review-shovel-knight-showdown-capa

Review Shovel Knight: Showdown (Switch) – Adaptação que dá certo

Fugindo do padrão, e ao mesmo tempo captando elementos do jogo original, Shovel Knight: Showdown é uma tentativa extremamente bem-sucedida de criar um jogo no estilo arena do famoso indie de plataforma Shovel Knight (e seu universo).

Desenvolvimento: Yacht Club Games
Edição: Yacht Club Games
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Multiplayer, Luta, Party, Ação, Plataforma
Classificação indicativa:
Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Switch
Duração: 1 hora (campanha)/ 13 horas (100%)

A história de um cavaleiro e sua pá

Mecânicas de outro jogo

Quando começamos a jogar os primeiros momentos de Shovel Knight: Showdown, rapidamente percebemos que se trata de uma versão adaptada do jogo original. Os golpes, a movimentação e os pulos são exatamente iguais à franquia principal.

Apesar disso estar tão claro como a água, o jogo tem muitos méritos por criar algo bastante funcional. As lutas são divertidas, a jogabilidade é competente demais, e jogar em 4 pessoas é bastante prazeroso.

Como esperado, a história tem um foco bem menor neste gênero de jogo. Porém, o incrível é que aqui podemos jogar em até 4 pessoas! Cada personagem tem uma história base para iniciar as batalhas, e geralmente existe um pequeno diálogo engraçadinho entre os adversários chaves na história.

Ao fechar o jogo com algum dos personagens selecionáveis, um desfecho é apresentado de acordo com a história do início e durante a campanha.

Um cenário que luta contra ou ao seu favor

Variedades inteligentes

As lutas acontecem em vários cenários já conhecidos do universo de Shovel Knight. Além das próprias batalhas, muitas vezes o ambiente possui elementos que podem ser usados ao seu favor.

Durante a campanha, os modos de jogos também variam, principalmente na quantidade de inimigos. Está presente o famoso “o último de pé” (ou o cada um por si), a injusta luta contra equipes de inimigos, a briga por coletar esmeraldas e a fase bônus de acertar placas e conseguir uma pontuação estimada. Porém, esta última se torna bem difícil dependendo de quem estiver jogando com você, já que alguns personagens tem ataques de curta distância.

Personalizações ad infinitum

No menu principal também existe o modo batalha, o que conhecemos normalmente por versus. Aqui você pode escolher lutas individuais apenas por pura diversão single player ou com amigos.

Para fugir do básico ou evitar cair na simplicidade extrema, este modo permite uma personalização completíssima de regras, padrões do jogo e até mesmo trapaças. O que resulta em várias combinações distintas, fazendo com que cada luta possa ser única – só depende você.

Personagens desbloqueáveis aos montes

Jogabilidade que sustenta

Sou o tipo de jogador que se importa bem mais com jogabilidade do que história, como já falei em várias reviews. Por isso, muitas vezes, a ausência de história é compensada com o fator replay.

Ou seja, nos jogos de luta é comum termos uma quantidade razoável de personagens à disposição, e cada um possivelmente terá uma jogabilidade diferente.

2x1, adoro

Em Shovel Knight: Showdown não existe um número tão grande de personagens inicialmente. Apesar disso, cada um possui um golpe especial completamente único para ser usado durante as lutas. Então, cada pessoa pode se identificar com um lutador diferente e aprender a dar o seu melhor com ele.

Porém, o jogo brilha com os desbloqueáveis, a quantidade é muito grande. Então, com cada personagem usado para finalizar o modo história, algo novo será desbloqueado como fases e novos lutadores. Como um extra, a Yatch Club Games também teve uma boa sacada ao adicionar conquistas internas, então são várias ações que você acaba tendo in-game para cumprir tarefinhas que ficam salvas no menu de desafios.

Uma excelente adaptação

Shovel Knight: Showdown é a prova de que uma jogabilidade não necessariamente feita para um gênero específico é capaz de funcionar extremamente bem. O jogo tem tudo o que precisa para ser digno de excelência: jogabilidade muito acima da média, desbloqueáveis que estimulam a jogar de várias formas diferentes e o fator replay que te instiga a revisitar o game várias vezes. Sinceramente não esperava que esta fórmula daria tão certo.

Este review foi feito com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Shovel Knight: Showdown

10

Nota final

10.0/10

Prós

  • História para até 4 pessoas
  • Desbloqueáveis
  • Fator replay incrível
  • Variedade de personagens
  • Modos divertidos de jogo

Contras

  • Poderia ter um online