United 1944

Preview United 1944 (PC) – Battlefield com crafting

United 1944 é um shooter online situado na Segunda Guerra Mundial que combina mecânicas de construção com o tiroteio de sempre. Criado pelo estúdio catalão Novarama com patrocínio da gigante chinesa Tencent, o título está em fase de acesso antecipado, e apresenta ideias criativas, mas envelopadas em um pacote com diversas melhorias que precisam ser feitas.

Desenvolvimento: Novarama

Distribuição: Novarama

Jogadores: 1-32 (online)

Gênero: Tiro

Classificação: 14 anos

Português: Não

Plataformas: PC

Duração: Sem registros

Atirando e construindo

Martelo é um dos principais equipamentos do jogo

Com partidas que duram cerca de 45 minutos, o objetivo do modo principal de United 1944 é capturar mais informações do que o rival e construir mais bases do que o time adversário, ao mesmo tempo em que se tenta destruir as bases dos oponentes. Para isso, as equipes são divididas em 16 combatentes de cada lado, com esquadrões desempenhando papéis diferentes, seja atuando na linha de frente ou na defesa da base. O loop de gameplay adotado torna vital a exploração dos cenários e das mochilas de militares mortos em busca de equipamentos para viabilizar a construção de armas, granadas, barricadas e proteções. 

As mecânicas funcionam, mas não atingem o potencial que poderiam justamente pelo sistema de crafting do título envolver somente itens dropados e não o cenário completo. Porém, o gunplay é lento, sem uma mira eficaz, precisa e rápida. Por conta disso, os confrontos acabam sendo entediantes em certos momentos. Tudo poderia ter um pouco mais de agilidade, com uma gameplay situada em mapas menos abertos – algo que estimularia o confronto direto e tornaria o jogo em uma experiência mais dinâmica.

Progressão tranquila

Gameplay de United 1944

Em seu lançamento inicial em estado de acesso antecipado, United 1944 apresenta uma experiência completa e polida, apesar de não haver tanto conteúdo dentro do game. O shooter conta com apenas três mapas, além de um modo de extração no qual é preciso sobreviver no mapa até ser resgatado em adição ao modo de dominação.

Visando manter um engajamento por parte da comunidade, os produtores implementaram missões semanais no título, desbloqueando recompensas cosméticas para a aparência do personagem jogável, que pode ser totalmente customizado. Além disso, os produtores incluíram uma árvore de habilidade que libera novas construções e skills conforme o nível do jogador, sem a necessidade de investir mais dinheiro em um passe de batalha, o que é ótimo e raramente visto atualmente.

Performance boa, mas partidas lagadas

Construindo uma barricada

United 1944 foi desenvolvido pela Novarama através da Unreal Engine 5, que entrega visuais realistas e fiéis à proposta do shooter com sucesso. Embora o jogo não ofereça muitas opções técnicas, o básico foi feito. O título roda sem travamentos, contando com a disponibilidade de filtros de upscaling que garantem uma boa performance na versão para computadores do game.

Infelizmente, United 1944 chegou em um estado decepcionante para o público brasileiro, já que não há uma localização em português e nem servidores localizados no território nacional na versão atual do game. As partidas são hospedadas no hemisfério norte, resultando diretamente em uma jogabilidade lagada e travada para aqueles que estão fisicamente distantes dos servidores dos desenvolvedores. Pelo menos, a equipe de desenvolvimento implementou um sistema anti-cheat no jogo, impedindo com que hackers atrapalhem o fluxo da jogatina.

Tem o que melhorar

Apesar de existir um espaço significativo para aprimoramentos em sua jogabilidade, United 1944 não é um shooter ruim, pois suas ideias são excelentes e trazem uma inovação muito bem-vinda para seu gênero. No entanto, o título, que tem previsão de lançamento para o fim de 2024, precisa melhorar em diversos aspectos para não se tornar um jogo de nicho, principalmente na qualidade das partidas para as pessoas que não vivem na Ásia, Europa ou na América do Norte.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno