Way of the Hunter é um simulador de caça animal, situado em vastas regiões florestais localizadas na Europa e nos Estados Unidos. Criado pela Nine Rocks Games e publicado pela THQ Nordic, o título de tiro em primeira pessoa inova em relação aos outros jogos do gênero por contar com uma narrativa. A história contextualiza o mundo e propagandeia os meios éticos e corretos no qual esse trabalho deve ser realizado na vida real – com os animais sendo brutalmente assassinados da forma menos dolorosa possível.
Desenvolvimento: Nine Rocks Games
Distribuição: THQ Nordic
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Tiro, Simulador
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X/S
Duração: Sem registros
Narrativa não empolga
Entramos na pele de River Knox, um dublê que decidiu tirar um tempo de folga dos filmes hollywoodianos para trabalhar no Vale de Nez Perce e ajudar seu avô nos negócios da família. A narrativa é genérica e pouco interessante, mas ela consegue dar um rumo para o jogador ao mesmo tempo que introduz todas as principais mecânicas com clareza e simplicidade.
O objetivo do personagem principal é sempre caçar para lucrar e conseguir dispositivos aprimorados, ou taxidermizar os animais, para exibi-los como troféus na cabana do rancho. As caçadas podem ser executadas sozinhas, ou com até quatro pessoas diferentes através do modo online e cooperativo, que é liberado após completar as primeiras missões da história.
Gameplay frio e calculista
Contando com uma jogabilidade padrão de jogos de tiro em primeira pessoa, as mecânicas são lentas e desnecessariamente complexas, devido ao foco em uma experiência puxada para o realismo. O título possui um grande arsenal de equipamentos licenciados e fabricados por empresas reais. Mas, para conseguir suceder nas caçadas, as armas mais importantes são a estratégia e a paciência. Além de ter que levar em conta o clima, o relógio e o ciclo diário do comportamento de cada animal, é sempre necessário calcular cada movimento para evitar assustar os bichos e conseguir caçar tranquilamente.
Tentando facilitar o serviço, a equipe de desenvolvimento disponibilizou três opções de dificuldades distintas, que ajustam o nível do desafio e diminuem a complexidade da inteligência artificial da vida animal. Os produtores também implementaram um sistema que aguça os sentidos de River Knox e destaca a localização das presas em potencial na região. Essa é uma boa ideia, mas sem uma grande serventia, pois a mecânica só pode ser acionada enquanto o jogador está parado, destacando apenas animais que estão muito distantes.
A Nine Rocks Games implementou um robusto modo foto no título, transformando o simulador em uma experiência excelente para quem gosta de tirar fotos virtuais. A funcionalidade também acaba tendo uma utilidade que certamente não foi intencionada pelos desenvolvedores, pois as configurações adicionais de câmera permitem uma visibilidade do campo de caça que não é oferecida pela gameplay padrão.
Ambientação incrível
Desenvolvido através da Unreal Engine, Way of the Hunter conta com dois imensos mapas disponíveis. As regiões são enormes, impressionantes e belas. A qualidade da modelagem 3D e o trabalho de animação que foi realizado pela equipe é excelente, e a captação sonora das florestas é espetacular.
No entanto, andar pelo mapa não é tão empolgante quanto deveria ser. Existem diversas falhas técnicas nas animações do personagem principal, e atravessar as regiões não é muito fácil devido à péssima dirigibilidade do carro que River Knox pilota. A função de viagem rápida é o que salva a entediante exploração existente no jogo.
Otimização no PC decepciona
O simulador sofre com uma performance pesada e inconsistente. A qualidade visual poderia ser muito melhor, pois a qualidade das texturas não é muito boa mesmo nas melhores opções possíveis. O filtro de anti-aliasing adotado pela desenvolvedora não é eficiente. Além de não resolver o problema dos serrilhados, a tecnologia empregada introduz indesejados efeitos de ghosting (sombras causadas pela movimentação, que resultam em um efeito fantasma na imagem). Dependendo da configuração gráfica ativada, é complicado conseguir caçar e enxergar devidamente os elementos do mapa por causa da distância de renderização. O título requer um computador muito potente para aguentar renderizar o mapa com a maior visibilidade possível.
A personalização dos controles do mouse e teclado ficou de fora aqui, obrigando a todos a utilizarem as configurações que foram designadas pela equipe. A localização para o português brasileiro também está ausente do produto da THQ Nordic. Way of the Hunter possui muitos textos em inglês (ou em outros 12 idiomas) que explicam todas as mecânicas de uma forma muito detalhada.
Experiência não é cativante
Way of the Hunter é um simulador perfeito para quem está em busca de um jogo de caça próximo e fidedigno ao mundo real. Sua ambientação é incrível, e a ótima inteligência artificial da vida animal dá um dinamismo sensacional para as caçadas. Porém, a dificuldade extremamente alta, em todas as opções possíveis, faz o game ser um produto chato e pouco divertido para jogatinas casuais.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong