoa para acabar com as naves inimigas. Uma experiência mais tradicional e surpreendente, especialmente pelas seções em primeira pessoa,

Elevator Action (1983): na pele de um agente especial, desça os andares de um prédio lotado de inimigos, entre em salas de portas vermelhas, roube documentos e aumente a pontuação ao máximo enquanto tenta chegar no térreo e escapar dos inimigos, 

Chack’n Pop (1983): controlando um bichinho amarelo, colete corações no cenário enquanto desvia de monstros. Solte bombas, derrote-os e ganhe pontos bônus durante o processo. 

The Fairyland Story (1985): como uma bruxinha, use magia e power-ups para derrotar todos os monstros de uma fase e avançar para a próxima. Temos aqui uma experiência semelhante ao que é visto em Mario Bros., da Nintendo.

Halley’s Commet (1986): pilotando uma nave espacial, defenda o sistema solar de cometas e naves inimigas, impedindo assim que os planetas sejam explodidos em mil pedacinhos.

The Ninja Warriors (1987): na “pele” de uma ninja ciborgue, derrote soldados militares inimigos, ninjas robôs, cachorros de comportamento questionável e todo tipo de malfeitor possível com ataques de kunai e estrelas-ninja.

Elevator Action em ação

A seleção de jogos de Taito Milestones contém gêneros variados, como esporte, tiro, shoot’em up, beat’em up, plataforma e quebra-cabeça. Essa variedade mostra o quanto a empresa sempre foi versátil em seu portfólio, e essa versatilidade fez história na década de 80, com vários dos jogos mencionados estando em diversas listas de gabinetes arcade mais jogados em seus respectivos anos.

Preservando o passado

Descendo a porrada em Ninja Warriors

Do ponto de vista histórico, Taito Milestones tem uma importância sublime. Em tempos que a discussão sobre preservação histórica e criação de acervos de jogos eletrônicos se torna cada vez mais presente na indústria, ter uma seleta lista de sucessos oitentistas pronta para ser reproduzida de forma fiel às experiências originais em um sistema atual e moderno como o Nintendo Switch é algo extremamente positivo. Ela não apenas preserva o passado, mas permite que jogadores de qualquer idade, principalmente de gerações mais novas, tenham contato com títulos que foram precursores (até certo ponto) de grandes jogos modernos que fazem sucesso estrondoso hoje em dia.

A coletânea peca, no entanto, por não oferecer um conteúdo educativo e informativo, visto que não há nenhum tipo de galeria de fotos ou boletins informativos sobre os títulos. Ter esse conteúdo seria ainda mais benéfico para quem tem interesse em conhecer sobre a indústria de jogos eletrônicos e/ou sobre a Taito. Esse conhecimento, no entanto, ficou relegado a pesquisas pessoais na internet. E isso é uma pena.

De onde viemos, e onde chegamos

Sidescrolling em Space Seeker

Um fator interessante ao experimentar uma coletânea de títulos cujas datas remetem entre 35 e 40 anos atrás, é perceber como os jogos e os gêneros evoluíram junto com a tecnologia. Não acredito ser loucura ligar Wild Western a Red Dead Redemption II, ou Front Line e Elevator Action a Battlefield e Splinter Cell, respectivamente. Guardadas as devidas proporções, desperta a curiosidade conhecer a origem de clássicos modernos que, de alguma forma, têm sua origem ao menos conceitual em clássicos como os presentes em Taito Milestones.

É notável o avanço e a mudança na experiência desejada para os jogadores. Em épocas saudosistas de arcades, inúmeros jogos tinham a busca pela pontuação mais alta e o registro do nome ou apelido nos placares de hi-Score das máquinas como um dos objetivos principais. Esse é um contraste curioso com o foco em grandes narrativas, espetáculos visuais e competitividade online dos dias atuais.

Há características típicas de jogos “antigos” presentes em cada um dos selecionados em Taito Milestones, que marcaram ainda mais a época dos arcades. Entre eles, cito dificuldade progressiva, mas elevada desde o início e poucas vidas e créditos para quem jogava eram os desafios que incentivavam a turma a ficar horas e horas disputando entre si e se divertindo no processo.

Uma viagem no tempo

Taito Milestones é “uma viagem no tempo”, trazendo clássicos de seu portfólio para todos aqueles que têm interesse em conhecer um pouquinho de como eram os jogos em uma década há muito distante. Embora o trabalho educativo pudesse ser melhor, com galerias de imagens, informação e curiosidade sobre cada título, essa é uma coletânea que cumpre seu papel de preservar a história da indústria de jogos eletrônicos ao dar acesso a esses games em uma plataforma atual e de ampla base instalada.

Um toque de modernidade é dado ao implementar placares de pontuação online e permitir que filtros visuais, sonoros e modificadores de dificuldade sejam aplicados de acordo com o desejo de quem joga, mas isso não altera a história de seus jogos de nenhuma maneira, mantendo a experiência clássica original intacta para todos.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Taito Milestones

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Variedade de jogos e gêneros presentes
  • Dá acesso a clássicos antigos e promove sua preservação
  • Ajustes de dificuldade, visuais e sonoros disponíveis para quem desejar

Contras

  • Falta de galerias de fotos, informações e curiosidades sobre os jogos e sobre a própria Taito