review-vanquish-capa

Review Vanquish (Xbox One) – Ação desenfreada

Vanquish é um jogo de ação de tiro em terceira pessoa desenvolvido pela Platinum Games (mesma do Bayonetta), onde iremos assumir o papel de Sam, um soldado da DARPA, que utiliza uma armadura de combate com tecnologia de ponta. Embora tenha uma história interessante e personagens carismáticos, o destaque aqui é o seu combate frenético, que vai deixar o jogador sempre com um gostinho de quero mais.

Desenvolvimento: Platinum Games
Edição: Sega
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Tiro, TPS
Classificação indicativa: 16 anos
Português: Não
Plataformas:  PC, PS4 e Xbox One
Duração:  6 horas (campanha)/ 17 horas (100%)

Movimentação rápida e precisa

Sem dúvida alguma, o ponto forte que prende a atenção de alguém em Vanquish é a movimentação extremamente rápida durante o combate, sendo algo que se destaca dentre os vários shooters em terceira pessoa que temos por aí.

O combate chega a ser tão frenético que você não irá sequer piscar em alguns momentos, até ter derrotado todos os vários inimigos presentes na tela.

O que torna tudo isso possível é a armadura de combate utilizada pelo nosso protagonista, o Sam. Além de nos prover uma agilidade fora do comum, nossa armadura também dá um boost.

Esta nos faz deslizar pelo cenário rapidamente e desacelerar o tempo durante o tiroteio.

Armas e upgrades

Diversas armas estão disponíveis para nosso entretenimento destrutivo: temos canhões lasers (aliás, recomendo muito essa), escopetas, metralhadoras pesadas, lança foguetes, dentre outras. Podemos carregar três armas e os dois tipos de granadas presentes no jogo (pem e explosiva) ao mesmo tempo.

Além disso, é possível melhorar nosso equipamento ao pegar um bloco de upgrade. Ou, ao pegar uma arma da mesma que possuímos, e caso a nossa esteja com a munição completa contará como um upgrade.

Energia

Algo que sempre devemos estar de olho durante a jogatina é a energia da nossa armadura, esta que é muito importante, pois a utilizamos para deslizar rapidamente pelo cenário, desacelerar o tempo enquanto enchemos os inimigos de chumbo e também para golpes corpo a corpo.

O jogo também será desacelerado se tomarmos muito dano e estivermos com a energia cheia.

Cigarrinho da distração

Uma dinâmica muito interessante no Vanquish é a de se utilizar um cigarro para distrair os inimigos.

Temos três deles disponíveis por missão, ao fumá-los o Sam irá jogar a bituca fora, e esta irá chamar a atenção de todos, o que  cria uma brecha perfeita para sentar a bala na galerinha do mal.

Cigarrinho da distração

Dificuldade e Modos extras

Temos modos de dificuldade para todos os gostos, do fácil ao difícil. Após finalizar o jogo pela primeira vez liberamos o modo God Hard que, de acordo com o Shinji Mikami (diretor do jogo), foi feito especialmente para você que é masoquista.

Se isso tudo não for suficiente para saciar sua sede de combate, temos um modo challenge, onde enfrentaremos muitos (muitos!) inimigos enquanto tentamos fazer o melhor tempo possível.

Para amantes de jogos de ação

Se você é fã de jogos de ação e só quer um pra passar boas horas atirando em inimigos e chefões, Vanquish é um jogo obrigatório na sua prateleira.

Ele foi feito especialmente para jogadores desse tipo, e não irá lhe decepcionar.

Esta review foi feita com uma versão de Xbox One cedida pelos produtores

Vanquish

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Combate refinado
  • Diversas armas
  • Personagens carismáticos

Contras

  • A linearidade pode ser um ponto negativo para alguns jogadores
  • Campanha curtinha