tales capa

Review Tales of Arise: Beyond the Dawn DLC (PS5) – Uma boa expansão

A série Tales of já possui diversos títulos excelentes e muitas boas continuações. No último game da franquia, Tales of Arise, os produtores decidiram por fazer uma expansão, batizada de Tales of Arise: Beyond the Dawn , retratando as consequências das ações vistas ao final da aventura principal, que é muito boa, mas poderia ter sido ainda melhor. 0

Desenvolvimento: Bandai Namco

Distribuição: Bandai Namco

Jogadores: 1 (local)

Gênero: RPG

Classificação: 14 anos

Português: Legendas e interfaces

Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S

Duração: 11 horas (Campanha)/20 horas (100%)

Um ano depois

imagem de nazamil de Tales of Arise: Beyond the Dawn
Nazamil é a nova personagem da expansão

Tales of Arise: Beyond the Dawn nos mostra as consequências após as batalhas vividas pelo grupo de Alphen no conflito dos dois mundos. Eles acabam conhecendo a jovem Nazamil, que traz traços tanto do povo de Rehna quanto de Dahna. É aí que vemos dois grandes temas dessa expansão: preconceito e racismo.

O tema é muito bem explorado por boa parte da expansão, e gera uma reflexão que pode ser levada também para o mundo real. Porém, isso vai até a jovem Nazamil perder o controle e tomar uma ação condizente para sua idade e tornar tudo em um tremendo caos. 

É compreensível o que acontece, porém, a dungeon final é insuportavelmente esticada –  muito provavelmente para aumentar um pouco a duração da expansão. Fora esse ponto, que é péssimo, ainda há muitas coisas bacanas para fazer, como diversas missões extras e explorar ainda mais o mundo de Tales of Arise: Beyond the Dawn.

Combatendo monstros

imagem dos protagonistas
Nossa menina causadora.

Tales of Arise: Beyond the Dawn mantém tudo do jogo original, mas uma diferença é que ao começar a expansão, podemos ter algumas vantagens logo de início. Dentre todos os títulos da franquia Tales of, esse é o menos divertido. Não gosto da forma como foram implementadas as Ars e também o ataque comum. Depois de um tempo, é fácil de se acostumar, mas não que a experiência seja boa.

Todos os inimigos são visíveis, e, ao tocá-los, vamos para uma arena. É possível ignorá-los e seguir em frente facilmente, As batalhas contra os chefes são um caso à parte, já que a maioria deles contam com uma grande quantidade de pontos de vida, então passar um tempo em cada luta é extremamente normal. Mas em dada parte, há uma repetição de inimigos extremamente irritante, cujo intuito é somente tomar tempo, o que é bastante tosco.

Uma boa expansão

Para quem estava com saudade de Alphen e seus amigos, Tales of Arise: Beyond the Dawn é uma excelente expansão e trata de temas muito necessários para os tempos atuais. Os gráficos continuam magníficos e possuem áreas que são um verdadeiro deleite para os olhos. A trilha sonora é de alta qualidade e encaixa bem com todas as ações, isso sem falar na excelente dublagem em inglês, que não deixa a desejar. Felizmente, há legendas em português, então todos vão poder apreciar a jornada. 

No geral, se você curtiu a aventura original e quer ver o que aconteceu com aquele mundo ao final da jornada, essa expansão nos mostra que ainda há muito mais coisas para serem exploradas, já que muitas brechas foram abertas.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Tales of Arise: Beyond the Dawn

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • História boa, apesar de curta
  • Gráficos excelentes
  • Boa ambientação

Contras

  • Dungeon final insuportável
  • Algumas missões colocadas para aumentar a duração da DLC