Andar pela cidade nunca foi tão divertido. The Pedestrian é um quebra-cabeça que mistura a ambientação 3D de uma cidade grande com o universo 2D das placas de sinalização espalhadas pelas ruas e becos dessa mesma cidade. Controle um bonequinho palito por um submundo onde a sua missão é seguir resolvendo enigmas para liberar caminho e chegar ao seu destino final, enquanto admira o vasto mundo dinâmico a sua volta.
Desenvolvimento: Skookum Arts
Distribuição: Skookum Arts
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Puzzle
Classificação indicativa: Livre
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, PS5
Duração: 4 horas (campanha e 100%)
Quando as placas ganham vida
The Pedestrian surgiu de uma ideia bastante simples, que levou três amigos da cidade de Ohio a se juntarem e fundarem a Skookum Arts, empresa desenvolvedora do jogo. Foram quase seis anos de desenvolvimento, desde a sua concepção até o seu lançamento. Entre uma sessão de pizza e outra, The Pedestrian chegou em agosto do ano passado apenas para PC. Devido ao seu grande sucesso, foi levado para os consoles em janeiro de 2021, com versões para PS4 e PS5. Os produtores ainda planejam lançar uma versão para Switch, Xbox One e Xbox Series S/X ainda esse ano.
Em uma mistura de plataforma com quebra-cabeças, The Pedestrian traz diversos enigmas para os jogadores resolverem enquanto seguem rumo a um destino final. Sem nenhuma trama de base, você escolhe logo de cara o gênero do seu personagem, um homem ou mulher palito que deve seguir por placas, avisos e painéis eletrônicos de vias públicas.
A jogabilidade é muito simples: basta seguir correndo e pulando pelas plataformas, encontrando itens que ajudarão a liberar o caminho adiante. O visual monocromático lembra muito jogos como BoxBoy!, com chaves, caixas e interruptores espalhados por todas as fases. Pense bem antes de sair por aí arrastando caixas ou conectando cabos e fios.
Embora seja baseado em resolução de desafios, ele pega mais para o lado casual. The Pedestrian não tem contador de vida e não possui coletáveis que você precise se preocupar para obter troféus e conquistas. A ideia é realmente seguir em frente, resolvendo enigmas para se livrar dos obstáculos pelo caminho.
Ligando os pontos
Como em todo jogo de plataforma, você deverá controlar o personagem principal, saltando sobre precipícios e coletando itens enquanto procura pela saída da fase. A diferença é que, em The Pedestrian, você interage com as placas por onde seu bonequinho passa. Cada uma tem um início e fim, que pode ser uma escada ou uma porta, e precisa ser conectada a um outra placa para que seu personagem possa seguir caminho.
Dessa maneira, é normal que cada nível tenha mais de uma forma de solução. Tudo vai depender da maneira como você conecta cada uma das placas presentes no ambiente. Seu objetivo é um só: seguir caminho até a saída indicada em cada fase.
Do monocromático ao mundo real
The Pedestrian mistura o mundo monocromático das placas públicas com o nosso mundo real em terceira dimensão. Enquanto você pensa na resolução de determinado quebra-cabeça, é fácil se perder com o vívido ambiente fora das placas. Desde uma estação de trem até um muro de faculdade ou uma fachada de restaurante cinco estrelas, a variedade de ambientes é bastante rica. Você não se sentirá sozinho enquanto corre pelos painéis e letreiros espalhados por aí.
A música também é outro ponto forte. A trilha se encaixa muito bem com o clima tranquilo que o jogo busca trazer. Embora se passe numa cidade grande, a música ambiente ajuda na concentração necessária para resolver cada uma das charadas à sua frente. E mesmo que você demore para encontrar a solução, a música vai te acompanhar de um modo pouco cansativo, variando desde uma musiquinha de elevador até uma sinfonia com nível orquestral.
Casual, mas nem tanto
Embora seja um jogo bastante curto e simples, será preciso muita paciência e tentativa e erro para resolver os mistérios dos níveis adiante. The Pedestrian não traz nenhuma dica de como resolver cada desafio. Caberá ao jogador descobrir o que fazer com cada item encontrado pelo caminho.
A resolução dos problemas não estará atrelada apenas ao mundo 2D do bonequinho de palito. Muitas de suas ações dentro do mundo monocromático bi-dimensional, terá consequências no mundo real. Ligando cabos de energia, ou puxando certas alavancas, você abrirá novos caminhos, aumentando as possibilidade de resolução dos problemas que encontrará em sua jornada.
Você terá que rearranjar as placas da melhor maneira para encontrar a saída para a próxima fase e, caso não resolva o problema, poderá tentar quantas vezes você quiser até conseguir. A dificuldade vai aumentando a cada nível e a velocidade com que você avança vai depender das suas habilidades na resolução dos quebra-cabeças que você se depara.
Fuja da realidade
Se você é fã de jogos que quebra-cabeça, com uma mistura de BoxBoy! e Portal, The Pedestrian foi feito para você. Ele é curto e pode ser jogado nas horas vagas do seu dia. Não exige grandes habilidades em saltar plataformas, mas pode ser bastante complexo quanto mais se aproxima do final. Ainda assim, traz uma evolução gradativa na dificuldade e vai conseguir te prender por algumas horas até finalizar essa caminhada.
Viaje com seu bonequinho por placas de trânsito, semáforos e painéis eletrônicos, enquanto se encanta com uma cidade que não para. The Pedestrian vem como um modo de fugirmos da realidade em que estamos vivendo hoje. Uma maneira de nos lembrar das coisas simples da vida, enquanto estamos correndo com nossos compromissos para chegarmos a lugar nenhum.
E fique de olho nas versões que vêm por aí: no PS5 o jogo foi adaptado para os gatinhos adaptativos e o feedback háptico, além de estarem planejadas versões para Switch e Xbox. The Pedestrian é digital e está disponível nas lojas online da PSN e da Steam.
Cópia de PS4 cedida pelos produtores.
Revisão: Jason Ming Hong