Depois de dois anos do lançamento de Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV no Japão, a localização ocidental da série Trails finalmente está disponível. O jogo promete encerrar o arco histórico do império de Erebonia e, assim, permitir uma nova saga no próximo título da série Trails, uma das principais franquias da Nihon Falcom.
Desenvolvimento: Nihon Falcom
Distribuição: NIS America
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG
Classificação indicativa: 12 anos
Português: Não
Plataformas: PS4 e PC
Duração: 63 horas (campanha)/140 horas (100%)
O cessar de uma catástrofe
Trails of Cold Steel possui uma história complexa e bastante densa, o que inicialmente pode tornar o jogo extremamente confuso por conta de diversos nomes apresentados inicialmente. A trama principal conta sobre um grupo de garotos e garotas treinados intensivamente e com alta excelência em combate e intelectualidade, denominado Class VII. Este grupo foi criado com o intuito de trazer esperança e paz para o povo, interrompendo os planos do chanceler de Erebonia de dominar o continente inteiro de Zemuria.
No jogo anterior, o principal membro da Class VII, Rean Schwarzer, junto com todos seus colegas, travou uma batalha violenta contra as tropas militares imperiais comandadas por Giliath Osborne. O confronto infelizmente teve diversas complicações e, exausto, Rean foi teleportado como plano de Osborne e aprisionado como refém em um local tomado por trevas. Após seu desaparecimento, os membros da equipe acabam fugindo do campo de batalha por estarem fracos e cientes que precisam de mais preparação para poder enfrentar o exército sem seu líder.
Por tudo que passaram, alguns membros da Class VII acabaram em coma por vários dias após este evento. Neste momento é que Trails of Cold Steel IV apresenta os principais membros que estarão durante a aventura: Juna Crawford, Kurt Vander e Altina Orion. Após acordarem, os jovens se reúnem com todos os outros membros e, sendo Juna a nova líder, anunciam que Rean precisa ser resgatado e traçam um plano para retirá-lo são e salvo.
Relembrando memórias
Trails of Cold Steel IV infelizmente exige que o jogador já tenha experienciado a história dos títulos anteriores. Por conta disso, a Falcom planejou um resumo no menu principal bem explicado da história, contado por textos, capturas de imagens e separados por jogo em atos.
Também como incentivo para jogar os títulos antigos, diversas recompensas são dadas ao jogador via transferência de saves. Os bônus variam por jogo e progresso, que fornecem itens e equipamentos para auxiliar já de início e que fazem bastante diferença. Vale lembrar que há remasterizações do primeiro e segundo game apenas para PS4 e PC, sendo assim impossível receber estes bônus para Switch, que possui apenas o Trails of Cold Steel III na loja até o momento.
Fazendo um aquecimento
Durante o prólogo, Trails of Cold Steel IV apresenta um tutorial bem completo e é muito bem-vindo para quem não é familiar com a série. O jogador caminha pelo seu primeiro calabouço, podendo se movimentar livremente com qualquer personagem a sua escolha. Você encontrará pelo caminho pedras e caixas quebráveis para coletar itens, baús de tesouro, pontos de restauração de vida e diversos monstros.
O modo batalha inicia quando um jogador ou monstro se colidem. Este modo coloca o jogador naquela mesma área em formato de campo fechado e inicia a batalha por turnos. Cada comando possui um tempo de intervalo necessário para que o próximo turno chegue, então comandos como atacar normalmente, usar itens e mover pela área levam menos tempo para o próximo turno do que habilidades e magias.
Todo comando mostrará uma área circular em azul para indicar a distância máxima que aquele personagem pode andar e outra área em amarelo, mostrando o diâmetro máximo de ataque. Caso vários inimigos estejam neste mesmo espaço, alguns ataques podem acertar todos eles, indicando por um cursor em cima de cada monstro que será afetado por aquele golpe.
Os poderes mágicos deste jogo são chamados Arts e consomem sua barra de EP. Eles podem ser ofensivos, causando dano elemental, ou de suporte, para aumentar atributos temporariamente dos seus aliados, curá-los ou reduzir tempos de turno. Normalmente levam um tempo de conjuração para serem lançados, e demora um ou mais turnos para finalizar.
A união faz a força
Há diversas mecânicas em Trails of Cold Steel IV que focam em equipe. Nas batalhas, cada personagem possui um elo com outro, indicados por um pequeno círculo de cor semelhante entre eles. Isso fará com que alguns efeitos passivos entrem em ação quando aquele personagem é atacado. Seu parceiro poderá te proteger de golpes, contra-atacar o inimigo, curar e muito mais. Tudo sem custo algum.
A lista de opções para golpes em conjuntos não pára por aí. O jogador em alguns momentos poderá utilizar os Link Attacks, golpes em conjunto que causam mais dano e só são encadeados quando utilizado um golpe forte o suficiente e causar o efeito de Unbalance. Para aumentar suas chances de ativar este efeito, ataque com um personagem que a arma possui vantagem contra o inimigo ou deixe-o atordoado.
Por fim, temos um golpe extremamente poderoso em área que pode ser utilizado por um membro da equipe em qualquer qualquer turno, incluindo no dos inimigos, e é chamado de S-craft. Você precisa de CP para usar, que são acumulados ao ser atingido por inimigos naturalmente, sendo esta mecânica a que poderá mudar o resultado completo de uma batalha, indo de quase morto para vitorioso.
O seu passatempo principal por muito tempo
Caso seu objetivo seja procurar um jogo que possa jogar por muito tempo, então este é perfeito para você. A história é separada em atos e leva bastante tempo para encerrar, além de possuir um número gigantesco de coisas que se pode fazer durante sua aventura.
Como de costume dos RPGs tradicionais, há uma grande quantidade de itens e equipamentos que podem ser adquiridos em lojas, renovando seu estoque de itens consumíveis ou obtendo equipamentos melhores para os jovens guerreiros. Também é possível alterar vestimentas e penteados, sendo vários deles distribuídos gratuitamente pela desenvolvedora como DLCs gratuitos, com alguns até referenciando a franquia Ys, também da Falcom.
Também há diversas quests secundárias para realizar, recebendo recompensas como itens, dinheiro ou Quartz, orbes equipáveis que fornecem algum bônus de efeito, como aumento de atributos ou até utilização de Arts. Eles funcionam semelhante ao sistema de Materia de Final Fantasy VII e podem também evoluir ou serem sintetizados, trocando por materiais específicos.
Além de mini-games como Blackjack, Poker e Pom! Pom! Party – um jogo semelhante a Puyo Puyo -, Trails of Cold Steel IV também possui um jogo de cartas completo chamado de Vantage Masters, em que você pode coletar cartas durante sua jornada via subquests e utilizá-las aqui. O objetivo é derrotar a carta-mestre primeiro, zerando seu HP. Cada carta possui uma habilidade e um número de HP e ataque, e é possível aumentá-los durante a partida via efeitos de cartas mágicas. Este modo já existia no título anterior e está um pouco mais difícil.
O encerramento no quarto ato
Como visto acima, o jogo possui mecânicas bastante complexas e há mais algumas apresentadas ao longo da jornada, o que pode fazer uma pessoa ficar totalmente perdida com qual comando usar inicialmente. Mesmo assim, Trails of Cold Steel IV dá muitas janelas para falha e vai treinando o jogador com o tempo para entender o que é melhor utilizar em cada situação. Além disso, você pode salvar o progresso a qualquer momento, tentar uma batalha novamente caso morra e até diminuir a dificuldade, exceto no Nightmare Mode.
Trails of Cold Steel IV é, como de costume da Falcom, um produto de baixo orçamento e por isso não possui gráficos espetaculares, mas as animações estilo anime e a trilha sonora são totalmente o oposto. A empresa possui um time interno responsável por todas as trilhas sonoras e produz faixas incríveis, trazendo um sentimento de clímax especialmente em batalhas contra chefes. Ele é um jogo que com certeza vale dar uma olhada, especialmente pelas suas batalhas dinâmicas que não deixam tornar algo repetitivo e tedioso, como acontece em muitos RPGs de turno.
Esta review foi feita com uma cópia de PS4 cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong