Two Point Hospital: JUMBO Edition reúne o que há de melhor em jogos de construção e gerenciamento de estabelecimentos com muito bom humor. Gerencie hospitais em diversos locais e atenda a população da maneira mais eficaz possível: cabe a você a tarefa de cuidar de todos.
Contando com um estilo artístico único e pra lá de carismático, Two Point Hospital traz para os jogadores desafios que exigem muito cuidado ao tomar decisões de quais doenças tratar – e de que profissionais contratar. Vamos conferir um pouco de tudo o que essa obra nos oferece.
Desenvolvimento: Two Point Studios
Distribuição: SEGA
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulação
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e Interface
Plataformas: PC, PS4, Switch, Xbox One
Duração: 37 horas (campanha)/135 horas (100%)
Gerenciando e construindo
Two Point Hospital trabalha com uma fórmula já conhecida pelos jogadores, um simulador no qual construímos hospitais. A premissa é simples, porém muito bem executada, com uma quantidade mínima de problemas podem frustrar, por isso digo que os desenvolvedores da Two Point Studios acertaram em cheio. Inspirado em clássicos como o Theme Hospital, obra de 1997, Two Point Hospital não se leva a sério e está repleto de bom humor e momentos divertidos em todas as áreas pelas quais passamos durante nossa jogatina.
Sobre a jogabilidade, podemos destacar as mecânicas de construção que não escondem muitos segredos e são fáceis de se acostumar. Devemos planejar da melhor forma possível para não desperdiçarmos espaço, pois cada sala, objeto e consultório vai ocupar uma zona predeterminada, e ao não tomarmos cuidado nosso estabelecimento se tornará uma grande bagunça nada eficiente.
Claro que todas essas coisas não irão surgir do nada, e cada simples coisinha que desejarmos colocar em nosso hospital custará dinheiro – é o que faz o mundo de Two Point Hospital Girar. É muito importante ficar de olho na verba para não acabar ficando no vermelho e indo em direção à falência.
Ainda sobre a estrutura possível de construir, não podemos simplesmente sair o fazendo de forma aleatória. É interessante nos atentarmos às entradas e saídas para colocar os balcões de atendimento e locais de consulta geral de um jeito que evite acúmulo de pacientes.
Cada área conta com diferentes problemas para atender, e isso não se trata apenas das doenças – muitas delas hilárias -, como a Síndrome do Pobrestar, por exemplo, mas sofremos com impactos geográficos também, lugares frios que necessitam de aquecedores, etc. Já alguns pacientes e funcionários sofrem com calor e precisam de ar-condicionado, e fora isso há tremores que podem danificar todos os equipamentos. Ou seja, são diversos os desafios que requerem nosso tempo.
Desafios e modos de jogo
Cada fase disponível no mapa de Two Point Hospital – que não são poucas, aliás – conta com uma classificação de três estrelas que deve ser recebida por merecimento. Cada uma delas é obtida quando o jogador cumpre uma determinada lista de objetivos que varia entre todas as áreas, como desenvolver pesquisas, construir um determinado consultório, tratar uma certa quantidade de pacientes, aumentar a renda do hospital, além de cuidar do bem estar dos pacientes e funcionários.
Fora esse modo padrão de jogar, temos desafios como o R.E.M.I.X, no qual devemos “enfrentar” hordas de doentes e curá-los da forma mais rápida e eficiente possível. Two Point Hospital vai exigir estratégia e paciência, portanto se apresse e falhe miseravelmente ou planeje cada um dos seus movimentos e construa o hospital mais bem sucedido da região. Você também pode comparar o seu desempenho ao olhar o ranking online com os dados dos seus amigos.
Edição JUMBO e horas de conteúdo
Two Point Hospital: JUMBO Edition inclui o jogo base, além das expansões já lançadas, e mais dois pacotes de itens. Tudo isso oferece uma quantidade enorme de hospitais e doenças, e cada uma das expansões traz novas áreas e novos desafios únicos.
Nos DLCs iremos encarar os mistérios de cidades no entorno de uma base militar secreta, e também daremos lugar à natureza colocando rios e florestas de volta ao mapa. Já os itens variam dos mais absurdos, desde dinossauros fossilizados até opções retrôs e clássicas. Todo esse conteúdo é suficiente para tomar algumas dezenas de horas das nossas vidas com muito entretenimento de qualidade.
Um exemplo de simulador
A Two Point Studios entrega, ao jogador, uma obra que acerta em praticamente todos os pontos, fica claro o carinho e cuidado que tiveram durante o desenvolvimento assim que a experiência tem início. Para aqueles que gostam de simuladores, Two Point Hospital é um prato cheio e delicioso, repleto de conteúdo de qualidade que vale cada centavo.
São horas de diversão com momentos engraçados e sarcasmo na medida certa. Acaba sendo um jogo que consegue agradar até mesmo quem não tem um grande apreço por simuladores.
Cópia de Xbox One cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong