Jogos de futebol são muitos queridos pelos amantes do esporte mais popular de todo o planeta. Porém, enquanto FIFA e PES são duas opções para aqueles que querem entrar nas quatro linhas virtuais, jogadores que desejam treinar suas equipes só podem contar com uma única escolha: Football Manager.
Para mudar esse status quo, a THQ lançou no mercado o seu próprio simulador de treinador da modalidade. We Are Football está disponível para o PC e tenta atrair os fãs de Football Manager, com um estilo mais simplificado de jogabilidade e um controle maior no dia a dia de seu clube. Infelizmente, o título perdeu a chance de começar marcando um gol de letra.
Desenvolvimento: Winning Streak Games
Distribuição: THQ Nordic
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Esporte, Simulação
Classificação: Livre
Português: Não
Plataforma: PC
Duração: Sem Registros
Assuma o comando do time

We Are Football oferece uma gama de diversos clubes europeus. Infelizmente, ao contrário do mais conhecido Football Manager, as opções se limitam a equipes que competem nas primeiras divisões das principais ligas do velho continente. Contudo, o game apresenta algumas opções inéditas em relação ao seu rival.
We Are Football tem equipes masculinas ou femininas, sendo um dos primeiros do gênero que dá atenção à modalidade disputada pelas mulheres. Infelizmente, a ideia é mal aplicada, impedindo a alternância entre os dois mundos do futebol durante a jogatina.
A outra boa novidade, em relação a Football Manager, é que We are Football oferece uma opção extra na hora de nos ajudar a escolher uma equipe para comandar. Além de ser possível começar de qualquer clube disponível, como no rival, também há uma opção chamada Carreira, em que, após responder algumas perguntas básicas, o treinador recebe a proposta de um contrato por três equipes diferentes. Dessa forma, você sempre começa da divisão de baixo e em equipes mais obscuras, o que é perfeito para aqueles que desejam ter um desafio extra.
Boas ideias, aplicação terrível

We Are Football é um simulador de treinador mais simples e direto do que Football Manager. Ainda há bastante elementos que irão agradar quem gosta de planejar detalhes do seu plantel e dos seus atletas. Contudo, ele não possui alguns elementos mais complexos e intrigantes que estão disponíveis no rival.
Diferente de Football Manager, We Are Football dá pouca atenção a táticas e jogadas. Apenas no dia da partida é possível alterar a formação que será utilizada, podendo mudar o formato e posição de qualquer jogador sem limites. Outras ordens, tais como a forma do seu time jogar, por onde sairão os ataques e até a intensidade, também só podem ser alterados na hora do jogo.
Se em Football Manager, uma boa tática e bons jogadores são essenciais para se ganhar partidas, em We Are Football, tudo depende principalmente dos seus atletas. Em uma tentativa de diferenciar-se do rival, cada futebolista possui um nível de habilidade geral que é suplementado por outros status menos importantes. Com isso, escalar a equipe com os melhores atletas geralmente rende os melhores resultados.
Para tentar equilibrar as coisas e impedir que apenas os melhores sejam escalados, We Are Football abusa de um dos piores elementos presentes em Football Manager: a forma do atleta. No game da THQ, é comum que os futeboleiros fiquem em um dia péssimo de uma semana para a outra e, quando sua forma está bem baixa, é comum que eles joguem terrivelmente, influenciando o resultado para pior.

Pela falta de profundidade com as táticas, o treinador sofrerá bastante quando se defrontar contra adversários de mesmo nível. Muitas das vezes, o time que você escolheu e preparou pode estar bem no papel, mas, ao enfrentar um oponente similar, pode acabar tomando uma goleada por pura preferência do game. O assistente também não ajuda muito, trazendo péssimas dicas como substituir um atleta por outro que nem joga na mesma posição.
A AI também sofre bastante nas questões do dia-a-dia. Facilmente, os jogadores ficam bravos com o treinador se algo que foi prometido não é cumprido. Bizarramente, isso me aconteceu quando eu prometi escalar aqueles mais jovens e, apesar de meu time ter apenas 3 atletas acima de 25 anos, o elenco inteiro não gostou que eu supostamente quebrei minha promessa.
We Are Football brilha quando o assunto é fora das quatros linhas, oferecendo uma gama maior de controle sobre a parte estrutural e financeira do time do que outros games do gênero. Ao início de cada semana, o treinador receberá sugestões vinda de outras partes do clube, tal como ideias para promover eventos com os fãs, escolha de patrocínios e reunião com a diretoria. Assim, pode-se dizer que, em We Are Football, o jogador será muito mais do que um simples técnico de futebol.
Sem o glamour do rival

We Are Football oferece uma experiência mais simples do que o rival Football Manager. Para complementar a sua jogabilidade, ele traz uma UI bem mais direta e sem muitas complicações. De fato, os menus e opções visuais são bem mais interessantes do que as de Football Manager e pesa menos no olhar.
Infelizmente, é possível perceber que We Are Football foi feito com um orçamento bem menor do que o de Football Manager. As partidas são totalmente em 2D só possuindo animação quando um lance perigoso, ou gol, é realizado. Ainda assim, são movimentos bem simples, mostrando a bola indo de jogador a jogador.

Existe música e efeitos sonoros aqui, contudo, enquanto os efeitos são muito bons e bem similares à vida real, as músicas são bem esquisitas. Misturando guitarras e outros instrumentos mais pesados, elas não parecem bem adequadas para um jogo de futebol e até chegam a atrapalhar em alguns momentos.
Por fim, o orçamento menor significa que, apesar de oferecer bastante países europeus, todas as ligas e times não são licenciados. Todos os times possuem nomes falsos, com alguns mais óbvios do que os outros. Os atletas também são todos inventados e não possuem qualquer ligação com suas versões reais, por isso, não espere encontrar um Messi no Barcelona.
Pode melhorar ao longo da temporada
We Are Football foi feito para concorrer com Football Manager. É impossível negar que esta não é uma tarefa fácil, uma vez que o game da Sega já está no mercado há anos e estabeleceu uma reputação sólida. Contudo, o game da THQ pode acabar sendo um rival à altura se alguns de seus elementos forem polidos e melhorados em futuras sequências.
Ele já oferece certas opções, como o futebol feminino, a qual o título da Sega está correndo atrás. Basta corrigir alguns problemas e melhorar a parte tática, e teremos em mão um adversário que pode acabar brigando pelo título de melhor simulador de técnico de futebol.
Dito isso, é difícil recomendar We Are Football. Fica óbvio que ele foi produzido tendo o futebol europeu em mente e, apesar de ser vendido no Brasil, algo que Football Manager parou de fazer desde 2016, não existe opção em português, o total oposto do rival. A falta dos times e liga brasileira como jogável também é um ponto negativo para quem curte o esporte em nosso país.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong
We Are Football
Prós
- Jogo manager bem simplificado
- Opção de carreira começando por baixo é um diferencial em relação ao Football Manager
- Oferece muito mais opções de customização interna do clube
Contras
- Muito RNG em questões dentro das quatros linhas
- Apenas o futebol europeu é representando como jogável no título
- AI não funciona muito bem em vários momentos