We Are Football 2024 é um simulador de gerenciamento de futebol desenvolvido pelos alemães da Winning Streak Games. Publicado pela THQ Nordic em parceria com a HandyGames, o título traz mecânicas competentes e complexas, mas falha ao não incluir conteúdos licenciados em seu pacote.
Desenvolvimento: Winning Streak Games
Distribuição: HandyGames, THQ Nordic
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulação, Esportes
Classificação: 14 anos
Português: Não
Plataformas: PC
Duração: 13 horas (campanha)
Virando um professor
O simulador convida os jogadores a entrarem na pele de um técnico de futebol que não só precisa trabalhar com um time, mas também lidar com todos os aspectos da parte de negócios do esporte mais popular do mundo. É possível comandar direto uma seleção, participar de uma liga, treinar um clube ou criar uma equipe e começar uma carreira do zero.
Dá para customizar diversos fatores relacionados à dificuldade da simulação, como o orçamento disponível, a capacidade de negociação do clube, a probabilidade de lesões, prazos dos contratos, além de poder optar entre treinar times masculinos ou femininos. Porém, o jogo não faz um bom trabalho em guiar novatos e explicar suas funções. Não há nenhum tutorial, apenas um glossário que esclarece o significado de certos termos futebolísticos, sem grandes explicações.
Liberdade agrada, visuais decepcionam
É tudo completo e complexo: é necessário cuidar de patrocínios, além de definir políticas financeiras relacionadas à venda de ingressos e até mesmo de jogadores. Essa complexidade, claro, se estende para a hora das partidas propriamente ditas. É permitido montar esquemas táticos com toda a liberdade imaginável, podendo selecionar o estilo tático da equipe numa escala de agressividade ou defensividade e colocar o time em escalações que não fazem o menor sentido.
É possível ver o desenrolar das partidas e escolher as ações de um jogador em alguns lances decisivos. Contudo, essa parte específica do simulador é maçante, visto que a visão do campo é tosca. A qualidade visual, de modo geral, é tão baixa a ponto de se assemelhar com algo visto em um International Superstar Soccer da época do Nintendo 64. Depois da partida, dá para ver a reação da imprensa e dos outros times do campeonato, sendo um loop de gameplay agradável, apesar de nem todos os fatores conversarem entre si com harmonia.
Tudo é genérico
Existe um grande erro em We Are Football 2024: a ausência de conteúdo oficial e licenciado. A graça de um simulador está justamente na sua proximidade com a realidade, e isso não é oferecido aqui – pelo menos oficialmente. Há um suporte robusto para mods, com um editor que permite que a comunidade realize o que os desenvolvedores não podem devido ao baixo orçamento do título.
A falta de uma boa representação do futebol nacional é um problema até no EA Sports FC, o principal game do gênero, e também no Football Manager, que sequer é vendido no Brasil por conta disso. Tudo é genérico, desde os times, que são chamados de “Gávea Rio de Janeiro”, “Perdizes São Paulo”, “Prussia Dortmund”, até os estádios disponíveis no jogo. Curiosamente, algumas equipes como o Botafogo, Villarreal, Ceará e Santos marcam presença no simulador com seus nomes corretos, mas ainda sem jogadores reais.
We Are Football 2024 substitui os retratos estilizados em 2D do primeiro título da franquia por imagens geradas por inteligência artificial. Apesar da IA cumprir o seu propósito, ela não representa os jogadores corretamente, porque muitos deles não aparentam estar conectados com seus países de origem. Os times brasileiros estão repletos de atletas com nomes espanhóis, por exemplo. Esses problemas, infelizmente, prejudicam o que poderia ser uma experiência sensacional para os fãs de jogos de gerenciamento esportivo.
Uma alternativa interessante
Apesar de sofrer em razão de seu escopo limitado, We Are Football 2024 é um simulador interessante. O título está longe de ser tão polido quanto um Football Manager, mas é muito mais acessível e barato do que a principal alternativa de gerenciamento futebolístico, além de estar disponível oficialmente no Brasil. Com mods, é um jogo que merece atenção.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno