Revisitando-DragonAgeInquisition-5

Revisitando Dragon Age Inquisition – Unindo forças contra o mal

Dragon Age Inquisition é o terceiro título da franquia, produzido pela BioWare e lançado para PS4, Xbox One e PC em 2014. A premissa é básica de “a luta do bem contra o mal”, mas Inquisition vai além dessa simplicidade ao oferecer linhas narrativas profundas que exploram as histórias que cada companheiro de jornada tem para contar, assim como suas relações com o mundo do jogo, o(a) protagonista e o papel que cada um desempenha no fortalecimento da Inquisição.

Desenvolvimento: BioWare
Distribuição: Electronic Arts
Jogadores: 1 (local) e 1-3 (online)
Gênero: RPG, Ação
Classificação: 16 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PS4, Xbox One e PC
Duração46 horas (Campanha)/127 horas (100%)

Sob um mesmo estandarte

Após sobreviver a uma explosão que mata a Divina Justínia, líder da Chantria de Orlais, a(o) protagonista de Inquisition desperta sob a desconfiança de todos, tendo sido a única pessoa a sobreviver à catástrofe e que, agora, possui uma marca sinistra na mão, chamada de Âncora. Essa marca é capaz de interagir com as fendas do Imaterial abertas no mundo e por onde hordas de demônio atravessam para o mundo material.

A jornada consiste em recrutar agentes e aliados importantes para fortalecer a luta contra os demônios e as fendas do Imaterial. Entretanto, um demônio que se autointitula um deus, chamado Corypheus, conta com poder imensurável e busca o domínio de toda Thedas.

A trama principal é bem bacana, de um ponto de vista simplista como ela. Entretanto, a riqueza dos diálogos, a diversidade de personagens que a protagonista encontra em sua aventura e todas as histórias que cada um deles têm para contar tornam a experiência com Inquisition muito mais completa e satisfatória. Intrigas políticas, raciais e religiosas são contadas por rostos cujas personalidades são extremamente distintas e únicas, tornando, assim, a exploração do mundo e dessas histórias uma tarefa recompensadora.

Outro detalhe que torna a campanha única e memorável está no “tempero BioWare”: as respostas únicas nos diálogos, que podem mudar o rumo de algumas histórias e, consequentemente, a relação entre a protagonista e seus companheiros, bem como as recompensas possíveis em algumas missões.

Escolha sua classe

Dragon Age Inquisition conta com três classes principais à disposição: Guerreiro, Assassino e Mago. Cada uma delas é focada em características diferentes e oferecem habilidades únicas que formam um estilo de jogo específico.

A classe Guerreiro é focada em poder de ataque e defesa brutos. Ela permite a utilização de espadas e escudos, bem como “espadões” de duas mãos, e suas habilidades ajudam o grupo a baquear inimigos e a chamar a atenção deles, criando oportunidades de ataque para outros membros do grupo. Assassino almeja a furtividade, movimentação e golpes sorrateiros pelas costas com adagas duplas para causar grandes quantias de dano, assim como permite o uso de arco e flechas para enfrentar oponentes a uma distância segura. Mago, por sua vez, se fortalece dos elementos fogo, gelo e trovão, com habilidades de grande dano em área, bem como opções de cura e proteção para os aliados.

O combate de Inquisition é de grande qualidade. Ele é desafiador na medida certa e visualmente deslumbrante, especialmente nos ataques mágicos. Embora os combates sejam em tempo real, é possível utilizar uma pausa temporal para analisar o campo de batalha, posicionamento de inimigos, e ordenar ataques específicos dos aliados. Os inimigos podem se fortalecer com barreiras mágicas e barras de armadura física, exigindo o uso de ataques específicos para quebrar essas defesas.

Derrotar inimigos, concluir missões primárias e secundárias, bem como descobrir segredos e coletar colecionáveis concede pontos de experiência. Ao subir de nível, um Ponto de Habilidade é dado e uma nova habilidade ativa ou passiva pode ser adquirida no Menu de Personagens. Criar um time balanceado é essencial não apenas para superar obstáculos da história principal, mas também desafios incríveis como os dragões em diferentes regiões de Orlais e Ferelden.

Viajando por Thedas

A diversidade de biomas em Dragon Age Inquisition é um dos fatores que tornam a exploração prazerosa. Densas florestas que escondem templos élficos, desertos áridos, pântanos infestados de mortos-vivos e palácios da Nobreza Orlesiana são apenas alguns dos locais que podem ser visitados e explorados. Inúmeros segredos, pontos de interesse e missões estão presentes em cada área.

Um fator positivo é que as regiões que podem ser visitadas, embora sejam áreas abertas e de livre exploração, e não são exageradamente grandes a ponto de transformar curiosidade e interesse em cansaço e tédio. É possível ainda desbloquear novos pontos de interesse e regiões ao utilizar Pontos de Poder, sendo estes a recompensa por concluir missões importantes e preencher completamente a barra de Influência da Inquisição.

A influência da Inquisição e os pontos de Poder permitem a execução de missões de coleta, salvamento, recrutamento de tropas e agentes, dentre outras opções, para fortalecer os estoques de armas, materiais de criação de armas, armaduras e poções do protagonista, bem como a descoberta de novas áreas e desbloqueio de setores antes inacessíveis dentro de cada região.

Um sucesso de público e crítica

De acordo com o site Gamerant, Dragon Age Inquisition vendeu cerca de 6 milhões de unidades. No site Metacritic, o título tem uma nota agregada de 8.9 pontos. Tanto a quantidade de cópias vendidas quanto a nota agregada em um dos principais sites atuais mostram que Inquisition foi um grande sucesso no catálogo da BioWare. Não é à toa que a ansiedade é grande para o já confirmado próximo jogo da série Dragon Age.

É preciso ter cautela, no entanto. Embora histórico com a série Dragon Age seja bastante positivo, é preciso reconhecer que a BioWare, a desenvolvedora, não tem um histórico recente positivo. Mass Effect Andromeda foi uma experiência pouco memorável e com bugs irritantes. E Anthem, a aposta mais recente do estúdio, não cumpriu com as expectativas do público, se mostrando um jogo live-service bastante repetitivo e raso.

Espera-se, porém, que os desenvolvedores tenham aprendido o suficiente com o feedback recebido por ambos os títulos, e que moldem Dragon Age 4 olhando para as fundações do passado, respeitando as qualidades dos títulos anteriores, ao mesmo tempo que trazem inovações pontuais que tornem essa iteração um dos grandes sucessos da empresa.

Revisão: Jason Ming Hong