North & South Capa

Review The Bluecoats: North & South (Switch) – Um clássico com partidas rápidas

Lembro como se fosse ontem da minha descoberta de North & South para NES, em uma mídia alternativa que eu havia recebido dos meus pais para PlayStation com uma coleção imensa de títulos do primeiro consoles da Nintendo. Provavelmente foi um dos primeiros games que me transformaram em um apaixonado por jogos de estratégia e tabuleiro. North & South originalmente foi criado para Amiga e Atari ST em 1989,  mais tarde tendo ports enviados aos consoles mais novos da época. O remake chegou em novembro de 2020 para os consoles da 8ª geração (Xbox One, PS4 e Switch) e PC, tendo sido criticado por fãs mais antigos deste grande clássico por causa de algumas adições.

Desenvolvimento: Appeal Studios
Distribuição: Microids
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Ação, Tiro, Estratégia, Multiplayer
Classificação: 10 anos
Português: Não
Plataforma: Xbox One, Switch, PS4 e PC
Duração: 2 horas (campanha)

Escolha seu lado

Escolha seu lado

The Bluecoats: North & South tem seu “enredo” ambientado na Guerra Civil Americana assim como o jogo original, iniciando pelo ano de 1861 e indo até 1864, apresentando um mapa com vários pontos que simulam estados dos EUA a serem conquistados. No menu principal existem apenas algumas poucas opções disponíveis para se aproveitar, e estas são o modo Campanha e o Livre (sem traduções para o português brasileiro).

O Livre é basicamente a opção que agrupa o apanhado de novidades que o jogo apresenta, servindo apenas para um treinamento destas novas mecânicas implementadas que vou falar melhor sobre mais à frente. A Campanha funciona como um jogo de turnos de tabuleiro da série War, em que a pessoa precisa ocupar os pontos do mapa com suas tropas para ter a maior dominância sobre o exército inimigo.

Fortes

Além disso, existem alguns poucos fortes – bases – espalhados pelos mapas que concedem um saco de dinheiro ao cofre (usado para comprar novas tropas e vantagens a cada turno) do exército responsável por ele, sendo um trabalho fácil conquistá-lo quando ainda não existe uma tropa ali no local – basta posicionar seu personagem. Porém, para receber este dinheiro, é necessário ao menos dois fortes conquistados, para que assim o trem do respectivo exército possa transitar entre eles. Se uma tropa inimiga estiver posicionada em um estado localizado no trajeto do trem, tem início uma sessão de tiro em primeira pessoa que representa o ataque à locomotiva inimiga.

Caso o jogador tenha todas as tropas derrotadas ou fique com apenas um forte restante, a partida é perdida. Fora estes elementos de conquistas e arrecadação de dinheiro, é possível obter novas tropas uma vez que o território do porto é conquistado, recebendo assim unidades novas a cada 12 rodadas – simulando a transição de um ano para o outro.

A jogabilidade que me conquistou

Batalhas

Como não podia faltar um elemento do game clássico, existem os confrontos de tropa quando uma encontra a outra, levando o jogador ao cenário clássico com visão aérea de suas tropas. Este é o momento mais divertido de North & South, e, justamente, aquilo que me conquistou no início dos anos 2000 na versão de NES. Aqui, os dois times precisam alternar entre suas unidades compostas pela cavalaria, o atirador de canhão e os soldados da linha de frente equipados com seus rifles. Cada tipo de unidade possui movimentações e ataques específicos, e ganha quem exterminar a tropa inimiga primeiro.

Não existe muito segredo na jogabilidade de The Bluecoats: North & South, e isso é um ponto super positivo uma vez que é completamente fácil de compreender como o jogo funciona em alguns minutos. No início da partida é até oferecido um tutorial para entender as mecânicas, mas confesso que sequer senti a necessidade de ler qualquer coisa.

Ataque ao trem

Existem basicamente duas novidades de forma geral neste remake: a jogabilidade de tiro em primeira pessoa dos ataques às locomotivas e os ataques aos fortes inimigos. Como mencionado anteriormente, basta eliminar todas as unidades do oponente para vencer e ter o local conquistado ou o trem impedido. 

Depois de algumas partidas, confesso que me cansei dessas mecânicas, porque não são as mais bem feitas do mundo, ainda mais com a ausência completa de trilha sonora de fundo durante os ataques.

Ganhe reforços

Felizmente, é dada a opção de escolher quais elementos de jogo serão executados automaticamente ou da forma modernizada. O ponto negativo é que a resolução destes momentos será decidida aleatoriamente sem influência do jogador, o que pode frustrar bastante. O mesmo pode ser feito para agilizar as partidas caso você esteja cansado de enfrentar tropas inimigas na jogabilidade clássica, permitindo também que estes confrontos sejam resolvidos na base da sorte. A única forma de ter mais chances é agrupando duas tropas ou mais, assim a vitória é mais do que garantida sobre o inimigo que possui apenas uma tropa no território.

Feito para diversão rápida

Conquiste territórios

The Bluecoats: North & South é bastante daquilo que o jogo clássico era: uma proposta arcade. Fato é que seu fator replay é infinito, visto que não existe uma forma necessariamente de “terminar” tudo que é apresentado. A Campanha dura 4 anos, cada qual representado por uma partida completa. A única diferença real a cada ano passado é a quantidade de tropas em que a sessão é iniciada, mas fora isso não existe uma mudança em relação ao tamanho do mapa ou às mecânicas principais. É um produto relativamente limitado, mas muito divertido para fãs e recém-chegados.

É uma pena que o multiplayer existente seja apenas local para até 2 pessoas, e acredito que perderam a chance de implementar algo online já que funcionaria muito bem devido à proposta de North & South ser mais cadenciada. De qualquer forma, o preço é justo por aquilo que é entregue, mas digo isso apenas na versão de PC que é mais compatível com a realidade brasileira e gira em torno dos R$ 37 no preço “cheio”. Agora, falando sobre tempo de jogo, a decisão varia de pessoa para pessoa, o que pode não agradar a maioria que leva em consideração “preço por tempo de jogabilidade”, já que terminei tudo o que havia para ser feito em menos de 2 horas e senti falta de mais conteúdo. Quem sabe as versões originais inclusas no pacote como uma homenagem não tivessem sido uma boa?

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Kiefer Kawakami

The Bluecoats: North & South

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Fator replay infinito
  • Jogabilidade clássica
  • Adições interessantes
  • Partidas rápidas

Contras

  • Pouquíssimo conteúdo
  • Online inexistente
  • Partidas repetitivas
  • Elementos de FPS desengonçados